Categorias: Concursos Públicos

Tema de Atualidades – A reforma do currículo e o concurso da SEDF

Aproxima-se o concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Sendo um concurso da área educacional, em Atualidades, o candidato deve ficar atento aos temas da educação.

Um assunto em debate, cujo desfecho pode ser dar em breve, é a reforma do currículo da educação básica, oficialmente denominada de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014. A base vai definir quais são os “objetivos de aprendizagem” a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O documento está passando por uma ampla discussão no Brasil com os setores envolvidos. A proposta final será submetida para deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Prevista para estar concluída em junho de 2016, a elaboração da proposição está atrasada. No momento, a segunda versão do documento está em discussão em seminários estaduais, em realização entre os meses de junho, julho e agosto.

A Base Comum vai ser igual para todo o Brasil. Mas ela prevê espaços para a “base diferenciada”, que são os conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de suas regiões. A BNCC apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante. Segundo a proposta em discussão, o currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional.

O Brasil não é o único país que pretende implantar uma base nacional comum curricular. Trata-se de uma tendência internacional entre países que se propuseram a reformar a educação, entre eles: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Cuba, Chile, Portugal e Coreia do Sul.

Está falado galera! Fica a recomendação de acompanharem a discussão deste tema. Qual será a proposta final e se ainda houver, quais serão os temas polêmicos, com os respectivos posicionamentos.

Para quem ainda não conhece, segue o link do nosso curso completíssimo de Atualidades para o concurso da SEDF. CLIQUE AQUI, leia a teoria e resolva as questões comentadas.

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

2 horas atrás

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, são aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

6 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

8 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

10 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento)…

10 horas atrás