Categorias: Concursos Públicos

Recurso Português SEFAZ DF

Olá, pessoal!

Entendi uma possível ambiguidade na questão 1, por isso julgo importante orientar entrar com recurso.

Vejamos a questão 1:

1. Os resultados da pesquisa realizada pelos dois professores do IMD refletem a atitude dos executivos quanto à sustentabilidade, conforme comprovam as informações do segundo parágrafo do texto.

Veja agora a justificativa da banca:

JUSTIFICATIVA: ERRADO. O texto sugere que os estudos atestam exatamente o contrário: existe divergência entre o que os executivos afirmam e o que as empresas realizam em termos de sustentabilidade.

Meu comentário: Observando a justificativa da banca, percebemos que o professor que montou a questão se baseou na ideia de que o resultado da pesquisa é o de que as empresas agem pouco na questão da sustentabilidade, o que é correto. Porém, devemos notar que não só isso foi o resultado da pesquisa. O resultado dela é bem claro no primeiro parágrafo:

“Grandes companhias globais falam muito em sustentabilidade ambiental e descarbonização de sua produção, mas o que fazem na prática é insuficiente. A implementação de programas de sustentabilidade corporativa tem sido lenta, conforme estudo de dois professores do International Institute for Management Development (IMD), instituto de administração sediado na cidade suíça de Lausanne.”

            Assim, entendemos que as empresas, representadas pelos seus executivos, falam muito sobre sustentabilidade, possivelmente como uma propaganda, porém agem pouco.

            Agora, veja o que está afirmado no segundo parágrafo:

“Dos executivos consultados em outra pesquisa realizada pelo IMD, 62% consideram estratégias de sustentabilidade necessárias para serem competitivos atualmente, e outros 22% dizem que isso será importante no futuro. Sustentabilidade é vista como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando-se em conta como uma companhia opera nos ambientes ecológico, social e econômico.”

Ora, mas isso não é justamente o que entendemos da relação de falar muito e agir pouco? Os executivos realmente defendem que as empresas devem ser o mais possível sustentáveis, porém agem pouco nesse sentido. Note que eles não afirmaram que as empresas efetivamente são sustentáveis. Eles dizem que a sustentabilidade é muito importante, mas o resultado é que as empresas não agem assim. Isso não contraria os resultados da pesquisa.

O que percebo pela justificativa concisa do examinador é que ele teve como base que o resultado é simplesmente o pouco envolvimento das empresas na sustentabilidade e isso, sim, choca com o que os executivos falam. Porém, o resultado da pesquisa não é só isso.

Como resultado da pesquisa, notamos que há pouco envolvimento das empresas, mas também notamos como resultado que as empresas fazem muita publicidade sobre o suposto empenho na sustentabilidade. E essa informação é refletida nas palavras dos executivos, os quais dizem ser importante que as empresas sejam mais sustentáveis.

Veja mais detalhadamente a afirmação da questão com meu comentário:

1. Os resultados da pesquisa realizada pelos dois professores do IMD (praticam pouco, falam muito) refletem a atitude dos executivos quanto à sustentabilidade (falam muito, praticam pouco), conforme comprovam as informações do segundo parágrafo do texto.

Assim, como há possível ambiguidade, é importante pedir a anulação da questão.

Bom, meus amigos!

Esse é meu entendimento!

Após o gabarito da banca, a gente entende que o examinador queria apenas que entendêssemos que as empresas agem pouco e isso choca com as palavras dos executivos no segundo parágrafo. Porém, o resultado pode não ser somente a pouca ação das empresas, mas também a grande publicidade que elas fazem e logo no primeiro parágrafo encontramos isso.

Como cabe outra interpretação, vale cobrar da banca uma resposta!

Grande abraço!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Posts recentes

Concurso Câmara dos Deputados Policial: como será a discursiva?

Concurso Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja nesta artigo detalhes da prova discursiva!…

5 horas atrás

Concurso Sefaz SC: autorização iminente para Auditor Estadual

Último concurso Sefaz SC segue vigente até 2026; novo edital deve ser autorizado em breve!…

7 horas atrás

Concurso Câmara de Mongaguá SP: SAIU! São 10 vagas e até R$ 7,5 mil!

Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…

8 horas atrás

Concursos Três Passos RS: prova em fevereiro!

Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…

9 horas atrás

Consulte o seu local de provas do PSS IBAMA!

Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…

9 horas atrás

Concurso IBGE 2026: PSS autorizado com 39 mil vagas!

O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…

10 horas atrás