Saíram os editais de convocações para as próximas etapas do CNU 2025!
O MGI e a Enap publicaram, em edição extra do DOU desta sexta-feira, 14, os editais de convocação para as próximas fases do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.
Os documentos referem-se às listas de convocados para a prova discursiva, avaliação de títulos e procedimentos de verificação de cotas. Confira abaixo:
Lembrando que as provas discursivas acontecem em 7 de dezembro, e o cartão de confirmação será liberado em 1º de dezembro. Já a avaliação de títulos ocorrerá entre 21 e 25 de novembro, com retificação do cronograma prevista para a próxima semana.
Importante frisar que também foram divulgadas as convocações para os procedimentos de verificação de deficiência, pessoas indígenas, pessoas negras e pessoas quilombolas, que ocorrerão entre 5 e 17 de dezembro.
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restantes para Nível Superior.
Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.
Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.
Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
Na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade da pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Caso a Prova Discursiva da pessoa candidata receba nota 0 no critério de Conhecimentos Específicos, a correção quanto ao uso da norma culta da Língua Portuguesa não será realizada e a pessoa candidata será eliminada do Concurso Público Nacional Unificado.
Para mais detalhes sobre o CNU 2025, cujas convocações para as próximas fases foram divulgadas, acesse o link abaixo e fique sempre bem informado:
Saiba mais: CNU
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…
Novo edital do concurso Guarda de Saquarema RJ contará com 100 vagas de nível médio…