Categorias: Concursos Públicos

Recursos de Administração Geral para ATA/MF (questões 26, 30, 32, 36, 38)

Oi pessoal!

Prova esquisita esta de ATA/MF, não foi? A ESAF se tornou mais interpretativa do que o Cespe, mas errou na mão e abriu muitas possibilidades de recursos.

Segue a relação de recursos que consegui vislumbrar para a prova de ATA/MF.

Lembro que vocês devem usar esta fundamentação, mas o ideal é que mudem o texto utilizado para que a ESAF não simplesmente desconsidere todos os recursos!

Abraço e boa sorte!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

QUESTÃO 26
A questão pede que seja encontrada a afirmativa errada e aponta como resposta a afirmativa de que “o princípio de Pareto afirma de maneira genérica que 80% dos esforços estão relacionados com 20% dos resultados que obtemos”.
Sabe-se que o princípio de Pareto busca mostrar, como foco, que com 20% dos esforços possíveis (ou causas a serem tratadas) é possível gerar impacto de 80% sobre os resultados. Como consequência disso, de forma geral, é possível afirmar que 80% dos esforços estarão relacionados com os 20% dos resultados restantes com 100% de certeza. Assim, não se pode considerar esta alternativa como errada.
Não havendo nenhuma alternativa errada na questão, deve-se pedir que a mesma seja anulada com a respectiva atribuição de pontuação para todos os candidatos.

QUESTÃO 30
A questão pede que se analise a correção de três itens.
Não há dúvidas quanto à correção do item I ou quanto ao erro do item III.
Pede-se avaliar a correção do Item II, pois Cury (2012, p.256) afirma que o modelo de departamentalização matricial é considerado contemporâneo, enquanto o modelo divisional é considerado moderno (Cury, 2012, p.240), ao contrário do modelo funcional que é considerado tradicional.
Além dos erros já apontados, ocorre ainda que na departamentalização matricial as relações de subordinação nem sempre seguem a hierarquia, pois podem vir também de gerentes de projetos (e de processos – a depender da matriz) localizados no mesmo nível hierárquico.
Deste modo, identifica-se a correção apenas do Item I.
Como não há alternativa que retrate esta situação, solicitem a anulação da questão com atribuição dos pontos para todos os candidatos!

QUESTÃO 32
A questão pede que se analise a correção de diferente itens apresentados.
Questiona-se o gabarito no que diz respeito à correção da afirmativa: “os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver”, que foi considerada preliminarmente correta pela ESAF, mas não possui resposta única.
Isto porque em alguns contextos a organização busca contratar profissionais diferentes, com sistemas de valores que representem uma nova perspectiva, com o objetivo de oxigenar a organização, gerar criatividade e promover a mudança organizacional. Neste contexto, a afirmativa seria errada, pois a aceitação da organização sobre esses membros estaria vinculada ao efeito “diversidade”, “novidade”, ou “mudança”.
Em outro contexto, as empresas contratam pessoas de fora, mas esperam que elas adquiram a cultura da organização para que possam trabalhar com tranquilidade. Neste contexto, a afirmativa estaria correta.
Como faltam informações para dizer se a referida alternativa está certa ou errada, é possível solicitar a anulação da questão com atribuição da pontuação a todos os candidatos.

QUESTÃO 36
Não existe um único modelo para os elementos de um processo de comunicação. Robbins (2010, p.327) fala em 8 elementos: o emissor, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor, ruído, e feedback. Chiavenato (2007, p.316-317), menciona a existência de dois modelos com os seguintes elementos: 1) fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído (usado como base para elaboração da questão); 2) emissor, significado, codificação, canal, mensagem, receptor, decodificação, compreensão, retroinformação.
Ora, se o mesmo autor utilizado como base pela banca já reconhece a existência de outros modelos, a banca não poderia cobrar um modelo específico como se representasse a literatura de forma consolidada. Assim não poderia cobrar um modelo específico, não consolidado e com grande variabilidade na literatura, pelo qual deve-se solicitar anulação da questão.

QUESTÃO 38
A questão pede que se relacione diferentes afirmativas com os controles no nível estratégico, tático e operacional.
Uma das afirmações diz “focaliza a articulação interna”, o que foi associado incorretamente pelo gabarito preliminar da banca ao “controle tático” – quando deveria ser associada ao “controle estratégico”.
Controle tático é aquele que aborda cada departamento, voltado para o médio prazo e para funções específicas da organização. Como é desta forma, é impossível que ele tenha a visão do todo organizacional necessária à articulação interna da organização. Assim, esta mudança de posição deveria ser feita.
Evidenciada a necessidade de mudança, não há gabarito que reporte a situação real para as associações existentes (1-1-3-1-1-2), motivo pelo qual é possível solicitar a anulação da questão.

Abraço e boa sorte!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

Carlos Xavier

Posts recentes

Ranking classificatório ALERJ, ALEGO e ALE RO: participe!

Participe do ranking classificatório para os concursos ALERJ, ALEGO e ALE RO! Preencha seu gabarito…

11 horas atrás

Forma, prazo e exercício dos atos no PAT para SEFAZ/SP

Oi, como vai você?!! O foco deste texto do Estratégia Concursos é levantar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: forma, prazo e…

12 horas atrás

Saiba tudo sobre os Tipos de Backup

Vamos para mais um estudo da matéria de informática, para deixar você ainda mais próximo…

12 horas atrás

Quais os requisitos para Técnico do concurso Seduc RO?

A Secretária de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC RO) oferta de 6.357 vagas, sendo…

13 horas atrás

Clima Organizacional para o concurso da SEFAZ/SP

Neste artigo você encontrará um breve resumo do conteúdo de Clima Organizacional para o concurso…

15 horas atrás

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 90 editais!

Novos concursos públicos para Prefeituras seguem sendo anunciados ou já estão com seus trâmites em…

16 horas atrás