Concursos Públicos

Preparação TAF: como combinar exercícios e alimentação?

Concurseira(o) imparável, o Teste de Aptidão Física (TAF) também faz parte de sua preparação para o concurso que você almeja. Por isso, é uma etapa que jamais deve ser negligenciada, mas sim bem acompanhada e instruída, preferencialmente, por profissionais especializados. Acompanhe algumas dicas para começar sua preparação para o TAF!

Preparação TAF: dicas essenciais

Para que serve o TAF?

Geralmente, a etapa do TAF é exigida em concursos das áreas de polícia e de segurança, como polícias civil e militar, bombeiros, guardas civis municipais. Além desses, carteiros e operadores de transbordo dos Correios também passam por essa avaliação, que é realizada para os cargos que exigem uma certa resistência daquela pessoa que irá exercer suas atribuições.

TAF para PRF

Assim, usando como referência o edital mais recente do Concurso Guarda Municipal de Fortaleza, o objetivo do TAF, Teste de Aptidão Física é “avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias do cargo”. Portanto, é uma fase de extrema necessidade para buscar também a eficiência e a eficácia no exercício do cargo.

Treinar para o TAF é realmente necessário?

Você estuda todos os dias, treina arduamente com questões, faz simulados, corrige os erros, descansa a mente, e volta para fazer tudo de novo. No dia da sua prova objetiva, você vai lá fazer o que você treinou durante meses ou anos. No TAF é a mesma coisa!

Inclusive, a prática da atividade física aumenta sua “capacidade de absorção de informação”, segundo o nutricionista Rodrigo Moreira. Ou seja, o treino auxilia no aprendizado dos conteúdos que você está estudando para o seu concurso. Numa das lives do Estratégia sobre o assunto, o nutricionista juntamente com os professores Paulo Bilynskyj e Guilherme Solano deram dicas excelentes.

Entretanto, para quem começou a treinar agora para realizar um TAF dentro de poucos meses, a recomendação principal é a cautela. Repare…

Você acredita que obterá aprovação estudando 1 mês antes para fazer sua prova? Até pode, mas muito provavelmente o resultado não seja bom o suficiente para ficar dentro do número de vagas. O mesmo acontece com o TAF!

O tempo, o estresse, a ansiedade e as noites sem dormir para conseguir dar conta de algo que poderia ter sido desenvolvido meses atrás são muito maiores. É um desgaste que sua mente e seu corpo precisariam suportar de última hora, além de não haver garantia alguma de que irá obter um resultado positivo.

Além disso, o corpo precisa de adaptação à nova rotina repentina de exercícios. Pegar pesado nos treinos para conseguir dar conta das metas estipuladas para cada teste do seu edital pode sobrecarregar seu corpo provocando lesões.

Geralmente, lesões demandam um tempo de recuperação e, caso não sejam reversíveis a curto prazo, uma cirurgia poderia ser necessária. Imaginou o pesadelo?

Não rola não treinar! Não vá só na fé. Leve a fé e seu preparo juntos.

Alimentação durante a preparação do TAF

Preparação para o TAF demanda ORGANIZAÇÃO. E ledo engano quem acha que esse tal treino se refere pura e simplesmente aos exercícios de musculação. Isso porque algumas situações devem ser consideradas para traçar um plano do que fazer até a chegada do grande dia.

Isto é, o corpo precisa de energia para suportar a intensidade de exercícios aos quais você está se submetendo. A alimentação também é responsável pelo “fortalecimento da imunidade e pela mudança/evolução da composição corporal, seja com diminuição de percentual de gordura ou com ganho de massa muscular”, é o que informa Willian Arrabá, nutricionista e pós-graduando em Nutrição Esportiva e Estética, que já presenciou a evolução de muitas candidatas e candidatos.

Uma alimentação inadequada, além de não proporcionar os rendimentos desejáveis em seu desempenho, pode te prejudicar.

Como está sua saúde física?

Dessa forma, é essencial ficar atenta(o) às suas condições de saúde, como a existência de distúrbios alimentares, sobrepeso, níveis de açúcar e colesterol no sangue e demais situações que possam colocar em risco seu desempenho.

Manter a dieta nos finais de semana, hidratar-se o suficiente diariamente, evitar a ingestão de álcool e o consumo excessivo de alimentos gordurosos e hipercalóricos requerem disciplina e rotina. Afinal, é a repetição de seus hábitos que vai trazer rendimentos.

Devo mesmo perder peso?

Nem sempre a perda de peso é ideal. No entanto, é importante que o excesso de gordura corporal seja diminuída para otimizar a execução do TAF, assim como “o participante que possui pouca massa muscular e com isso pode não ter força e disposição para a execução do TAF”, é o que afirma o nutricionista Willian Arrabá.

É o que corrobora também o nutricionista Rodrigo Moreira, que chama o excesso de “peso morto”, ou seja, um peso que não traz benefícios e ainda dificulta sua capacidade de realização das atividades solicitadas.

Suplementação alimentar

Suplementação é um complemento de uma alimentação alinhada e, sem essa combinação, dificilmente haverá benefícios adequados.

Para o nutricionista Arrabá, alguns produtos para pré-treino possuem efeito imediato ou agudo, enquanto outros levam tempo para que o músculo acumule e comece a produzir os efeitos, como a creatina e a beta-alanina. Ademais, o pós-treino com refeições com carboidratos e proteínas de digestão mais lenta, por exemplo, é necessário para auxiliar a recuperação muscular.

Suplementação com multivitamínicos, pré-treinos, pós-treinos etc.

Ainda segundo Arrabá, a suplementação não é essencial ou obrigatória quando a pessoa consegue um bom aporte de micronutrientes dentro de seu estilo, sua rotina e sua capacidade alimentar. Assim, o uso de suplementos é utilizado em alguns casos ou objetivos específicos.

Por isso, cuidado com estimulantes com os quais você não está acostumada(o) com o consumo e seus efeitos, assim como o uso de sachês de carboidrato, frutas e oleaginosas que podem provocar o efeito que você não espera.

Quando procurar um profissional?

Cuidado com as dicas de pessoas que não sejam da área de nutrição ou educação física, ou não possuam conhecimentos técnicos adequados. Até porque, mesmo que tentem te ajudar, você terá apenas dicas generalizadas que funcionaram para alguns.

Dito isso, procure orientação médica para amenizar ou tratar condições de saúde que possam te prejudicar em seu treino (exercício físico + alimentação saudável e equilibrada).

Em mãos de seus exames médicos, condições de saúde e tempo disponível para treinar até o dia de realização do TAF, profissionais multidisciplinares (cardiologista, ortopedista, pneumologista, clínico geral…) podem orientar de maneira personalizada e sem achismos.

Com efeito, procurar uma(um) nutricionista ou uma(um) personal trainer não é gasto, e sim investimento.

Dá tempo de começar a preparação para o TAF?

A prática regular de atividade física deve ser iniciada o quanto antes. Um estilo de vida saudável traz benefícios muito melhores, principalmente para aqueles TAFs que valem pontos proporcionais ao seu rendimento.

A experiência do nutri Willian Arrabá permite dizer que em até 1 mês é possível perceber efeitos benéficos nos treinos através das estratégias adotadas por quem já possui uma “composição corporal adequada e mais avançada”.

Para quem ainda não tem essa estrutura desenvolvida, o processo irá demandar “tempo e paciência”. Willian explica:

“É sempre importante levar em consideração a individualidade de cada indivíduo e sua necessidade, objetivos e sua situação atual.”

Além disso, outros fatores acabam influenciando no seu bem estar: ansiedade, insônia, impaciência, irritabilidade, pouco dinheiro etc. Então, quanto mais rápido você conseguir alcançar confiança com seu treino, com sua alimentação e com sua saúde, mais à vontade você chega em seu teste, e maior a chance de obter êxito.

Além disso, o descanso é permitido viu? É importante separar um tempo para repor a hidratação e dar a energia que o corpo precisa para se recuperar da carga de exercícios. Aliás, dormir menos não te deixa mais produtiva(o).

E agora?

Portanto, como dito anteriormente sobre os estudos, o dia do TAF nada mais é do que mais um dia de treino. Você vai fazer aquilo que já vem treinando, só que dessa vez estará sendo avaliada(o). Nesse dia, você terá superado as cãimbras e as canelites, saberá o momento de ingerir água, qual alimento consumir etc. Ou seja, quanto maior a antecedência dos treinos e simulações de TAF feitos, maior a chance de tudo já estar “no esquema”.

Manter o corpo ativo é uma necessidade, e isso traz benefícios em diversos fatores da vida. Em outras palavras, sua saúde mental e corporal permite um estilo de vida saudável quando se põem em prática os exercícios regulares alinhados com uma alimentação adequada (incluindo a hidratação).

Por fim, dizem que treino é treino e jogo é jogo, mas não é momento de se aventurar. Consuma o que você se habituou a comer nos treinos, execute apenas o que você treinou.

Treine, se alimente, se hidrate, estude, e durma!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Taiane Ferreira Conceição

Posts recentes

Concurso Mantena: 329 vagas e salários de até R$ 10 mil!

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura do Mantena, que oferta 329 vagas…

3 minutos atrás

Edital do concurso TJ RR será publicado amanhã (18/6)

Prepare o seu coração! Amanhã será lançado mais um edital da carreira de Tribunais! É…

41 minutos atrás

Fontes de recursos para o TCE PA

O Tribunal de Contas do estado do Pará está com concurso aberto, são várias oportunidades…

51 minutos atrás

Anexo de Metas Fiscais da LDO

Anexo de Metas Fiscais da LDO

51 minutos atrás

Concurso SME São Joaquim de Bicas: inscrições abertas!

O edital do concurso SME São Joaquim de Bicas está com as inscrições abertas! Conforme…

51 minutos atrás

Concurso Concórdia SC: 47 vagas e iniciais de até R$ 23 mil!

Gabaritos divulgados! Foram publicados os gabaritos das provas de concurso da Prefeitura de Concórdia, em…

2 horas atrás