Concursos Públicos

STF autoriza realização de concursos para estados em RRF

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quarta-feira (05) que estados inseridos no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) realizem concursos públicos para o preenchimento de cargos vagos.

Por unanimidade, os ministros ratificaram a decisão previamente proferida por Luís Roberto Barroso, no ano de 2021.

Barroso argumentou, em seu voto, que a obrigação de obter autorização de órgãos federais para o preenchimento de cargos vagos viola a autonomia dos estados e municípios.

“Restaria muito pouco da autonomia de Estados, do Distrito Federal e Municípios se não pudessem sequer admitir pessoal para manter seus quadros estáveis”, afirmou o relator.

No entanto, o relator ressaltou que isso não implica em uma autorização automática, enfatizando que os requisitos habituais para a realização de concursos permanecem válidos, tais como a viabilidade orçamentária, a avaliação das prioridades e a autorização da autoridade competente.

No mais, as despesas realizadas com recursos destinados a fundos públicos especiais foram excluídas do limite de gastos aplicado aos estados em tais regimes.

Atualmente, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás integram o RRF. Já Minas Gerais aguarda a homologação de seu pedido de adesão.

Mas o que é o Regime de Recuperação Fiscal?

O Regime de Recuperação Fiscal foi instituído em 2017, por meio da Lei Complementar nº 159, de 19 de maio de 2017, que visa auxiliar estados e municípios brasileiros em grave crise financeira. Através dele, são estabelecidas medidas de ajuste fiscal, renegociação de dívidas e concessão de benefícios fiscais, visando a recuperação econômica e a sustentabilidade das contas públicas desses entes federativos.

Para saber todos os detalhes dos concursos previstos para 2023, bem como da autorização do STF para que estados em RRF realizem novas seleções para cargos vagos, basta acessar os links exclusivos abaixo:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Rafaela Teixeira

Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no TRE-SP. Possui mais de 7 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, com foco em apuração jornalística contínua, análise de editais e obtenção de informações diretamente junto a órgãos e fontes oficiais. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Analista de Conteúdo Sênior, responsável pelo jornalismo do período noturno e da madrugada, com atuação transversal na cobertura de concursos públicos, garantindo a continuidade, fluidez e confiabilidade das publicações e dos bastidores dos certames.

Posts recentes

Concurso TJ RN: orçamento prevê novo edital!

Um novo edital de concurso TJ RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte)…

2 horas atrás

Concurso TJ RN: despesa de 2026 prevê novo edital

Despesa do RN prevê a realização de um novo concurso TJ RN; entenda neste artigo!…

2 horas atrás

Concursos MG: promulgada lei de cotas raciais!

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) promulgou a Lei nº 25.726, de 2026,…

3 horas atrás

Concursos DF pode ter validades suspensas; entenda!

Atenção, concurseiros! O Projeto de Lei 2.124/2026, de autoria do deputado estadual Eduardo Pedrosa, visa…

4 horas atrás

Governo do SC diz que lei que veda cotas raciais é constitucional

Para o Governo do SC, norma que veda cotas raciais em concursos é constitucional devido…

4 horas atrás

Concurso TJ RJ: veja comunicado sobre locais de provas

Atenção, candidatos inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ).…

4 horas atrás