Categorias: Concursos Públicos

Análise: ICMS/SP – P3 – GT – questões de TI (1ª parte)

Olá companheiros e companheiras, futuros Agentes Fiscais de Rendas do estado de São Paulo!
Estamos aqui para comentar a parte de TI da P3, para o cargo de Gestão Tributária.
A FCC, surpreendentemente (?), desprezou diversos assuntos do edital, como Programação, PMBOK (impossível imaginar algo do tipo!), BPM, GED, Análise SWOT e BSC, Redes Wireless (outro assunto que a banca adora). Por outro lado, aprofundou-se demais, ao meu ver, em um tema que ela prometeu não ir além dos conceitos básicos, como Segurança da Informação. Analisemos:
71. O serviço de diretório citado no texto e a linguagem utilizada para publicar a descrição do serviço são, respectivamente,
(A) EDI e BPEL.
(B) WS-RPC e XSLT.
(C) EDI e WS-Inspection.
(D) UDDI e WSDL.
(E) UDDI e XSL.
Análise: sem mistérios aqui. Isso é conceito básico de Web Services.
72. Segundo o texto, a troca de mensagens entre a aplicação e o web service utiliza o protocolo SOAP. Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter diversos elementos. S obre esses elementos, é correto afirmar que
( A) um elemento Fault não pode aparecer mais que uma vez em uma mensagem SOAP.
( B) se um elemento Fault está presente na mensagem, ele deve aparecer como um elemento filho do elemento Header.
( C) se o elemento Header estiver presente na mensagem SOAP, ele deve ser o primeiro elemento filho do elemento SOAP.
(D) o elemento Fault é obrigatório e é usado para recuperar mensagens de erro e informações de status resultantes do envio da mensagem.
(E) o elemento SOAP é o elemento raiz de uma mensagem, e define que o documento XML é uma mensagem SOAP.
Análise: essa é ponto praticamente perdido. Para o pessoal de TI, também é uma questão muito difícil, e somente os mais familiarizados com o protocolo SOAP devem ter acertado. Questão totalmente desnecessária para não especialistas do ramo.
73. Como parte de sua estratégia de negócio, a empresa de comércio ATG resolveu criar um portal colaborativo para consolidar, gerenciar…
Como os resultados foram insatisfatórios o projeto do portal foi abandonado.
Com base no texto acima, considere:
I. A equipe de TI assumiu integralmente a responsabilidade pela criação do portal.
II. O portal foi recebendo demandas de outras áreas e, como isso não havia sido planejado, foi crescendo de forma desordenada.
III. A página inicial foi construída de forma padronizada, disponibilizando as mesmas informações para todos os usuários.
IV. A equipe de TI entrou em contato principalmente com funcionários que conheciam suas especificidades, mas não sabiam como o portal poderia apoiá-los.
Foram ações que podem ter contribuído para o fracasso do portal o que consta em
(A) I, II e III, apenas.
(B) I, II, III e IV.
(C) I e IV, apenas.
(D) II e IV, apenas.
(E) II e III, apenas
Análise: questão clássica da FCC, ao melhor estilo todas estão corretas. Todos os aspectos em destaque, extraídos do texto, são fatores que podem ter influenciado no fracasso do portal. Mistura Portais Corporativos com Alinhamento Estratégico entre TI e Negócio.
74. Os portais corporativos oferecem acesso on-line às informações e aplicações das empresas por meio das tecnologias de Internet, com objetivo de apoiar diretamente o negócio e ajudar essas empresas a serem mais competitivas. Esses portais
(A) necessitam, fundamentalmente, de estabelecer métricas para avaliá-los e acompanhar a sua evolução, porém, as únicas métricas realmente úteis são as qualitativas, que avaliam o grau de satisfação do usuário com o portal.
(B) devem incluir ferramentas de inteligência de negócios (Business Inteligence), gestão de conteúdo, data warehouse e informações estratégicas.
(C) devem integrar internet, intranet, extranet e sistemas legados, permitindo assim o aumento dos níveis de eficiência e de qualidade das relações nas organizações para serem considerados colaborativos.
(D) são soluções puramente técnicas, pois dependem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para impactar os processos de negócio.
(E) têm, como um de seus principais apelos, a promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
Análise: questão não muito fácil, pois a alternativa c) pode induzi-lo ao erro. Mas lá reside uma pegadinha: portais colaborativos são aqueles que utilizam ferramentas de groupware e workflow. A alternativa c) fala em integrar internet, intranet etc…, e essas características não são requisitos de portais colaborativos. Portanto, por eliminação, a e) realmente é a correta.
75. Um dos recursos básicos utilizados na segurança da informação é a criptografia que tem como objetivo assegurar a
(A) legalidade.
(B) consistência.
(C) disponibilidade.
(D) integridade.
(E) privacidade.
Análise: questão razoavelmente simples. A criptografia tem por objetivo impedir que terceiros tenham acesso à informação. Logo, relaciona-se com privacidade. Mas, também pode estar relacionado a integridade, uma vez que alguns algoritmos criptográficos também verificam se a mensagem foi modificada pelo caminho. É questão passível de recurso, cujo exemplo de recurso está em http://www.estrategiaconcursos.com.br/artigo/3536-recurso-na-p3-gt-e-ti.
Grande abraço.
Coordenação

Posts recentes

Concursos RS: provas adiadas e suspensas; Confira!

Devido o atual cenário de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul (RS),…

21 minutos atrás

Concurso IPREM SP: FCC é a banca para 30 vagas

A Fundação Carlos Chagas - FCC foi a empresa escolhida para organizar o novo concurso…

24 minutos atrás

Concurso PM SP tem provas adiadas para julho. Confira!

Candidatos de Porto Alegre serão remanejados para outra cidade! Mais um concurso adiado! Nesta sexta-feira,…

42 minutos atrás

Resumo sobre a Aposentadoria Por Invalidez

Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), como vai você? Esperamos que bem! É sempre…

45 minutos atrás

XML para o concurso da Caixa (TI)

Neste artigo iremos abordar sobre os conceitos gerais de XML (Extensible Markup Language), que é…

45 minutos atrás

Ondas Renovatórias do Acesso à Justiça

Bem-vindos! Neste artigo estudaremos o que seriam as “Ondas Renovatórias do Acesso à Justiça”, analisando…

45 minutos atrás