concursos de polícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da lei de Rondônia (RO) que autorizava o porte de armas para Agentes Penitenciários.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5076, proposta pelo governo de Rondônia, foi julgada procedente pelo plenário do STF que considerou a norma como competência privativa da União.
De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, legislar sobre material bélico e estabelecer os requisitos sobre o porte funcional de arma de fogo é competência legislativa privativa da União.
Portanto, de acordo com o magistrado, não cabe aos estados legislar sobre esse assunto. Além disso, o ministro argumentou que a legislação estadual autoriza o porte de forma incondicionada, o que vai de encontro à legislação federal vigente.
O ministro Alexandre de Morais apresentou opinião divergente e argumentou que a norma objeto da ação trata de segurança pública. Além disso, Morais defendeu que a Lei federal 12.993/2014 é superveniente à legislação estadual, estabelecendo condicionantes no porte de armas de fogo, mesmo fora de serviço, para Agentes Penitenciários de RO.
Por fim, prevaleceu a declaração de inconstitucionalidade da lei 3.230/2013. Dessa forma, o porte de armas dos agentes penitenciários do estado seguirão a norma federal.
Para saber mais informações sobre os concursos policiais, acesse o artigo completo e exclusivo no blog do Estratégia Concursos!
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…
Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…
Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…