Categorias: Concursos Públicos

Você sabe fazer redação de qualquer tema? Se o tema fosse: o Palmeiras é o melhor time do Brasil, quais argumentos você utilizaria?

Você sabe fazer redação de qualquer tema?

Prof. Raphael Reis chegando na área para relaxar e descontrair ;) Se o tema da redação fosse “o Palmeiras é o melhor time do Brasil”, quais argumentos você utilizaria?

Como eu digo sempre: se o aluno possui domínio da estrutura dissertativa-argumentativa, bem como possui repertório sociocultural, consegue desenvolver qualquer tema, até os mais malucos!

Vamos tentar um caminho argumentativo para a proposta supracitada.

O futebol é a paixão nacional dos brasileiros: mexe com as emoções e contribui para o lazer das pessoas, como afirmava o escritor Nelson Rodrigues. (Contextualização). Nesse sentido, a equipe do Palmeiras desponta como o melhor time de futebol do país, alegrando milhares de torcedores devido aos seus títulos de expressão nacional e internacional, bem como jogadores de renome que se destacaram na seleção brasileira. (Tese com menção de dois tópicos que serão desenvolvidos nos parágrafos argumentativos).

Primeiramente (conectivo para gerar progressão textual), é importante destacar que o valor histórico de uma equipe de futebol se mede pela conquista de títulos (tópico frasal I). Nessa perspectiva, o Palmeiras foi o primeiro campeão mundial (1951), é o maior campeão brasileiro com 10 títulos e possui 3 Copas do Brasil, fazendo com que os alviverdes fiquem com a primeira colocação do ranking nacional de clubes organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). (Fundamentação a partir da exemplifcação de fatos históricos e menção a uma instituição que regulamenta o futebol).

Em segunda análise (conectivo para gerar progressão textual), cabe ressaltar que o Palmeiras é um dos clubes que mais tiveram jogadores na seleção brasileira, contribuindo para a conquista de copas do mundo. (tópico frasal II). No tetracampeonato (1994) foram convocados Mazinho e Zinho e no Pentacampeonato (2002) o maior goleiro de todos os tempos: São Marcos. Essas participações contribuíram para o bem comum, proporcionando felicidade coletiva a todos os brasileiros. (Fundamentação a partir da exemplificação de fatos históricos).

Portanto (conectivo de conclusão), o Palmeiras reúne todas as qualidades necessárias para ser considerado o melhor time brasileiro: títulos de expressão, contribuiu para conquistas relevantes da seleção brasileira e tem uma torcida apaixonada. (Retomada da tese). Para que o alviverde continue sendo o maior de todos os tempos, a Diretoria do clube deve investir na infraestrutura e na contratação de bons jogadores, por meio de parcerias com empresas que valorizem a história do time, marcado por um passado glorioso. (Fechamento da conclusão com proposta de solução).

Acesse os materiais gratuitos da aula 00 do curso de Ciências Humanas para Redação

YouTube: professor Raphael Reis

Instagram e Telegram: profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Raphael de Oliveira Reis

Ver comentários

  • Bem legal a abordagem do tema, pena que TOTALMENTE EMBASADO EM MENTIRAS.... kkkkkkk
    Apesar da brincadeira (do autor, primeiro mundial?! para né), fiquei com uma duvida...
    Ao citar que o Marcos seria o melhor goleiro de todos os tempos, inclusive utilizando Sao Marcos, isso não prejudica na correção? por ser uma opiniao do candidato..

    • Ei, Danilo!
      Que bom que você dessa brincadeira - a ideia era descontrair aprendendo. O examinador poderia entender que essa é uma atribuição dada ao goleiro por algum destaca, mas com certeza se for um corretor mais exigente e que fizesse uma breve pesquisa na internet poderia avaliar que dei informação inadequada. Dessa forma, o mais correto era colocar: "um dos melhores goleiros do Brasil".
      Valeu!

  • Kkkkk,adorei, traga mais temas ai pra nós.
    Ler é sempre bom,agora ler é se divertir enquanto faz a leitura é ainda melhor .
    Obrigada

  • Prof. Raphael.

    Tudo bem? Sou sua aluna do curso de redação para SPPREV.
    Por favor, preciso de ajuda para meu recurso.

    Por favor, aguardo contato, pois gostaria de encaminhar minha redação, assim o Sr. poderá analisar se convém ou não o recurso e juntamente com a equipe do estratégia, qual o valor.

    Desde já, agradeço gentilmente sua atenção e aguardo desesperadamente o atendimento.

    Att.
    Larissa Regina Lopes

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

12 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

15 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

15 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

15 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

15 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

16 horas atrás