Ministério da Saúde amplia requisitos e prorroga prazos em edital de contratação temporária
O Ministério da Saúde teve algumas retificações divulgadas para a contratação temporária de profissionais aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU 2024).
As mudanças constam em dois documentos divulgados via Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (14/1), e impactam tanto os critérios de formação exigidos quanto o calendário da seleção.
Entre as alterações mais relevantes está a flexibilização da exigência de escolaridade para uma das funções.
No caso do Perfil 2 – Analista de dados e controle de qualidade, que conta com 12 oportunidades, o texto original restringia a participação a formados em Estatística ou Ciência de Dados.
Com a nova redação, a exigência foi ampliada e passa a aceitar candidatos com qualquer graduação de nível superior, sem alteração na remuneração ou jornada. O cargo oferece salário de R$ 7.283,05, com 40 horas semanais de trabalho.
Essa mudança também aparece no detalhamento das vagas do Bloco Temático 2, código B2-07-A, que agora descreve o requisito como “formação superior em qualquer área”, mantendo a distribuição de vagas entre ampla concorrência, pessoas pretas ou pardas e pessoas com deficiência.
Além das alterações nos critérios de formação, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar prazos importantes do processo seletivo, garantindo mais tempo para que os convocados organizem a documentação exigida. O novo calendário ficou definido da seguinte forma:
A convocação é direcionada exclusivamente aos candidatos que foram aprovados no CNU 2024 e integram a lista de espera dos blocos temáticos 1, 2, 4, 6 e 7.
Além disso, é necessário atender aos requisitos gerais, como idade mínima de 18 anos, nível superior completo, regularidade eleitoral e, quando aplicável, situação regular com o serviço militar.
As 300 vagas temporárias estão distribuídas entre diferentes áreas, contemplando funções técnicas, analíticas e gerenciais, como:
Os salários variam de acordo com a complexidade das atribuições, podendo chegar a R$ 9.861,23 para funções de caráter gerencial. As contratações terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e exigem atuação presencial em Brasília (DF).
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2024 e 2025, além das retificações para o Ministério da Saúde, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU
DOWNLOAD do PDF 1. Legitimidade do Ministério Público na execução de tutela coletiva Destaque Uma…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…
Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…