Comentamos ontem no aulão para o ISS Niterói a respeito da forma como a banca FGV tem cobrado questões gramaticais vinculados ao texto.
Por isso, achei interessante a indagação de uma aluna a respeito da passagem abaixo, haja vista que a conjunção “pois”, quando deslocada, tem valor conclusivo.
Mas aí vem aquela observação: a questão é da FGV e devemos ter muito cuidado com os conectivos ao longo do texto, sem decoreba, mas simplesmente entendendo a estrutura textual.
A questão é a seguinte:
Prefeitura do Município de Cuiabá (FGV 2014)
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.”
(Bíblia Sagrada, Livro do Gênesis.)
Sobre os componentes do texto, assinale a afirmativa correta.
(A) A forma “havendo” equivale semanticamente a “antes de haver”.
(B) O conectivo “pois” tem valor semântico de “conclusão”.
(C) O pronome “os” se refere, em razão de estar no masculino, apenas aos “animais do campo”.
(D) O pronome “lhes” é forma errada, devendo ser substituído por “os”.
(E) A forma “para ver” corresponde a “para que visse”.
Note que devemos nos basear no que a prova disponibilizou, e não simplesmente ao nosso conhecimento da passagem bíblica.
A questão inseriu apenas o fragmento acima, sem maiores detalhes, sem ampliar o contexto.
Assim, devemos entender que a oração reduzida de gerúndio “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus” é temporal e transmite ideia de tempo anterior ao ato de trazer ao homem.
Assim, já desconsideramos a possibilidade de a alternativa (A) estar correta.
Numa visão rápida, a alternativa (B) estaria correta, pois sabemos que a conjunção “pois”, quando deslocada, deve manter o valor coordenativo conclusivo.
Mas, como estamos fazendo um concurso e não devemos vacilar, vamos procurar eliminar as demais alternativas.
A alternativa (C) está errada, pois o pronome “os” retoma o termo antecedente “todos os animais do campo e todas as aves dos céus”.
A alternativa (D) está errada, pois o verbo “chamar”, no sentido de denominar, pode ser transitivo direto ou transitivo indireto. Assim, o pronome “lhe” está corretamente empregado.
Agora, chegamos à alternativa (E), a qual indica a possibilidade de substituição da estrutura de uma oração subordinada adverbial de finalidade reduzida de infinitivo (“para ver”) pela estrutura desenvolvida (“para que visse”).
Haja vista que o pretérito imperfeito do subjuntivo “visse” combina com o pretérito perfeito do indicativo “trouxe”, tal troca é perfeitamente possível e a banca admitiu esta como a correta. Isso realmente é inegável. Veja e compare as duas formas:
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Bíblia Sagrada, Livro do Gênesis.)
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para que visse como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Bíblia Sagrada, Livro do Gênesis.)
Mas aí vem a dúvida: por que a alternativa (B) está errada?
Moçada, analisando esse trecho bíblico, não podemos fugir à admissão desta conjunção como conclusiva. Raciocine comigo, ampliando o contexto:
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
A conjunção “pois” marca que o trecho lido anteriormente na questão é o resultado (conclusão) da ação anterior: o desejo de fazer uma ajudadora idônea para o homem.
Assim, ficaria ainda mais difícil entender por que a banca não considerou também a alternativa (B) como a correta.
Bom, o resultado disso é simples.
Primeiro, você tem que saber que a alternativa (E) é a correta. Quanto a isso, não há contestação, concorda?!
Segundo, basta ver que a banca não inseriu a primeira parte do texto. Assim, a conjunção “pois” sinalizaria a conclusão de qual ação? A banca, na realidade, queria que você analisasse a funcionalidade dos elementos linguísticos expressos na questão. A conjunção “pois”, literalmente e somente levando em conta o trecho da questão, não transmite conclusão aos termos posteriores, pois só em relação a eles poderíamos interpretar. Veja o pedido da questão:
Sobre os componentes do texto, o conectivo “pois” tem valor semântico de “conclusão”.
Observando o trecho da questão abaixo, o conectivo “pois” não tem relação semântica de conclusão. Deveria haver um trecho anterior para tal.
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Bíblia Sagrada, Livro do Gênesis.)
Esta foi a fuga da banca! Por isso ela não alterou o gabarito.
Espero ter ajudado!
Aguardem nossas próximas dicas!
Décio terror
Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos falar hoje sobre o Estatuto da Magistratura. Trata-se de um…
Olá, pessoal! Tudo bem? Neste artigo, vamos falar sobre a Administração Indireta. Trata-se de um…
O novo concurso do Ministério Público do Estado de Alagoas para servidores teve seu edital publicado! São…
Acompanhe a parte I da Revisão de Véspera para o Concurso Caixa! As provas do…
Relatório aponta que o Senado Federal possui 1.002 cargos vagos! Resumo da notícia Relatório de…
Um novo concurso CAU SP (Conselho de Arquitetura de Urbanismo de São Paulo) poderá acontecer em…
Ver comentários
Excelente, Prof! A FGV tem provas de Português cabeludas mesmo!
Obrigado pela análise detalhada.
Professor, obrigada por responder minha dúvida. Esclareceu bastante!
Abraços
Professor, Décio! Comenta a prova do TCE SP por favor! Nenhuma chance de recurso? Nosso prazo acaba amanhã!
Perfeito, Prof. Décio.
Poder-se-ia concluir, então, que o sintagma "pois" denota explicação?