Tempo de Serviço e Recompensas: Estatuto PM-RJ
Olá, Coruja. Tudo bem?
O edital do concurso da PM-RJ está na praça. São ofertadas 2.000 vagas para Soldados, sendo 1.800 são para homens e 200 para mulheres, com exigência de nível médio de escolaridade, idade de 18 a 32 anos (até o primeiro dia de inscrição), além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria “A”. O salário inicial é de R$ 2.956,41, na condição de aluno, e R$ 5.233,88, após o término do Curso de Formação.
No artigo de hoje abordaremos o Título IV (Disposições Diversas – Tempo de Serviço e Recompensas), do Estatuto da PM-RJ (Lei Estadual nº 443/81).
Vamos lá?
A reabilitação do policial militar será efetuada:
A concessão de reabilitação implica em que sejam cancelados, mediante averbação, os antecedentes criminais do policial militar e os registros constantes de seus assentamentos policiais militares ou alterações, ou substituídos seus documentos comprobatórios de situação militar pelos adequados à nova situação.
Os policiais militares começam a contar tempo de serviço na Polícia Militar a partir da data de seu ingresso na Corporação.
Considera-se como data de ingresso:
Na apuração do tempo de serviço policial militar é feita a distinção entre tempo de efetivo serviço e anos de serviço.
Tempo de efetivo serviço é o espaço de tempo, computado dia a dia, entre a data de ingresso e a data limite estabelecida para a contagem ou a data do desligamento do serviço ativo, mesmo que tal espaço de tempo seja parcelado.
Já anos de serviço é a expressão que designa o tempo de efetivo serviço, com os seguintes acréscimos:
Além disso, o tempo que o policial militar passou ou vier a passar afastado do exercício de suas funções, em consequência de ferimentos recebidos em acidentes quando em serviço, na defesa da pátria, na garantia dos poderes constituídos e na manutenção da lei e da ordem, ou de moléstia adquirida no exercício de qualquer função policial militar, será computado como se estivesse em exercício.
O policial militar da ativa pode contrair matrimônio, desde que observada a legislação civil específica.
As recompensas constituem reconhecimento dos bons serviços prestados pelos policiais militares.
São recompensas policiais militares:
As dispensas de serviço são autorizações concedidas aos policiais militares para afastamento total do serviço, em caráter temporário e podem ser concedidas:
As dispensas de serviço serão concedidas com aremuneração integral e computadas como tempo de efetivo serviço.
Chegamos ao final do nosso artigo sobre Tempo de Serviço e Recompensas, do Estatuto da PM-RJ. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.
Para uma preparação completa, focada no edital da PM-RJ, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos e até a próxima!
Tempo de Serviço e Recompensas: Estatuto PM-RJ
O concurso Sefaz SP para Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e…
Serão 9.580 vagas temporárias de nível médio para reforçar pesquisas e atualizações de dados. As…
CNU 2025: resultado das notas finais das provas objetivas serão disponibilizados através da imagem do…
Provas do concurso PM PB para Oficial utilizarão as notas do ENEM 2025. Salário inicial…
Provas do concurso CONSAMU serão aplicadas em 25 de janeiro! Estão abertas as inscrições para…
No dia 05 de dezembro de 2025 houve uma movimentação importante referente ao concurso STF…