Concursos Públicos

Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Confira neste artigo um resumo sobre o tema “Teorias Macrossociológicas”, com foco na PC-SC.

Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Fala, guerreiros. Tudo certo?

O concurso da PC-SC está na praça! As oportunidades são destinadas para as carreiras de Psicólogos (30) e Delegados (30), que exigem o nível superior de escolaridade. Os salários iniciais variam de R$ 10.620,99 a R$ 22.828,99.

As provas serão aplicadas em 28 de janeiro de 2024.

No artigo de hoje traremos um resumo do tema “Teorias Macrossociológicas”, da matéria de Criminologia, cobrada nos editais para os dois cargos.

Animados?

Vamos lá?

Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Na perspectiva macrossociológica, as teorias criminológicas contemporâneas não se limitam à análise do delito segundo uma visão do indivíduo ou de pequenos grupos, mas sim da sociedade como um todo.

O pensamento criminológico moderno é influenciado por duas visões:

  • uma de cunho funcionalista, denominada teoria de integração, mais conhecida por teorias do consenso;
  • uma de cunho argumentativo, chamada de teorias do conflito.

São exemplos de teorias do consenso a Escola de Chicago, a teoria de associação diferencial, a teoria da anomia e a teoria da subcultura delinquente.

Por outro lado, são exemplos de teorias do conflito o labelling approach e a teoria crítica ou radical.

Para as teorias do consenso, os objetivos da sociedade são atingidos quando há o funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio. Trata-se de uma teoria conservadora.

Já as teorias do conflito argumentam que a harmonia social decorre da força e da coerção, em que há uma relação entre dominantes e dominados. É progressista.

Teorias do Consenso – Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Escola de Chicago

O ponto de estudo da Escola de Chicago são as cidades, e mais precisamente as áreas de delinquência, que diz respeito aos guetos, bairros mais pobres, onde percebem que há uma degeneração física e moral das pessoas. As casas não são pintadas, há lixo nas ruas, um ambiente em degradação, de modo que também seus habitantes jogam lixo nas ruas, falam palavrões, vivem de forma imoral.

As principais teorias da Escola de Chicago são:

  • Teoria Ecológica;
  • Teoria Espacial;
  • Teoria da Janelas Quebradas;
  • Teoria da Tolerância Zero;
  • Teoria dos Testículos Quebrados.

Teoria da Associação Diferencial

A Teoria da Associação Diferencial parte da ideia segundo a qual o crime não pode ser definido simplesmente como disfunção ou inadaptação das pessoas de classes menos favorecidas, não sendo ele exclusividade dessas. A vantagem dessa teoria é que, ao contrário do positivismo, que estava centrado no perfil biológico do criminoso, tal pensamento traduz uma grande discussão dentro da perspectiva social. O homem aprende a conduta desviada e a associa como referência.

Foi criada por Edwin Sutherland.

Teoria da Anomia

A Teoria da Anomia é uma das mais tradicionais explicações de cunho sociológico acerca da criminalidade é a teoria da Anomia, de Merton (1938). Segundo essa abordagem, a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.

Teoria da Subcultura Delinquente

A Teoria da Subcultura Delinquente desenvolvida por Wolfgang e Ferracuti (1967). Esta teoria defende a existência de uma subcultura da violência, que faz com que alguns grupos passem a aceitar a violência como um modo normal de resolver os conflitos sociais. Mais que isso, sustenta que algumas subculturas, na verdade, valorizam a violência, e, assim como a sociedade dominante impõe sanções àqueles que deixam de cumprir as leis, a subcultura violenta pune com o ostracismo, o desdém ou a indiferença os indivíduos que não se adaptam aos padrões do grupo.

A ideia da subcultura delinquente foi consagrada na literatura criminológica pela obra de Albert Cohen: Delinquent boys. O conceito não é exclusivo da área criminal, sendo utilizado igualmente em outras esferas do conhecimento, como na antropologia e na sociologia. Trata-se de um conceito importante dentro das sociedades complexas e diferenciadas existentes no mundo contemporâneo, caracterizado pela pluralidade de classes, grupos, etnias e raças.

Teorias do Conflito – Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Teoria do Labelling Approach

A Teoria do Labelling Approach, Interacionismo Simbólico, Etiquetamento, Rotulação ou Reação Social, surgiu nos EUA em 1960, sendo sua premissa principal que a rotulação dos criminosos cria um processo de estigma aos condenados, com caráter seletivo e discriminatório, uma vez que a prisão possui uma função reprodutora: o indivíduo rotulado como criminoso assume finalmente o papel que lhe é designado. Foi uma das mais importantes teorias do conflito, seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker. Tem o controle social como seu principal objeto de estudo.

Teoria Crítica, Radical ou “Nova Criminologia”

A criminologia crítica recusa o estatuto profissional e político da criminologia tradicional, considerada como um operador tecnocrático a serviço do funcionamento mais eficaz da ordem vigente. O criminólogo radical se recusa a assumir esse papel de tecnocrata, desde logo porque considera o problema criminal insolúvel numa sociedade capitalista; depois, e sobretudo, porque a aceitação das tarefas tradicionais é absolutamente incompatível com as metas da criminologia radical.

Conclusão – Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

Chegamos ao final do nosso artigo sobre o tema “Teorias Macrossociológicas”. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital da PC-SC, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas – Teorias Macrossociológicas: Resumo PC-SC

PC-SC (Psicólogo) Noções de Criminologia – 2023 (Pós-Edital)

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Polícia Civil SC?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Willian Henrique Daronch

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

10 horas atrás

Concurso Carapicuíba Educação: 125 vagas!

O Município de Carapicuíba, em São Paulo, divulgou seu edital de concurso público voltado aos…

10 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

15 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

18 horas atrás