Olá amigos e amigas!
O Regimento Interno da Câmara dos Deputados é cheio de armadilhas, e o seu silêncio é tão (ou mais) perigoso do que o que está explícito em seu conteúdo.
O Artigo 148 do RICD afirma que “As proposições em tramitação na Câmara são subordinadas, na sua apreciação, a turno único, excetuadas as propostas de emenda à Constituição, os projetos de lei complementar e os demais casos expressos neste Regimento“. Ou seja, projetos de Lei Complementar serão, a princípio, apreciados em dois turnos.
Os artigos de 154 a 157, por sua vez, tratarão do regime de urgência. Da leitura dos artigos, depreende-se que, no regime de urgência, a tramitação da matéria ocorrerá em turno único.
Contudo, você não lerá em NENHUM dispositivo do RICD que é possível solicitar regime de urgência para projetos de lei complementar. E isso acontece com frequência! Inclusive, 95% dos projetos de Lei Complementar tramitados na Câmara dos Deputados foram aprovados em regime de urgência, justamente com o intuito de “matar” um turno de discussão e votação.
Você sabia disso? Leia o trabalho complementar de um colega meu de Câmara, disponível aqui.
E não caia em essas ou outras pegadinhas, com os nossos cursos de Regimento Interno da Câmara dos Deputados e Processo Legislativo.
Uma excelente semana a todos!
Curso Regular de Regimento Interno da Câmara dos Deputados
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…