Confira neste artigo as semelhanças e diferenças da Questão de Ordem no Regimento Interno do Senado Federal (RISF) e no Regimento Comum do Congresso Nacional (RCCN) para o concurso do Senado Federal.
O Senado Federal está com o seu edital publicado. São 22 vagas, para diversos cargos, com remuneração inicial de até R$ 33.461,68. A banca examinadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as inscrições podem ser feitas até às 16h do dia 21 de setembro.
Diante da proximidade da prova, que ocorrerá no dia 06 de novembro de 2022, a fim de intensificar as revisões pós-edital, este artigo objetiva destacar as semelhanças e diferenças da Questão de Ordem no Regimento Interno do Senado Federal (RISF) e no Regimento Comum do Congresso Nacional (RCCN), uma vez que há grandes chances de serem objeto de cobrança na prova.
Para explicações mais detalhadas, com exemplos práticos e resolução passo a passo dos exercícios, acesse os cursos para o Senado Federal, elaborados pelos melhores professores da área.
No âmbito do Congresso Nacional, o Regimento Comum e os Regimentos Internos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados discorrem sobre a questão de ordem. Há semelhanças e diferenças no disciplinamento desse assunto em cada um dos regimentos.
Para facilitar o estudo, destacarei com a sigla RISF os dispositivos do Regimento Interno do Senado Federal e RCCN os dispositivos do Regimento Comum do Congresso Nacional.
O RCCN dispõe que constituirá questão de ordem toda dúvida sobre a interpretação do Regimento do Comum, na sua prática exclusiva ou relacionada com a Constituição.
Por sua vez, o RISF estabelece que constituirá questão de ordem qualquer dúvida sobre a interpretação ou aplicação do Regimento. Esse dispositivo não menciona a Constituição Federal, mas o art. 408 do RISF reconhece que a questão de ordem pode tratar de texto da Constituição Federal.
Pode ser formulada em plenário ou em âmbito da comissão (por qualquer Parlamentar).
Uso da palavra por 5 minutos pelo autor.
5 minutos para 1 senador contraditar (facultativo).
Contraditar a questão de ordem é apresentar outro ponto de vista interpretativo das disposições objeto da questão de ordem.
Presidente do Senado/Congresso (da sessão ou da comissão).
No Congresso Nacional não se admite recurso em questão de ordem que contemple apenas dispositivo regimental. Somente caberá recurso em questão de ordem relacionada a dispositivo constitucional.
O Presidente, ex offício ou por proposta do recorrente, deferida pelo Plenário, remeterá a matéria à Comissão de Constituição e Justiça da Casa a que pertencer o recorrente.
Parecer da CCJ, caso seja aprovado pelo Plenário, constituirá norma a ser observada pela Mesa em hipóteses idênticas.
No Senado Federal, independentemente de envolver matéria constitucional, cabe recurso para o Plenário, pelo Presidente, de ofício, ou mediante requerimento de líder ou com apoio de líder.
Em se tratando de matéria constitucional, a Presidência poderá solicitar a audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Nesse caso, a decisão fica sobrestada, devendo a CCJ proferir parecer ao recurso no prazo de 2 dias úteis. Quando se tratar de questão de ordem sobre matéria em regime de urgência, ou com prazo de tramitação, o parecer deverá ser proferido imediatamente, podendo o Presidente da comissão ou o relator solicitar prazo não excedente a duas horas.
No Senado, vencido o prazo da CCJ para proferir parecer, com ou sem parecer, o recurso será incluído na Ordem do Dia para deliberação do Plenário.
Na tabela a seguir, é possível visualizar melhor as diferenças do recurso à Questão de Ordem no RCCN e RISF:
| RCCN | RISF |
| Irrecorrível Exceção: dispositivo constitucional | Recorrível ao Plenário em qualquer caso |
| Sem efeito suspensivo | Sobrestada se for à CCJ |
| Presidente pode solicitar de ofício ou por proposta do recorrente aprovada em plenário | Presidente pode solicitar de ofício ou a requerimento de líder ou senador apoiado por líder |
| Presidente encaminha à audiência à CCJ da casa do recorrente (sem prazo) | Matéria constitucional presidente pode solicitar audiência à CCJ – decisão fica sobrestada (prazo 2 dias úteis ou, para matéria urgente/ com prazo de tramitação, imediatamente ou prazo de até 2h) |
| Se houver parecer da CCJ vira precedente a ser aplicado em situações idênticas se aprovado pelo Plenário. | Força normativa apenas quando incorporada ao regimento. |
Falta pouco até a data da prova e, por isso, é preciso realizar um estudo estratégico de reta final. Em vista da importância do tema Questão de Ordem, é imprescindível a compreensão e memorização dos assuntos tratados aqui, além da realização de muitas questões no Sistema de Questões do Estratégia Concursos!
Achou esse artigo útil? Deixe seu comentário.
Um forte abraço e até o próximo artigo!
Ana Luiza Tibúrcio.
Saiu um novo edital de concurso público da Prefeitura de Erebango, cidade no Rio Grande…
Foram publicados os gabaritos preliminares do concurso público da Prefeitura de Gameleira, município de Goiás.…
Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre o tempo e lugar dos atos processuais…
O concurso do Ministério Público do Estado de Alagoas oferta 27 vagas, distribuídas entre os…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Concursos Minas Gerais: editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e muito…