Categorias: Concursos Públicos

SURTOS DE SARAMPO

SARAMPO

Olá queridos alunos(as) Estratégia

De repente temos surtos em diversas cidades do país, de uma doença viral que julgávamos praticamente erradicada: o sarampo. Então, fiquem atentos, pois, há grande chance de aparecer na sua prova….

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus envelopado de RNA, que infecta células do sistema respiratório humano, chamado Morbilivirus. Pode haver a contaminação de até umas 15 pessoas por um único indivíduo contaminado.

Veja um depoimento, para ter ideia da gravidade:

Se em um voo de quatro horas alguém estiver doente, 90% dos passageiros serão infectados. Mesmo depois do pouso, o vírus ficará no avião por mais duas horas. Quem voltar na mesma aeronave também pode se infectar Rosana Richtmann, infectologista

A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Nos Estados Unidos temos, atualmente muitos casos registrados.

Este ano, de acordo com órgãos internacionais, os casos notificados no mundo em 2019 cresceram 300% nos primeiros três meses em comparação com o mesmo período de 2018.

O sarampo triplicou na Europa, com 82.596 casos, 53.218 apenas na Ucrânia, o país que mais sofre com a doença no mundo. São mais de 100 mil infectados no país desde 2017.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2017 a doença levou a 110 mil mortes. É gente pra dedéu.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil havia um histórico de não registrar casos autóctones (adquiridos dentro do país) desde o ano 2000.

Porém, entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos, um no Ceará e outro em Pernambuco, a partir de casos importados.

Acomete mais as crianças por terem um sistema imunológico menos fortalecido e desnutridas, no Brasil devido as campanhas e programas de vigilância epidemiológica a doença está bem controlada. Mas, recentemente, devido a diferentes motivos, tivemos surtos da doença em áreas mais específicas.

Em 2018, a doença regressou de forma preocupante. Na região Norte, nos Estados do Amazonas, Roraima e Pará, foi trazida pelos venezuelanos que fugiam da crise.

A doença voltou a preocupar os órgãos de Saúde Pública de cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Para se ter uma ideia, em 24 de julho de 2019, foram verificados 484 casos em 25 municípios de SP. A maioria, 75% deles (363 casos), na capital paulista. Os vírus que atingiram São Paulo, em 2019, foram veiculados por pessoas que vieram infectadas da Noruega, Malta e Israel.

Professor, qual o motivo que levou ao reaparecimento da doença?

Na verdade, meu caro aluno estratégico, devemos usar o plural: foram vários os motivos. Entre eles podemos citar:

– baixa adesão vacinal (é importante manter índices aima de 95% de vacinação da população). A cobertura vacinal da doença está abaixo do patamar ideal, que é acima de 95%. Segundo o Ministério da Saúde em 2018 este índice (relacionado à vacina tríplice viral em crianças de um ano de idade) estava por volta de 90,80%. Só para ter uma comparação, em 2015 estava com 96,7%.

As informações preliminares de 2018 e 2019 indicam uma cobertura de 90,92% e 75,57,% respectivamente.

Já a cobertura vacinal da segunda dose da tríplice viral, em 2017, foi de 76,45%. A tetra viral, aplicada em alguns estados como segunda dose da tríplice, teve cobertura de 36,86% naquele ano.

– Receio de ter reação à imunização;

-Desconhecimento da existência do calendário de vacinação específico para adultos e idosos;

– Falsa sensação de segurança, já que se considerava a doença quase que extinta.

– Surgimento de grupos antivacina. Pessoas que julgam que as vacinas trazem muitos efeitos colaterais, ou que não é necessária a vacinação. Por curiosidade, esta conduta trouxe um grande explosão do número de casos em comunidades ortodoxas dos judeus americanos.

Transmissão

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Sua transmissão se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e falar. Pode se dar através do compartilhamento de objetos como copos, talheres e outros.

Sintomas

Os primeiros sintomas são:

– febre alta, acima de 38,5°, com duração de quatro a sete dias

– manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). Estas se instam inicialmente no rosto e atrás das orelhas, e depois, se espalham pelo corpo.

Geralmente, aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.

Elas são mais frequentes em crianças de até dois anos de idade, sobretudo nas desnutridas, adultos jovens e indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade, e podem deixar sequelas, tais como diminuição da capacidade mental, cegueira, surdez e retardo do crescimento. O agravamento da doença ainda pode levar à morte.

Profilaxia

A prevenção se dá pela vacina contra o vírus, que é aplicada nas crianças em duas doses durante os cinco primeiros anos de vida e fornece imunidade para o resto da vida. E isto levou a um problema bem preocupante: pessoas de todas as faixas etárias precisam ter as duas doses da vacina. No entanto, os jovens entre 15 a 29 anos nasceram em uma época em que a segunda dose não fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, assim, muitos não a tomaram e, por isso, não estão totalmente protegidos.

A vacina é feita de vírus vivo atenuado (enfraquecido) e atua de forma a estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos para combater os vírus. Ela é administrada por injeção subcutânea.

Em caso de contaminação:

O indivíduo infectado deve permanecer isolado no período de contágio (entre 4-9 dias).

É importante manter o indivíduo com boa hidratação, alimentação e diminuir a hipertermia.

Quem não deve se vacinar?

Gestante, paciente que fizer quimioterapia, radioterapia ou criança  menor de seis meses.

Coordenação

Posts recentes

Concurso Ribeirão Cascalheira MT: fim das inscrições

Estão encerradas as inscrições para a prefeitura de Ribeirão Cascalheira, no estado do Mato Grosso.…

17 minutos atrás

Saiba o que pode ou não levar no dia da prova do CNU!

Ansioso para a etapa mais importante do Concurso Nacional Unificado (CNU)? Então, confira o que…

34 minutos atrás

Concurso Artur Nogueira: fim das inscrições; salários até R$ 16 mil

Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Artur Nogueira, São Paulo. As oportunidades…

41 minutos atrás

Concurso CGDF homologado! LDO prevê 50 nomeações

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa do DF uma alteração na Lei de Diretrizes…

49 minutos atrás

Concurso Caixa: inscritos não poderão fazer anotações no caderno

Em retificação publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União, é notificada…

55 minutos atrás

Concurso DER DF: LDO prevê 185 vagas para novo edital

Foi publicada uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, que prevê 185 vagas para “Autorização…

1 hora atrás