Concursos Públicos

Prazo de Convocação dos Candidatos Aprovados em Concurso Público.

Introdução

Depois de muita luta, você conseguiu finalmente a aprovação no seu concurso. Para comemorar, você avisou a parentes, amigos e colegas de trabalho a respeito da sua mudança de vida. E as perguntas surgem: “Meu bem, você já vai começar a trabalhar? Quando vão te chamar?”. Mas qual o real prazo de convocação?

Decidimos elaborar este artigo após identificar que o prazo de convocação não é tão óbvio assim para os concurseiros. Durante a leitura, você vai descobrir as regras para estimar futuramente o prazo da sua convocação.

Dessa forma, este artigo é indicado a todos os concurseiros, independentemente se já tenham sido aprovados ou não. Veja como as seções estão organizadas:

  • Contagem do Prazo de Convocação
  • Edital do Concurso
  • Simulação do Prazo de Convocação
  • Divulgação para os Conhecidos

Fique tranquilo, pois o artigo de hoje será bem curtinho, a fim de que todos possam ler sem culpa. Afinal, sabemos que você não tem tempo a perder. Bom, chega de “blá blá blá” e vamos começar então.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Contagem do Prazo de Convocação

O prazo oficial para a contagem dos candidatos aprovados inicia-se após a homologação do concurso. Sendo assim, a banca divulga os resultados finais, homologa o concurso e só então chama os candidatos.

Figura 1 – Sequência de Etapas até a Convocação dos Candidatos Aprovados.

Esse prazo é o mesmo da validade do concurso. Caso a validade seja prorrogada, por igual período, o prazo de convocação dos candidatos aprovados também é prorrogado. Em outras palavras, ele necessariamente acompanha a validade.

Figura 2 – Impacto do Aumento do Prazo de Validade no Prazo de Convocação.

Não há diferença de prazo para os aprovados em vagas imediatas ou em cadastro de reserva. De fato, os aprovados em vagas imediatas possuem prioridade na convocação, mas isso não significa que o cadastro de reserva também não poderá ser chamado, durante a validade do concurso.

Edital do Concurso

Se o prazo de convocação é o mesmo da validade do concurso, então basta saber a validade para ter uma ideia da convocação. Certo? Perfeito, concurseiro. E essa informação você encontra no edital do concurso. Veja um exemplo:

“O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após seis meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.”

(Adaptação de Edital do Cespe/Cebraspe, 2021).

Por outro lado, veja como aparece a informação da convocação dos candidatos aprovados nas vagas imediatas e no cadastro de reserva:

“Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados no prazo de validade do concurso, observada a conveniência da Administração e as disponibilidades orçamentárias, para comprovarem o atendimento aos requisitos para a investidura no cargo, por meio da apresentação da documentação a ser especificada em edital próprio de convocação, sendo posicionado ao final de lista de classificação aquele que deixar de fazê-lo na data determinada para a posse.”

(Extraído de Edital do Cespe/Cebraspe, 2021).

“Poderão ser acrescidas às vagas existentes as que porventura surgirem durante a validade do concurso, uma vez observadas a dotação orçamentária, a reserva de vagas, a necessidade do serviço, bem como a conveniência e a oportunidade da Administração.”

(Extraído de Edital do Cespe/Cebraspe, 2021).

Normalmente, o prazo de validade que costuma vir nos editais é de 2 anos. Após a prorrogação, esse prazo passaria a ser de 4 anos. Contudo, nem todas as instituições adotam esse padrão, como acabamos de mostrar acima.

Simulação do Prazo de Convocação

Vamos fazer um exemplo bem simples para ver se você entendeu. Em 2021/2022, o TCE-RJ realizou um concurso para o cargo de Analista de Controle Externo – Especialidade: Tecnologia da Informação.

Na época, foram abertas 10 vagas imediatas. A validade deste concurso foi de 1 ano. Após a divulgação do resultado, 17 candidatos conseguiram a aprovação no total (incluindo o cadastro de reserva).

O concurso foi homologado em 16/09/2022. Considerando que a validade foi de 1 ano, o prazo de convocação dos 17 candidatos aprovados vai até 16/09/2023. Até o momento da conclusão deste artigo (26/01/2023), não houve prorrogação do concurso.

Além disso, também não houve convocação dos candidatos (incluindo os aprovados em vagas imediatas). Lembrando que, caso o TCE-RJ decida prorrogar o concurso, a validade passará para 16/09/2024. Resumindo:

Homologação: 16/09/2022

Validade inicial: 16/09/2023

Prorrogação: 16/09/2024

Divulgação para os Conhecidos

Enquanto a convocação não acontece, o que dizer aos conhecidos que perguntam constantemente a data da posse? Certamente você possui (no mínimo) algum parente, amigo ou colega de trabalho que insiste na pergunta.

A melhor saída é não comunicar que você foi aprovado. Só fale estritamente com as pessoas essenciais a respeito disso. Tenha em mente que o melhor momento para falar sobre as suas conquistas é depois que elas acontecem.

Contudo, caso você já tenha falado previamente, diga que não sabe de nada (mesmo que você saiba), que está apenas aguardando a convocação. Isso vai minimizar a ansiedade das pessoas e a sua também. A tendência é que as pessoas esqueçam aos poucos e parem de perguntar.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos o prazo que as instituições levam para convocar os candidatos aprovados. Caso já tenha sido aprovado, esperamos que o artigo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas.

Por outro lado, caso ainda esteja na batalha, não desanime e siga firme nos estudos. A jornada é longa, mas você é determinado e vai conseguir superar os obstáculos. Com toda a certeza, em breve você entrará para as estatísticas.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/.

Por fim, não deixe de treinar seu aprendizado. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Ver comentários

  • Ola, boa tarde to na lista do resultado final do corpo de bombeiro militar . Mas não fui convocada. será que posso ser chamada ainda?

    • Boa tarde, Keilla! Se estiver no Cadastro de Reserva do concurso, a convocação depende de uma série de fatores (por exemplo, existência de vagas na lei a serem preenchidas, necessidade de pessoal do Corpo de Bombeiros, disponibilidade orçamentária etc.). Mas não desista. Conforme falamos, eles podem convocar até o término da validade do concurso. Já presenciei casos de pessoas sendo convocadas no finalzinho da validade, quando já não havia mais esperança. Na pior das hipóteses, se não convocarem, encare como um aprendizado e esteja pronta para os próximos desafios.

Posts recentes

Concurso TCDF: resultado final será republicado dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

33 minutos atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

48 minutos atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

53 minutos atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

1 hora atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

1 hora atrás

Concurso Bombeiros MG: banca contratada; edital iminente

Foi publicado o extrato de contrato que oficializa a contratação do IDECAN como banca organizadora…

2 horas atrás