Fala, meus amigos! Tudo joia? =)
Aqui é o prof. Stefan Fantini! Espero que vocês tenham ido muito bem na prova! =)
Neste artigo, trarei as possibilidades de RECURSO das questões de ATENDIMENTO BANCÁRIO da prova de Técnico Bancário da CAIXA.
Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/prof.stefan.fantini
Telegram: t.me/admconcursos
Vamos lá:
Questão 47
Com a introdução no Brasil, nos anos de 1990, dos primeiros caixas automáticos ou terminais bancários ou ATM, o processo de prestação de serviços se modificou. Desde então, os clientes passaram a integrar uma parte desse processo, realizando um conjunto de atividades que antes eram feitas pelo prestador do serviço. Assim, o cliente passou a ser parte da solução do serviço, que tem como característica a
(A) coopetição
(B) coprodução
(C) estocagem
(D) homogeneidade
(E) simultaneidade
Gabarito Preliminar da Banca: Letra B.
Gabarito Proposto: ANULAÇÃO
De início, vejamos o que dispõe a minuta do Edital da CAIXA, no que toca à disciplina de atendimento bancário: “(…) 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. (…)
Dito isso, nota-se que, no item 6, a minuta do edital foi baseada na maior parte da doutrina, a exemplo de renomados autores, como Philip KOTLER, Kevin Lane KELLER e Alexandre Luzzi LAS CASAS. De acordo com os mencionados autores, as características dos serviços são: intangibilidade (imaterialidade), inseparabilidade (simultaneidade), variabilidade (heterogeneidade) e perecibilidade.
Por outro lado, é forçoso reconhecer que outra parte da doutrina, a exemplo de James a. Fitzsimmons, adiciona mais uma característica a essa lista, qual seja: a “participação do cliente no processo dos serviços” (coprodução).
Feitas essas ponderações iniciais, vajamos o que dispõe o enunciado da questão:
“Com a introdução no Brasil, nos anos de 1990, dos primeiros caixas automáticos ou terminais bancários ou ATM, o processo de prestação de serviços se modificou. Desde então, os clientes passaram a integrar uma parte desse processo, realizando um conjunto de atividades que antes eram feitas pelo prestador do serviço.
Assim, o cliente passou a ser parte da solução do serviço, que tem como característica a”
É verdade que o primeiro parágrafo do enunciado descreve a característica do serviço denominada “participação do cliente no processo dos serviços” (coprodução).
Nada obstante, vejamos o que o COMANDO da questão (segundo parágrafo) destaca: “Assim, o cliente passou a ser parte da solução do serviço, que tem como característica a”.
Façamos a seguinte pergunta: “Quem tem como característica?” Resposta: o serviço tem como característica.
Nesse sentido, a redação do enunciado sugere indagação acerca de qualquer uma das características dos serviços.
Caso o enunciado tivesse por objetivo cobrar especificamente a característica da “coprodução”, deveria ter uma redação mais clara, evitando qualquer ambiguidade, a exemplo da seguinte: “Assim, o cliente passou a ser parte da solução do serviço, CARACTERÍSTICA ESSA DENOMINADA”.
Infere-se do comando da questão, portanto, que o enunciado está indagando a respeito de “quaisquer” das características dos serviços. Vejamos mais uma vez: “serviço, que tem como característica a”.
Assim sendo, existem duas respostas corretas: (B) coprodução e (E) simultaneidade.
Desta forma, a questão merece ser ANULADA.
Ainda que assim não o fosse, a minuta do edital foi bastante específica, ao elencar, de forma exaustiva, as características dos serviços. Relembremos: “6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. (…)”
Portanto, ao cobrar conhecimentos acerca da característica do serviço denominada “coprodução”, a questão DESBORDA o edital (edital este que, repita-se, foi bastante ESPECÍFICO e levou em consideração o entendimento da maior parte dos renomados autores da área).
Diante de todo o exposto, sob todos os ângulos, fica bastante claro que a questão deve ser ANULADA.
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…
Novo concurso CLDF pode ofertar oportunidades para os cargos de Analista e Consultor Legislativo! Quando…
Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo detalhes…
Comissão provisória finaliza os estudos, mas realização de novo concurso CLDF segue sem previsão! Resumo…
Novo concurso PC PI 2025 oferece vagas de nível superior! Foram divulgados os gabaritos preliminares…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…