O Projeto de Lei nº 2923/2022, de autoria do deputado Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, prevê a nomeação de todos os excedentes do último concurso PC DF!

O PL dispõe sobre a não eliminação dos aprovados que excederem o número de vagas ofertadas no último certame e a respectiva convocação para o Curso de Formação Profissional (CFP).

“O presente projeto de lei tem por objetivo o aproveitamento de candidatos que excederem o número de vagas previsto nos editais das carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), mas que foram aprovados em todas as fases da primeira etapa do concurso, ficando à disposição da Administração Pública como cadastro de reserva.
A motivação do projeto surgiu através da necessidade de retificação de cláusula prevista nos editais dos concursos públicos para os cargos de Escrivão (2019) e Agente da PCDF (2020), a qual elimina os candidatos aprovados em todas as fases da primeira etapa que não estiverem classificados dentro das vagas inicialmente previstas e não forem convocados para o Curso de Formação Profissional – CFP”.

PL prevê nomeações de excedentes do concurso PC DF | Imagem: Câmara Legislativa do DF

Confira abaixo o documento na íntegra!

Importante destacar que os candidatos excedentes não terão assegurado o direito subjetivo de nomeação, mas apenas a expectativa desse direito seguindo a ordem de classificação na seleção.

Sob organização do Cebraspe, a Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) oferta 2.100 vagas. Destas, 1.800 são para Agente (600+CR) e 300 para Escrivão., com salários de R$ 8.698,78 e R$ 9.394,68.

Para saber os detalhes do Projeto de Lei que prevê a nomeações dos candidatos excedentes do concurso PC DF, basta acessar o artigo exclusivo abaixo!

Concurso PC DF


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PC DF?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Rafaela Teixeira

Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no TRE-SP. Possui mais de 7 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, com foco em apuração jornalística contínua, análise de editais e obtenção de informações diretamente junto a órgãos e fontes oficiais. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Analista de Conteúdo Sênior, responsável pelo jornalismo do período noturno e da madrugada, com atuação transversal na cobertura de concursos públicos, garantindo a continuidade, fluidez e confiabilidade das publicações e dos bastidores dos certames.

Posts recentes

Gabarito extraoficial concurso TJ RJ: técnico judiciário

As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…

45 minutos atrás

Resumo sobre a Liberdade Provisória para o TJRJ

Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre a liberdade provisória para o concurso do…

1 hora atrás

Tráfico internacional de arma de fogo

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre o crime de tráfico internacional de arma de fogo,…

1 hora atrás

Concurso TRT MG: novo edital em 2026?

  A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos obteve uma informação exclusiva em contato com…

3 horas atrás

Irredutibilidade dos adicionais de servidores públicos

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre a aplicação da regra da irredutibilidade de vencimentos e…

4 horas atrás

Câmara Superior e Câmaras Julgadoras do TIT para SEFAZ/SP

Oi, como vão as coisas?!! Para este texto do Estratégia Concursos pretendemos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: Câmara…

4 horas atrás