Olá, querido amigo concurseiro!
Maira Blanes aqui. Muito feliz por estar de volta ao Estratégia Concursos! :D
E voltei para ajudar você a alcançar o seu sonhado cargo público – um projeto que, em regra, demanda esforço e desgaste, tanto físico quanto emocional. Acredite, eu sei pelo que você está passando, pois eu também senti isso na pele.
Aliás, se você ainda não me conhece, deixe-me contar um pouquinho sobre a minha trajetória. Comecei meus estudos em 2003, quando, recém-saída das fraldas, oops, da faculdade, decidi ouvir os conselhos do meu pai e estudar para a Receita Federal (depois descobri que aquela área não tinha nada a ver comigo, o que impactava bastante na minha motivação, mas isso é assunto para outro post). Quando conheci o TCU e sua carreira, me encantei e mudei definitivamente o meu foco – ainda bem, pois precisei ser aprovada no cargo de Auditor Federal de Controle Externo duas vezes! Nesse meio-tempo tive diversas outras aprovações, e exerci os cargos de técnica e analista previdenciária no INSS e analista judiciária no STF antes de assumir o meu cargo dos sonhos no TCU.
Minha jornada concurseira tinha terminado, mas minha história com o fascinante mundo dos concursos estava só começando. Depois da minha segunda aprovação no TCU, fiz minhas formações em Coaching para auxiliar outras pessoas a conquistarem o seu objetivo na carreira pública, assim como eu havia conquistado. Pude então somar as técnicas de estudo que dão resultado, todo o aprendizado da minha bagagem de concurseira (com seus obstáculos e superações) e as ferramentas dessa maravilhosa metodologia de desenvolvimento e resultados que é o Coaching, de modo que criei um método único.
E percebi que a diferença entre os aprovados e reprovados, e ainda entre os aprovados que precisam de árduos anos de estudo e os pontos fora da curva (aqueles raros aprovados em questão de meses), vão além da simples inteligência; um grande ponto que as pessoas de mais sucesso têm em comum é o seu autodomínio emocional, aliado a uma mentalidade vencedora. Essa é a receita que leva a um altíssimo IDI (índice de domínio interior).
Eu imagino que você já tenha ouvido a história de alguém que estava super bem preparado para uma determinada prova, e, chegando na hora, o nervosismo tomou conta, a pessoa ‘travou’, e não conseguiu a aprovação. Talvez você mesmo tenha vivido uma história dessas. Se ainda não conhecia ninguém que tenha passado por essa situação, muito prazer: meu nome é Maira (pois é, eu contei minha história resumidinha lá em cima, mas a verdade é que não fui aprovada ‘de primeira’).
Mas pensa que é só na hora da prova que a falta de controle emocional pode atrapalhar sua vida? Antes fosse! Se você já sentiu ansiedade ou angústia pelo tanto de matéria a estudar, incerteza sobre a sua real capacidade de um dia ser aprovado, insegurança sobre estar no caminho certo, falta de ânimo para retomar os estudos depois de uma reprovação – você já sofreu os efeitos do baixo IDI. Isso sem contar os casos de pessoas que nem começam a estudar ou que não conseguem levar adiante o seu projeto de estudos por medo da reprovação. Tudo isso só acontece porque o controle das emoções e padrões de pensamento não está em dia.
Como eu dizia quando tratava do ponto em comum entre os concurseiros de sucesso, alguns abençoados já vêm com essa configuração ‘de fábrica’ – ou seja, já têm naturalmente um bom domínio do seu estado emocional e uma mentalidade positiva.
A boa notícia é que quem não tem essas características pode, sim, desenvolvê-las. E o resultado, tanto na eficiência e consistência nos estudos quanto na tranquilidade na hora da prova, vai virar completamente o jogo da aprovação a seu favor – além de trazer mais bem-estar e qualidade de vida durante a sua fase de preparação. Parece bom demais para ser verdade? Pode acreditar: essa tem sido minha experiência nos meus atendimentos de Coaching, individuais e em grupo.
E é sobre isso que eu vou falar – e muito! – com vocês aqui no Estratégia a partir de hoje. Fique ligado nos próximos posts, que vem aí uma novidade incrível! :D
Um grande abraço e até breve!
Maira
Siga-me nas redes para ver sempre as melhores dicas para sua aprovação: Instagram, Facebook e Youtube
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Concurso Guarda de Salto de Pirapora oferta 10 vagas e inicial de R$ 2,5 mil!…
Oi, gente!! Hoje, neste artigo do Estratégia Concursos, buscaremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: vedação ao…