Atitudes do Auditor em Caso de Recusa de Envio de Solicitações
Olá, estrategista! Hoje, vamos recordar os principais assuntos de auditoria interna para concursos fiscais.
Estamos com ótimas notícias de editais abertos e previstos, como concurso SEFAZ GO, concurso Sefaz DF e concurso SEFA PA. Assim, a meta é gabaritar essa matéria que tem um ótimo “custo-benefício” para prova: conceitos de fácil entendimento, alto peso na prova e aproveitável para diversos concursos.
Conversaremos sobre:
Indo direto ao ponto, de acordo com a NBC TI 01: “A Auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados (…) com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos”.
Trata-se de um trabalho contínuo, de controles de processos internos, que resulta em um relatório a ser apresentado à administração da entidade.
Um ponto interessante é que a auditoria interna contábil (cujas normas são regidas pelo Conselho Regional de Contabilidade) é atribuição privativa de contadores. Porém, nada impede que auditorias de outras áreas (médica, de engenharia, entre outras) seja executada por outros profissionais.
Mas professor, para a prova, o que responder?!
Depende! Sugiro seguir essas dicas:
Vale destacar ainda que a auditoria interna é aplicável tanto a organizações públicas quanto privadas e que seu relatório final não apenas aponta as não conformidades, mas também recomenta soluções (recomenda, não implementa).
A principal diferença entre os dois tipos de auditoria é o usuário final e o grau de independência do profissional.
O auditor externo tem independência profissional e busca aumentar o grau de confianças das demonstrações contábeis, principalmente, para usuários externos: credores, investidores, entre outros.
Na auditoria interna, o auditor possui vínculo direto com a empresa e possui menor grau de independência, tendo apenas autonomia funcional. Seu escopo de atuação é direcionado pelas necessidades da empresa e o resultado do trabalho direcionado ao cliente interno.
Os conceitos relacionados ao planejamento e execução da auditoria interna são muito semelhantes aos aplicados à externa.
Em ambos os casos o auditor deve buscar segurança razoável por meio de evidências adequadas (relacionadas à qualidade) e suficientes (relacionado à quantidade).
Ainda, o profissional de auditoria deve agir com ceticismo profissional (cogitar sempre a possibilidade de haver erros ou fraudes nas informações) e julgamento profissional (conhecer as técnicas, normas e procedimentos e aplicá-las ao trabalho em curso).
Por fim, relembremos os princípios éticos compartilhados pelos auditores internos e externos:
Competência, Integridade, Confidencialidade, Objetividade e Conduta profissional: CICOC. Lembrem-se daquela famosa marca de vodca!
Agora, vejamos como o tema é cobrado na prática:
(CONSULPLAN – 2025 – ADAPTADA)
É dispensada a verificação de integridade de demonstrações ou quaisquer outros documentos que forem anexados aos papéis de trabalho, uma vez que é responsabilidade da Administração garantir que sejam íntegros.
R: Falso. O auditor interno “presta contas” à alta administração, assim, a própria não pode garantir que todos os processos da empresa são íntegros e esse é um dos motivos pelos quais existe o trabalho da auditoria.
(VUNESP – 2025)
Com relação às diferenças entre auditoria interna e independente:
R: como vimos acima, o auditor independente analisa as demonstrações contábeis da organização para atender às necessidades de informação do público externo (investidores, credores, entre outros), principalmente. Deve ter independência funcional e não pode ter vínculo empregatício com a empresa auditada.
Já o auditor interno pode (ou não), ser funcionário da empresa e não se limita a aplicação de normas e procedimento, tendo um rol amplo de trabalho norteado pela Administração.
Assim, gabarito letra C.
Para os que desejarem se aprofundar mais no assunto, fica a dica da ótima aula do professor Guilherme Santana:
Por hoje é só, pessoal. Ótimos estudos e até a próxima!
Julio Moraes
Saiba mais: Concursos Fiscais
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!
Concurso PC SC terá edital publicado até dia 15/12, com inscrições ainda neste ano; extrato…
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) definiu a Fepese como banca…
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…
A Prefeitura de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, avançou na elaboração de seu…