Olá, Concursante!
Hoje iremos explorar um modelo de questão que vem CAINDO com frequência nas provas de Auditoria.
1. (CESPE – AUDITOR FISCAL – SEFAZ RS – 2019) Em auditoria, o tamanho da amostra é influenciado por vários fatores, mas deve possibilitar que o auditor faça inferências sobre toda a população. Entre esses fatores, aquele que possibilita reduzir o tamanho da amostra é o aumento.
A) na taxa tolerável de desvio.
2. (CESPE – Perito Criminal da Polícia Federal/Área 1/ Ciências Contábeis – 2018) Julgue os itens a seguir, relativos aos trabalhos de auditoria e perícia.
Na definição do tamanho da amostra que o auditor utilizará para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis da auditada, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.
3.(CESPE – Contador (DPU) – 2016) A respeito do planejamento dos trabalhos de auditoria governamental, da fraude e do erro, dos testes, das técnicas e da amostragem estatística em auditoria, julgue o próximo item.
Para reduzir o erro tolerável em uma amostra aleatória simples, é necessário que o auditor também reduza o tamanho da amostra.
4. (CESPE – Analista Judiciário (CNJ) / Contabilidade / Administrativa – 2013) A respeito das normas de auditoria aplicáveis ao setor público, julgue o item subsequente, considerando que a sigla TCU corresponde ao Tribunal de Contas da União.
Considere que, na determinação da quantidade de processos licitatórios a serem analisados em uma auditoria, o auditor tenha determinado o nível de confiança estatística em 95% e um erro tolerável de 5%, com emprego da amostragem aleatória simples. Nessa situação, durante o processo de revisão, se a supervisão da equipe de auditoria sugerir reduzir o erro tolerável, será necessário aumentar o tamanho da amostra, mantendo-se o mesmo nível de significância.
Comentários:
Questão difícil e recorrente em todas as bancas de concursos! Ela relaciona um dos fatores que altera o tamanho da amostra. Nesse tipo de questão temos que ficar atentos qual efeito provocado na amostra quando esse fator é alterado, ou seja, se ele tem uma relação direta ou inversa, quando comparado ao tamanho dela. Ela vem caindo constantemente nas provas da Cespe quando o assunto “amostragem” está previsto no edital.
Vocês poderiam responder todas essas questões por meio do Mapa Mental “Quadro Mágico”.
Os apêndices 2 e 3, da NBC TA 530, traz um resumo desses fatores com suas relações. Veja:“
Nota-se que são vários fatores, mas a Cespe adora a relação entre “taxa tolerável de desvio” e “tamanho da amostra”. Olhando a tabela acima, verifica-se que essa RELAÇÃO É INVERSA!
Dessa forma, temos os seguintes gabaritos para as questões:
1) CERTO 2)CERTO 3) ERRADA 4) CERTO
Venha conhecer nossos materiais teóricos – Passo Estratégico de Auditoria e Auditoria para os cursos regulares. Eles estão ATUALIZADOS e adaptado às novas alterações das normas de auditoria e contempla mapas mentais, tabelas e esquemas para facilitar a memorização dos tópicos mais recorrentes em provas.
Eu e Mestre Guilherme Sant’Anna estamos sempre procurando melhorar a forma de ensinar a Auditoria!
Desejamos a todos um bom carnaval!
Profs. Tonyvan Carvalho& Guilherme Sant’Anna
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM PR) oferece 15 vagas mais cadastro de…
O Concurso TCU tem o edital PUBLICADO! Além disso há um edital para Técnico em…
Após ser suspenso em 2024, o concurso público da Prefeitura de Tutóia, município do Estado…
Neste domingo, 25 de janeiro de 2026, foram aplicadas as provas do concurso PC PI…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
Ver comentários
Se distorção esperada e tamanho da amostra têm relação direta, conforme a tabela, acredito que a questão 2 seja CERTA e esteja com gabarito trocado. Obrigada