Neste artigo você terá um resumo acerca de Liderança, mais especificamente da Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler, o qual auxiliará você na preparação para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ).
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.
Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca da Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler, dentro do tema Liderança, na parte de Administração.
Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.
Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.
A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Desse modo, para dirigir pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar.
Algumas das ações que são desenvolvidas nessa função são:
Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:
Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.
De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a Teoria do recurso cognitivo foi desenvolvida em 1986 por Fiedler e Garcia. Conforme os autores, essa teoria leva em consideração 4 variáveis:
Recursos cognitivos do líder: (1) experiência e (2) inteligência.
Aspectos da Situação: (3) situações de estresse e (4) situações complexas.
Dessa forma, em situações que envolvem tarefas muito complexas, o líder com maior nível de inteligência tem um melhor desempenho. Portanto, a inteligência é um fator importante para a resolução de problemas complexos.
Outrossim, em situações de elevado estresse, por sua vez, o líder mais experiente tem um melhor desempenho e alcança os melhores resultados. Isso acontece porque os líderes experientes tendem a se sentir “entediados” em situações de baixo estresse.
Essa teoria da liderança concluiu que, nesse tipo de situação (alto estresse), a inteligência é um fator que não interfere na qualidade da tomada de decisões, ou seja, não faz diferença no desempenho.
Veja abaixo a imagem retirada do PDF do Estratégia Concursos que ilustra a Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você considerações importantes acerca da Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler, dentro do tema Liderança para o concurso da SEFAZ/RJ. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.
Bons estudos e até mais!
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