Auditoria e Controle Interno SEFAZ SP
Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre Auditoria e Controle Interno para a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo – SEFAZ SP.
A Auditoria trata de uma técnica contábil, sendo um conjunto de atividades e procedimentos, exercidas de maneira sistematizada em uma organização, compreendendo o exame e a avaliação dos procedimentos da organização, a fim de verificar a exatidão dos registros contábeis e as suas operações. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes para esse concurso.
Auditoria é o trabalho de asseguração razoável. A asseguração é o trabalho em que o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, para aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, conforme os critérios que sejam aplicáveis.
Características do Auditor Interno:
Por sua vez, o Auditor Independente:
Governança no Setor Público compreende os mecanismos de estratégia, liderança e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, a fim de verificar a correta condução das políticas públicas e da prestação de serviços públicos de qualidade para os cidadãos. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes para esse concurso.
A governança no Setor Público possui alguns princípios principais:
Vamos agora falar um pouco sobre os principais pontos do Gerenciamento de Riscos
Risco é a possibilidade de ocorrer um evento que vai contribuir de maneira negativa para a conquista dos objetivos da organização.
O Gerenciamento de Riscos oferece uma garantia razoável de que os objetivos da organização irão ser cumpridos. Sendo assim, trata-se de uma função da governança da organização.
Para reduzir o risco, a organização precisa manter o sistema de controle interno da entidade funcionando de maneira adequada.
Os controles internos são um conjunto de mecanismos que auxiliam a entidade a enfrentar os riscos e conquistar seus objetivos.
A Governança trata de práticas que auxiliam nos rumos da entidade, isto é, conduzem as políticas públicas e monitoram a atuação do Poder Público.
Por sua vez, a gestão de risco verifica os riscos a que os órgãos e Entidades Públicas estão submetidos, buscando maneiras para lidar com eles, além de fornecer para os tomadores de decisões, informações úteis a respeito de como se deve conduzir as ações conforme os riscos e objetivos da entidade.
Assim, os controles internos são um conjunto de regras, procedimentos e diretrizes com a finalidade de enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável de que a missão da entidade vai ser atendida. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes do seu edital!
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação :)
ASSINE AGORA – Assinaturas
Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Fique por dentro de todos os concursos:
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Provas do novo concurso SES MG serão aplicadas em 3 de maio; veja neste artigo…
Um novo edital de concurso TJ RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte)…
Despesa do RN prevê a realização de um novo concurso TJ RN; entenda neste artigo!…
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) promulgou a Lei nº 25.726, de 2026,…
Atenção, concurseiros! O Projeto de Lei 2.124/2026, de autoria do deputado estadual Eduardo Pedrosa, visa…