Vamos para mais um estudo da matéria de informática, para deixar você ainda mais próximo da aprovação naquele concurso que você tanto sonha. Neste artigo estudaremos um assunto que quando cobrado derruba muitos candidatos: os tipos de backup.
Este assunto é bastante cobrado e, portanto, de muita importância para a sua prova. Com certeza dominar os tipos de backup será um diferencial no seu desempenho na prova. Por isso, preste muita atenção em todos os detalhes que vamos trazer aqui.
Antes de nos aprofundarmos no estudo, é necessário que exploremos o conceito de backup na informática.
O estudo dos tipos de backup faz parte dos assuntos relacionados à segurança na informática, pois é de extrema importância que os órgãos públicos fiquem atentos a isso, garantindo a integridade dos dados que circulam no órgão.
Caso aconteça algum desastre, falhas, exclusões acidentais, ou até mesmo um ataque planejado, é preciso que haja maneiras de recuperar os dados perdidos.
E é aí que entra o backup, que nada mais é que o processo de realização de cópias e armazenamentos dos dados e informações. Em termos simples, é uma forma de criar uma “cópia de segurança” dos arquivos importantes.
Sem backup, qualquer problema técnico pode resultar em perda irreversível de informações. Por isso, conhecer os tipos de backup é fundamental tanto para responder às questões de concurso, quanto posteriormente na prática, quando você já estiver trabalhando no órgão.
Agora que já sabemos o que é um backup, podemos avançar um pouco mais no assunto.
Vamos explorar quais são os tipos de backup existentes.
Backup Completo: Copia todos os arquivos e dados selecionados ou existentes para o local de armazenamento.
Backup Diferencial
Backup Incremental
É muito comum confundirmos o backup diferencial e o backup incremental.
Sabendo disso, os examinadores adoram cobrar as semelhanças e diferenças entre eles.
Por isso, fique atento aos detalhes de cada um. O principal deles, e que ajudará você a entender as características de um ou outro, é que o backup diferencial tem como referência o último backup completo, ao passo que o backup incremental tem como referência o último backup realizado, independente do tipo.
Já sabemos os tipos de backup, mas precisamos saber também onde e como eles podem ser armazenados, o que influencia muito na segurança dos dados e na disponibilidade das informações armazenadas, caso sejam necessárias.
O backup pode ser armazenado localmente, em dispositivos como HDs externos, DVDs ou pen drives, são de fácil acesso, mas não é tão seguro manter o backup no mesmo local onde os dados são gerados.
O backup pode ser também armazenado em nuvem, ou seja, em servidores remotos acessados por meio da internet. São mais seguros contra desastres que podem ocorrer no local que gerencia os dados, já que o backup estará localizado em uma área diferente.
Dicas de Estudo
Finalizamos nosso estudo sobre os tipos de backup com muitas informações, que você precisa reler muitas vezes, para conseguir memorizar até a data da prova.
As informações sobre os backups são muito parecidas e podem facilmente serem confundidas, por isso, é necessário dedicar tempo de estudo a este assunto.
Então foque na sua preparação e bons estudos!
Garanta a sua vaga nos cursos de informática para concursos que preparamos para você!
Assista aos vídeos no nosso canal do YouTube.
Participe do ranking classificatório para os concursos ALERJ, ALEGO e ALE RO! Preencha seu gabarito…
Oi, como vai você?!! O foco deste texto do Estratégia Concursos é levantar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: forma, prazo e…
A Secretária de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC RO) oferta de 6.357 vagas, sendo…
Neste artigo você encontrará um breve resumo do conteúdo de Clima Organizacional para o concurso…
Novos concursos públicos para Prefeituras seguem sendo anunciados ou já estão com seus trâmites em…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cardoso, em São Paulo. O…