Recurso Português PC SC Agente e Escrivão

Olá, pessoal!

Como foram nas provas?

Espero que todos tenham mandado muito bem!

Como falamos no curso e no aulão presencial, a banca FEPESE tem um estilo bem peculiar e a prova acabou ficando um pouco cansativa, porque tivemos 25 questões de Português para cada cargo. Assim, foi natural a banca explorar bastante os textos.

Baixe a prova e o gabarito de agente aqui.

Vou comentar um possível recurso na questão 55.

Na primeira afirmação, a banca esperava que o candidato a marcasse como verdadeira, mas houve uma consideração que poderia levar o candidato a um entendimento equivocado.

A banca afirmou que as palavras “árvores”, “técnica” e “últimos” obedecem à seguinte regra de acentuação gráfica: são proparoxítonas que apresentam na sílaba tônica as vogais abertas grafadas a, e, u, respectivamente.

Realmente as palavras O complemento da afirmação “árvores”, “técnica” e “últimos” obedecem à regra de acentuação gráfica das proparoxítonas. O problema da afirmação é seu complemento. Primeiro,  todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, independente de haver vogal tônica aberta ou fechada. Em seguida, note que as vogais abertas são apenas “é” e “ó” e as fechadas são “ê” e “ô”. Inseri o acento apenas para você identificar o timbre aberto e fechado, respectivamente.

Assim, tal afirmação está errada e isso anula a questão.

Para fazer o recurso, monte-o com base nas palavras do renomado linguista Evanildo Bechara:

“c) quanto ao timbre, as vogais podem ser abertas, fechadas e reduzidas. Timbre é o efeito acústico resultante da distância entre o dorso da língua e o véu do paladar, funcionando a cavidade bucal como caixa de ressonância. O timbre é o traço distintivo das vogais. Na vogal de timbre aberto, a língua se acha baixa: /a/, /é/, /ó/. Na vogal de timbre fechado, a língua se eleva: /ê/, /ô/, /i/, /u. A vogal de timbre reduzido é proferida debilitada, anulando-se a oposição entre aberta e fechada. A distinção entre abertas e fechadas só se dá nas vogais tônicas e subtônicas; nas átonas desaparece a diferença entre /ó/ e /ô/, /é/ e /ê/, e o /a/ reduzido é proferido com menos nitidez, como se pode depreender comparando-se os dois tipos em casa, em que o primeiro é aberto e o segundo, reduzido.”

Moderna gramática portuguesa. Evanildo Bechara. – 37ª edição – Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009. Página 46.

As demais afirmativas conferem com o gabarito da questão, mas a primeira afirmação deve ser considerada errada. Como não há alternativa que apresente resposta adequada, pede-se anulação.

Fundamente seu recurso com base neste texto.

Não vejo motivo para recurso em demais questões, mas pode comentar abaixo se você discorda de algum gabarito para eu verificar se podemos montar mais recursos.

Acompanhe este artigo ao longo do dia para ter as atualizações!

Grande abraço!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Posts recentes

Gabarito extraoficial concurso TJ RJ: técnico judiciário

As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…

1 hora atrás

Resumo sobre a Liberdade Provisória para o TJRJ

Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre a liberdade provisória para o concurso do…

2 horas atrás

Tráfico internacional de arma de fogo

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre o crime de tráfico internacional de arma de fogo,…

2 horas atrás

Concurso TRT MG: novo edital em 2026?

  A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos obteve uma informação exclusiva em contato com…

4 horas atrás

Irredutibilidade dos adicionais de servidores públicos

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre a aplicação da regra da irredutibilidade de vencimentos e…

5 horas atrás

Câmara Superior e Câmaras Julgadoras do TIT para SEFAZ/SP

Oi, como vão as coisas?!! Para este texto do Estratégia Concursos pretendemos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: Câmara…

5 horas atrás