Concursos Públicos

Definições de Riscos em Auditoria

Olá pessoal! No presente artigo iremos abordar um assunto importante e muito cobrado em provas de concurso na área fiscal: definições relacionadas aos diversos tipos de riscos em auditoria.

Definições de Riscos em Auditoria

Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos: 

  • Relembrar o objetivo de um trabalho de auditoria;
  • Conhecer conceitos de diversos riscos em trabalhos de auditoria;
  • Entender algumas observações relevantes sobre o tema.

Auditoria

Um dos objetivos do auditor é emitir sua opinião, com segurança razoável, sobre se as demonstrações contábeis em análise estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Sendo que: 

  • Fraude – pode ser entendido como ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários; e,
  • Erro – diz respeito a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.

Nessa linha, o são realizados testes para investigar o potencial de ocorrência de distorções dentro da organização empresarial. Logo, é fundamental que o profissional entenda bem os variados tipos de riscos que envolvam o trabalho a ser executado. 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da divulgação de NBCs (Normas Brasileiras de Contabilidade e Auditoria), emite resoluções com o intuito de orientar e direcionar a atuação dos auditores, abordando conceitos e práticas a serem adotadas em nosso país.  

Entre as NBC, podemos citar a NBC TA 200, que traz em seu texto vários conceitos ligados diversos riscos em auditoria. E é justamente sobre essas definições que iremos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora. 

Definições de Riscos em Auditoria

Dentre eles, podemos pontuar: 

  • Risco de Auditoria;
  • Risco de distorção relevante;
  • Risco inerente;
  • Risco de controle;
  • Risco de detecção.

Vamos, então, com base na NBC TA 200, compreender a definição de cada um deles: 

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião que seja inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. 

Então o risco de auditoria compreende a chance de o profissional emitir uma opinião equivocada quando as demonstrações contiverem distorção relevante. Atenção, o inverso, ou seja, o profissional opinar que as demonstrações contêm distorção quando na verdade não existe nenhuma distorção, não é considerado um risco de auditoria. 

Além disso, o risco de auditoria é uma função, ou seja, uma consequência, do de distorção relevante e do de detecção. 

Observemos então às definições de risco de distorção relevante, inerente e de controle em auditoria conforme a NBC: 

Riscos de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes: risco inerente e risco de controle. O risco inerente e o risco de controle são riscos da entidade; eles existem independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.  

Risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados; 

Risco de controle é o risco de que uma distorção relevante possa ocorrer e não ser evitada, ou detectada e corrigida, em tempo hábil pelos controles internos da entidade auditada. Quando o risco de controle é relevante para o objeto, algum risco de controle sempre existirá em decorrência das limitações inerentes ao desenho e à operação do controle interno. 

Por fim, temos ainda o conceito de risco de detecção, também conhecido como risco do auditor, por estar associado à possibilidade do profissional não identificar as distorções mesmo executando os seus procedimentos de investigação e análise. 

Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. 

Passamos, portanto, pelos conceitos de diversos tipos de riscos em trabalhos de auditoria, em consonância com as Normas Brasileiras que são divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Considerações Finais

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre definições de riscos em auditoria, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.  

Um grande abraço e até mais! 

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2024 

Fábio Prado dos Santos Santana

Posts recentes

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 90 editais!

Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…

57 minutos atrás

Concurso Princesa Isabel PB: são 163 vagas; R$ 4,2 mil!

Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Princesa Isabel…

1 hora atrás

Acordo para reestruturação de carreira EPPGG é assinado

Até entre as carreiras mais atrativas do mundo dos concursos federais, a EPPGG se destaca.…

1 hora atrás

Concursos Federais: panorama completo dos próximos editais!

Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…

2 horas atrás

Concursos Agências Reguladoras: EDITAIS para 2024!

O ano de 2024 ainda promete boas oportunidades para os concursos das Agências Reguladoras (federais…

2 horas atrás

Concurso ANM será autorizado esta semana; 220 vagas!

Um novo concurso para a ANM (Agência Nacional de Mineração) finalmente sairá do papel. Isso…

2 horas atrás