Concursos Públicos

Administração do Tempo para Concursos.

Introdução

Estudar para concursos é uma atividade que requer organização e tempo. Diante da correria do nosso dia a dia, esses recursos são cada vez mais escassos e, portanto, valiosos. No artigo de hoje, vamos falar sobre dicas eficazes para você administrar melhor o seu tempo enquanto estuda.
Tenha a certeza de que esse artigo vai “tocar na ferida”. Grandes profissionais possuem dificuldade para administrar o seu tempo. É por isso que você não ouve muito sobre o tema. Se é difícil administrar o seu próprio tempo, então como falar disso para outras pessoas? Veja o que vem por aí:

  • Administração do Tempo no Pré-Edital
  • Administração do Tempo no Pós-Edital
  • Gestão do Cronômetro para a Prova

O artigo de hoje não possui pré-requisitos. Qualquer pessoa será capaz de ler a publicação, até quem não está estudando para concursos. Se você tem um filho que tem dificuldade para se concentrar, recomende esta leitura a ele. Quem sabe talvez ele consiga pegar umas dicas também?
Preparamos um artigo bem curtinho, objetivo e direto ao ponto. Afinal, se o assunto é administração do tempo, então não podemos demorar. Sem mais delongas, vamos começar agora.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Administração do Tempo no Pré-Edital

O pré-edital é o momento que antecede a publicação do edital do seu concurso. Em outras palavras, o certame é autorizado, a banca é divulgada, mas você não sabe ainda quando abrirão as inscrições, tampouco quando será a data da prova. Concurseiro, esse é o melhor momento para estudar!

Carga Horária

Se você é iniciante, comece com uma carga horária pequena, algo em torno de 2 a 3 horas diárias; com o passar dos meses, vá incrementando o tempo de estudo progressivamente (5 a 6 horas diárias, se tiver possibilidade).
Por outro lado, se você já é veterano no mundo dos concursos, aproveite o momento para aprender novos conteúdos sem pressão. Como já está habituado a estudar, a recomendação é que você tenha uma carga horária maior em relação aos novatos.
A administração e disponibilidade de tempo depende diretamente de quanto você consegue conciliar com outras atividades. Se você está sem trabalho, sem compromissos pessoais e já estuda há algum tempo, tente fazer 8h diárias. Se não for possível, esforce-se para cumprir 5h diárias.
Mesmo que você tenha muito tempo sobrando, tente não ultrapassar as 8h diárias no pré-edital. Se você colocar um ritmo muito forte nessa etapa, provavelmente não conseguirá manter depois que o edital sair.

Controle e Conciliação do Tempo

Além disso, é importante que você faça pequenas pausas de 10 a 15 minutos. Não fique mais de 2h estudando. Se você tem disponibilidade para estudar 8h diárias, escolha um momento para dar uma pausa maior, de 1 a 2h (preferencialmente da metade da jornada para o final).
Para ser mais disciplinado, comece a marcar o tempo no relógio. Mas tome cuidado porque esse objeto traz muita ansiedade. Se você perceber que está olhando as horas com muita frequência e sentir que isso está te atrapalhando, deixe para usá-lo apenas no pós-edital.
Uma dúvida que muitas pessoas têm é achar que precisam renunciar às suas atividades no pré-edital. Não é necessário que você abdique de nada. Você vai encaixar a rotina de estudos no seu tempo livre. Ao renunciar aos compromissos muito cedo, o concurseiro se estressa rápido e tende a desistir.

Administração do Tempo no Pós-Edital

O pós-edital é o momento de preparação entre a divulgação do edital e a data da sua prova. A ansiedade aumenta e você começa a querer estudar tudo ao mesmo tempo, achando que nunca está preparado. A administração do tempo torna-se um desafio.
De fato, você precisa dar o seu máximo no pós-edital. Para o estudo render, é recomendável aumentar a carga horária. Em outras palavras, se estudava 3h por dia no pré-edital, aumente para 5h no pós-edital. Por outro lado, se o tempo era de 6h, passe para 8h e assim por diante.
Como encontrar mais tempo para estudar? Bom, se você não dispunha de tempo sobrando para aumentar a carga horária (aliás, raríssimo hoje em dia), há 2 opções possíveis:

Administrando outras Opções para ganhar mais Tempo:

1) Estude em paralelo com outra atividade: você pode fugir do tradicional PDF e buscar outras opções alternativas, tais como assistir uma videoaula enquanto estende a roupa no varal, ouvir um podcast enquanto caminha etc.

2) Corte alguma atividade e use esse tempo para estudar:se o paralelismo não funciona com você, então escolha alguma atividade menos importante da sua rotina e renuncie a ela. O pós-edital é o momento propício para isso.

No pós-edital, é fundamental que você mantenha as pausas de 10 a 15 minutos. Lembre-se de que pausa não é atividade e, portanto, não deve ser cortada. Respeite o seu limite.
Por experiência própria (haja vista que já fomos concurseiros e estamos aqui para dar o caminho das pedras a você), não recomendamos que você ultrapasse as 12 horas diárias, em nenhuma hipótese. Por mais que esteja habituado, chega um momento em que o concurseiro não rende mais.
Agora é o momento de você usar o relógio. Se achar que ele traz ansiedade, experimente trocá-lo por alarmes periódicos no celular, tais como a cada 1h, a cada 2h etc. Opte por sons agradáveis no alarme, ou até mesmo uma música preferida. Isso deve deixá-lo mais calmo e vai ajudá-lo na administração do tempo.

Gestão do Cronômetro para a Prova

No dia da prova, programe-se para chegar antes do horário de abertura dos portões. Em média, isso significará 1h a 1h30 antes do exame propriamente dito começar. Se você fizer prova em uma cidade de grande porte (por exemplo, Rio de Janeiro), aumente pelo menos 30min para o deslocamento.
Para a prova objetiva, reserve pelo menos 30min para marcar o cartão-resposta. Em outras palavras, se o tempo de prova for 4h30min, você terá 4h para resolver efetivamente as questões.
Para saber quanto tempo terá para resolver cada questão e, consequentemente, administrar a situação, divida o total de minutos pela quantidade de assertivas. Vamos supor que seja uma prova com 80 questões. Assim:

Figura 1 – Exemplo de cálculo médio estimado para administração do tempo de cada questão da prova objetiva.

Dessa forma, você terá uma média de 3 minutos para resolver cada questão. É importante que já tenha essa informação antes de chegar no local de prova. Aliás, o ideal é que você treine esse tempo em casa, durante o pós-edital.

Importante: Lembre-se de que esse tempo é uma média. Questões que envolvem leitura de texto e cálculos levam mais tempo para serem resolvidas. Você provavelmente vai gastar mais tempo nelas e menos tempo em outras questões.

Para a prova discursiva, você deve seguir a mesma ideia. Reserve o tempo de passar a limpo para a folha de respostas definitiva. Suponha que ele seja de 1h. Ou seja, se o tempo de prova for 4h, você terá 3h para resolver efetivamente as questões.
O cálculo é basicamente o mesmo que foi feito na prova objetiva. Vamos supor que seja uma prova com 4 questões. Assim:

Figura 2 – Exemplo de cálculo médio estimado para administração do tempo de cada questão da prova discursiva.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos uma coleção de dicas eficazes sobre administração do tempo para concursos, em diversos momentos da jornada. Se você gostou desse artigo, recomende-o para outras pessoas e ajude a divulgar o nosso trabalho.
Antes de terminar, não se preocupe se você não absorver todas as estratégias imediatamente. A administração do tempo também requer prática, como tudo na vida. Se hoje está difícil, amanhã vai estar melhor. Dê uma chance para si próprio.
Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Por fim, exercite sempre o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Concurso Câmara de Cariacica: inscreva-se; até R$ 3,5 mil

Foi publicado o novo edital do concurso Câmara de Cariacica, no Estado do Espírito Santo,…

1 minuto atrás

Concurso Sefaz PI ficará para o início de 2025!

O tão aguardado concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) vai finalmente sair…

17 minutos atrás

“Concurso Sefaz PI em 2025”, confirma secretário!

O novo concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) está confirmado para o…

23 minutos atrás

Concurso Guarda Artur Nogueira: gabarito divulgado

Foi divulgado o gabarito preliminar das provas do concurso Guarda Artur Nogueira, prefeitura localizada no…

29 minutos atrás

Concurso Artur Nogueira Saúde: gabaritos divulgados

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Artur Nogueira Saúde, prefeitura localizada no estado…

33 minutos atrás

Concurso Cisdeste: provas realizadas e gabaritos divulgados

Com suas provas aplicadas em 19 de maio, foram divulgados os gabaritos do concurso Cisdeste…

37 minutos atrás