Categorias: Concursos Públicos

** Questão Discursiva Comentada – CPC 09 (DVA) **

Pessoal, a seguir comentamos recente questão discursiva sobre o CPC 09 (Demonstração do Valor Adicionado) exigida no concurso para Contador da Terracap. 

Essa questão e outras você poderá conferir no nosso curso de Temas de Discursivas de Contabilidade Geral. Acesse a aula demo e veja a nossa proposta. Trata-se de um curso com excelente custo-benefício. 


(QUADRIX/Contador/Terracap/2017)  A DVA tornou-se obrigatória no Brasil com a promulgação da Lei n.º 11.638/2007, que alterou a Lei n.º 6.404/1976 (Lei das sociedades por ações). Essa obrigatoriedade aplica-se às companhias abertas, juntamente com as demais demonstrações contábeis relativas ao encerramento de cada exercício social.

Considerando que o texto acima tenha caráter unicamente motivador, discorra a respeito da DVA, tomando como referência o pronunciamento técnico CPC 09 (demonstração do valor adicionado), emitido pelo CPC. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

· finalidade da DVA e detalhamento mínimo exigido da destinação da riqueza gerada pela entidade;

· fundamentação macroeconômica da DVA; e

· diferenças entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado.

Extensão Máxima: 30 linhas

Comentários


Trata-se de questão em que o examinador solicita abordagem sobre o CPC 09 – DVA. A questão já nos fornece o roteiro que devemos seguir. Nesse sentido, tendo em vista o espaço de 30 linhas disponível, poderíamos adotar a seguinte estratégia em nossa resposta.

1º Parágrafo – Breve introdução sobre o assunto. Podemos, para tanto, parafrasear o texto motivador.

2º Parágrafo – Abordagem do primeiro tópico solicitado: finalidade da DVA e detalhamento mínimo exigido da destinação da riqueza gerada pela entidade.

3º Parágrafo – Abordagem do segundo tópico solicitado: fundamentação macroeconômica da DVA;

4º Parágrafo – Abordagem do terceiro tópico solicitado: diferenças entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado.

 

Segue uma proposta de solução, baseado no planejamento acima descrito.

Proposta de Solução


          A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) não era obrigatória em nosso país, até a promulgação da Lei nº 11.638/07. Essa Lei introduziu significativas alterações na Lei nº 6.404/76, tornando a elaboração e divulgação da DVA obrigatória para as companhias abertas, como parte das demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício.

       Nos termos do CPC 09, a DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas. Para tanto, o CPC 09 dispõe que a distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) juros e aluguéis; (d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; (e) lucros retidos/prejuízos do exercício.

          Nesse contexto, observa-se que a DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos. Assim, a DVA busca apresentar, eliminados os valores que representam dupla contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.

         Referido Pronunciamento ressalva, contudo, que existem diferenças temporais entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado. A ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, isto é, baseia-se no regime contábil de competência. Como os momentos de realização da produção e das vendas são normalmente diferentes, os valores calculados para o PIB por meio dos conceitos oriundos da Economia e os da Contabilidade são naturalmente diferentes em cada período. Essas diferenças serão tanto menores quanto menores forem as diferenças entre os estoques inicial e final para o período considerado. Em outras palavras, admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão.

Bons estudos!

Gilmar Possati

prof.possati@gmail.com

Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades: www.facebook.com.br/profgilmarpossati

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando 

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

P.S. Alguns alunos solicitaram e nós atendemos! Novo grupo de estudos na área:

https://www.facebook.com/groups/detonandocontabilidade

Em breve muitas novidades! Nos encontramos lá!

Gilmar Possati

Posts recentes

Concurso Câmara de Bayeux PB: inscreva-se para 21 vagas!

Novo concurso da Câmara de Bayeux oferece vagas de níveis fundamental, médio e superior! Foi…

14 minutos atrás

Concurso GCM Gravataí RS: inscreva-se; provas em janeiro

Edital do concurso Guarda de Gravataí publicado para nível médio e salário inicial de R$…

23 minutos atrás

Sefaz PR: último dia para pagar a taxa de inscrição!

Termina nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o prazo para que os candidatos realizem o pagamento…

30 minutos atrás

Notícias sobre edital: as principais informações de concursos

Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…

35 minutos atrás

Saiba quanto ganha um Auxiliar de Promotoria do MP SP!

Provas para Auxiliar de Promotoria do MP SP serão aplicadas em 29 de março de…

58 minutos atrás

Notícias sobre concursos: concursos RN são destaque!

Confira as principais notícias sobre concursos que marcaram a semana No Resumo da Semana você…

58 minutos atrás