CNMP – Segurança Institucional – Recursos!

Olá, meus amigos (as)!

 

Seguem, abaixo, alguns comentários sobre três questões, as quais são passíveis de recursos.

 

(Prova – Tipo 3)

 

  1. O réu abordou a vítima munido de arma de fogo e atirou na região da barriga, subtraindo-lhe o relógio, celular e dinheiro. Apesar da subtração dos bens, a vítima foi socorrida a tempo e sobreviveu aos ferimentos. Trata-se de crime de

(A) roubo com resultado de lesão corporal grave, pois da violência empregada na subtração dos bens resultou em lesão corporal grave, já que o homicídio não foi consumado, com pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa.

(B) latrocínio, pois da violência empregada na subtração dos bens resultou em tentativa de homicídio, com pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa, já que o homicídio não fora consumado.

(C) latrocínio, pois da violência empregada na subtração dos bens resultou em tentativa de homicídio, com pena de reclusão de 20 a 30 anos e multa.

(D) roubo com resultado de lesão corporal grave, pois da violência empregada na subtração dos bens resultou em lesão corporal grave, com pena de reclusão de 7 a 15 anos e multa.

(E) roubo com emprego de arma de fogo, pois a violência foi praticada por meio de disparo de arma de fogo, seguida da subtração dos bens, com pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa.

 

 

Comentários:

 

Apesar de banca FCC ter copiado e colado a literal do CP, trata-se de uma questão polêmica, já que temos decisões do STF entendendo que a conduta descrita na questão enquadraria no crime de latrocínio tentado. Assim, é possível solicitar a anulação da questão.

 

“Art. 157 (…) § 3º Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de sete a quinze anos, além da multa; se resulta morte, a reclusão é de vinte a trinta anos, sem prejuízo da multa.”

 

“STF – habeas corpus hc 113049 sc

Data de publicação: 09/09/2013

Ementa: Ementa: PROCESSUAL PENAL E CONSTITUCIONAL. AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL. INADMISSIBILIDADE. COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA JULGAR HABEAS CORPUS: CRFB/88 , ART. 102 , I , D E I . HIPÓTESE QUE NÃO SE AMOLDA AO ROL TAXATIVO DE COMPETÊNCIA DESTA SUPREMA CORTE. CRIME DE LATROCÍNIO TENTADO. SUBTRAÇÃO CONSUMADA E MORTE TENTADA. DESCLASSIFICAÇÃO PARA O CRIME DE ROUBO. IMPOSSIBILIDADE DE ANÁLISE NA ESTREITA VIA DO HABEAS CORPUS. AUSÊNCIA DE EXCEPCIONALIDADE QUE JUSTIFICA A CONCESSÃO EX OFFICIO DA ORDEM. WRIT EXTINTO. 1. O crime latrocínio, na modalidade tentada, para a sua configuração, prescinde da aferição da gravidade das lesões experimentadas pela vítima, sendo suficiente a comprovação de que o agente tenha atentado contra a sua vida com animus necandi, não atingindo o resultado morte por circunstâncias alheias à sua vontade (…).”

 

Gabarito: D.

 

  1. O Porte de Arma de Fogo é um documento com validade de até I anos. Para se obter o Porte de Arma de Fogo, o cidadão deve dirigir-se a uma unidade de II , munido de requerimento preenchido, além de outros documentos exigidos. Deve possuir idade mínima de III anos. Deverá apresentar uma declaração por escrito da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido, principalmente no tocante ao exercício da atividade profissional de IV , ou de ameaça à sua integridade física. Além disso, uma comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, que deverá ser atestado, respectivamente, por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciado por V .

Preenchem corretamente as lacunas:

I          II                 III      IV        V

(A) 5 Polícia Federal 25 risco Polícia Federal

(B) 5 Polícia Civil 25 perigo Polícia Federal

(C) 5 Exército 18 risco Polícia Federal

(D) 3 Exército 21 perigo Conselho Regional de Psicologia

(E) 3 Polícia Federal 25 risco e perigo Conselho Regional de Psicologia

 

 

Comentários:

 

Pessoal, a banca exigiu conhecimento sobre o Decreto nº 5.123/04, que regulamenta a Lei no 10.826/03, entretanto, esse Decreto não está no conteúdo programático do edital. Assim, é possível pedir a anulação da questão, pois, em outros concursos anteriores a banca já destacou a exigência daquele.

 

“Art. 46. O Ministro da Justiça designará as autoridades policiais competentes, no âmbito da Polícia Federal, para autorizar a aquisição e conceder o Porte de Arma de Fogo, que terá validade máxima de cinco anos.”

 

Gabarito: A.

 

  1. O crime contra o patrimônio público é aquele que se pratica contra propriedades da União, do Estado ou do Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. Quando um indivíduo comete crime contra o patrimônio público:

(A) só pode ser preso se for pego em flagrante e incide multa pelo dano causado.

(B) se menor de 18 anos, e pego em flagrante, o responsável pode ser detido de 1 a 3 meses, havendo incidência de multa pelo dano causado.

(C) não tem direito à fiança, sendo passível de pena de detenção de 1 a 3 meses.

(D) o valor da fiança dependerá da autoridade judicial mas, se não houver pagamento, a detenção pode ser de 1 a 12 meses.

(E) responde em liberdade, caso seja capturado no ato do crime.

 

Comentários:

Entendo que o examinador cobrou conhecimentos do título IX do CPP. Tal exigência não constava no edital. Logo, é passível de anulação!

 

Gabarito: A.

 

Grande abraço a todos e bons estudos!

 

 

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/transito-e-manutencao-veicular-e-seg-institucional-p-mpu-tecnico-seg-institucional-e-transporte-4357/

 

Alexandre Herculano

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

20 horas atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

17 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

20 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

20 horas atrás

Concursos Bahia: vagas e editais para 2024!

Esse artigo foi feito especialmente para você que pretende prestar concurso na Bahia. Sabendo quais…

20 horas atrás

Concurso Politec PE terá prova discursiva? Veja os detalhes!

Se você já se inscreveu ou pretende participar do concurso público Politec PE (Polícia Técnica do…

20 horas atrás