Português Anvisa 2016 – RECURSO!

Português Anvisa 2016 – RECURSO!

Olá, caros amigos!

Após divulgação do gabarito preliminar da prova de Português Anvisa 2016, quero falar com vocês sobre algumas divergências que tenho com relação ao gabarito liberado pela banca, alguns deles absurdos!

Vejamos:

Questão 1: O uso diário que as pessoas fazem da palavra “saúde”…

Gabarito Oficial: ERRADO

RECURSO!

Comentário: O texto mostra claramente que, na opinião do autor, a palavra “saúde” teve seu significado alterado. Comprova-se: “A própria palavra ‘saúde’, que usamos sobretudo para alguém que espirra, soa prosaica, convencional, babaca, até. ‘É o mais tolo vocábulo em nosso idioma’, disse, com desprezo, o iconoclasta Oscar Wilde”. Quer dizer que, ao desejarmos “saúde” para quem espirrou, a ideia é a de expressar um desejo de que a pessoa fique sadia. Isso é convencional, babaca, pois nem sempre há o genuíno  significado de estar sadio por traz do mecânico “saúde”. 

questão pediu para que o candidato analisasse as assertivas com base NO TEXTO! Falou do uso diário que fazemos da palavra “saúde”. o que se entende como um uso corriqueiro, comum, de todos os dias. Sendo assim, não há respaldo para o gabarito divulgado pela banca. Segundo o texto SIM, o uso corriqueiro da palavra “saúde” contribuiu para que ela perdesse o seu sentido original de estar sadio e se tronasse uma palavra tola!

Interpretação textual é assim, mas vale um recurso para a questão.

Questão 2: existe uma discordância entre a crença popular…

Gabarito preliminar: ERRADO

RECURSO!

Comentário: a discordância está CLARAMENTE marcada na linha 6: “Para muitas pessoas, estar sadio é simplesmente, e ao contrário do pretende a OMS, não estar doente”. Para a OMS estar sadio não é simplesmente não estar doente, essa é a discordância. 

Questão 5: caso se alterassem a ordem dos termos em…

Gabarito preliminar: ERRADO

RECURSO!!

Comentário: a palavra “iconoclasta” continuaria sendo adjunto adnominal de “Oscar Wilde” mesmo após a troca de posição. Ok! Agora quanto ao significado… eu vejo uma sutil diferença entre “iconoclasta Oscar Wilde” e “Oscar Wilde iconoclasta”. No primeiro caso, o adjunto tem valor explicativo (quem é Oscar Wilde), já no segundo, “iconoclasta” passa a ter caráter restritivo (entre muitos, esse Oscar é iconoclasta). Acho difícil o Cespe aceitar, mas há diferença sim. 

Questão 9: na linha 3, o termo “se” é um pronome apassivador…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO!!

Comentário: para a banca, haveria incorreção gramatical no uso da ênclise em “transmitia-se”. Sim, é justificável pela presença da conjunção “que” atraindo o pronome para perto dela e favorecendo, assim, a próclise. Mas há uma outra análise pela qual a ênclise é possível sem incorrer em erro gramatical. Para justificar o item como ERRADO, temos que recorrer a um “cantinho da gramática”. Embora a próclise do pronome seja exigida pela conjunção integrante “que”, conforme já explicado, a ênclise do pronome “se” é possível pelo princípio da eufonia, já que o som em “doença se” é sibilar, ou seja, produz um assobio na pronúncia. Nos casos de eufonia ou de ênfase, a ênclise será possível mesmo quando há exigência de próclise. 

Questão 18: sabendo-se que a Redação oficial é maneira pela qual…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO!

Comentário: a BDL está enviando uma correspondência para um órgão público. Embora seja uma empresa privada, ela NÃO pode adotar padrão próprio para a linguagem, uma vez que a Redação Oficial é o padrão para toda e qualquer comunicação ou ato normativo de ordem pública. 

Questão 19: o seguinte trecho seria adequado, quanto a concisão,…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO??

Comentário: observem que teríamos a possibilidade de classificar o sintagma “(que foi) enviado a esta Agência” como oração explicativa, tendo, portanto, que estar isolada por vírgula. Por que explicativa e não restritiva (o que justificaria a falta da vírgula)? Porque já existe um termo especificador que é o número e o ano do documento (Xx/2016). Sendo assim, tanto caberia uma vírgula antes de “enviado” quanto não caberia. Ficou à critério da banca, que julgou o trecho como CERTO, sem a vírgula, ignorando a possibilidade de uso da pontuação. Acho bem difícil o Cespe acolher o recurso, mas deixo aqui a minha análise. 

Se eu puder ajudar ainda mais, envie e-mail para

contato@professorarafaelafreitas.com.br

Estarei à disposição!

Abraço.

Rafaela Freitas.

 

Conheça os meus cursos:https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rafaela-freitas-3351/

 

Rafaela Freitas

Ver comentários

    • Olá! Digitei o início das questões, pois o Cespe ainda não liberou o caderno de provas. Assim que a banca liberar, vou atualizar o artigo com as questões completas!
      Abraço.

  • professora na questão que fala que ele poderia adotar padrão próprio de documentos ele não se referia a linguagem não ser formal ao meu ver, e sim estrutura do documento, o MRPR não vincularia somente os orgãos públicos? pra mim a empresa não seria obrigada a redigir um oficio na mesma estrutura que o poder publico é

    • Boa noite! A Anvisa é um órgão público. Para enviar uma correspondência para a agência, é necessário usar o padrão da Redação Oficial na linguagem e na estrutura. Toda questão Cespe deve ser analisada com cuidado. Vamos esperar o gabarito oficial e volto a comentar aqui! Abraço.

  • Questão 8. O núcleo do sujeito pode ser preposicionado?

    Questão 18. A BDL, sendo uma empresa particular, como diz o enunciado, tem que usar o padrão do MRPR? Nem os demais poderes usam...

    • Olá! Núcleo não foi o melhor termo que eu poderia ter usado!

      Sobre a 8: teoricamente, para enviar correspondências a órgãos públicos, como a Anvisa, o padrão de Redação Oficial deve ser utilizado, ainda que a correspondência venha de empresa particular. Teoricamente...

      Vamos esperar o gabarito oficial e voltaremos a comentar aqui!

  • Estou sem minha prova, mais acredito eu que por esse gabarito por algumas questões que eu lembro infelizmente errei mais que a metade. Acho que não foi dessa vez, mais vamos ver no que vai dar.

  • Professora. Tem alguma dica para alguém que sai mal em interpretação de texto.
    Das Cinco primeiras questões da prova errei três. Só não errei mais uma porque deixei em branco.

    To quase desistindo.
    Estudo os PDF's. Já fiz todas as questões de português de 2016, 2015, 2014 e algumas de 2013 de um site de questões, mas mesmo assim não consigo sair bem.
    Tem solução?

  • Olá professora, na questão 8 o examinador afirma que "ACREDITAVA" fica no singular por concordar apenas com a palavra "PARTE" e não com a expressão "GRANDE PARTE", isso não estaria incorreto?
    .
    Ele restringiu a concordância apenas com a palavra "PARTE", e a senhora, no comentário da questão, inseriu a expressão de forma completa, ou seja, "GRANDE PARTE". Nesse caso, não teríamos que concordar com a expressão toda? Se concordarmos apenas com "PARTE" não torna a assertiva incorreta?

  • Professora, poderia comentar sua opção de resposta para a questão 21?
    Questão 21: informações como o nome do órgão ou setor expedidor…

    Gabarito extraoficial: ERRADO
    Grata! Jack

Posts recentes

Gabarito Extraoficial ANA: veja o correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, serão aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

1 hora atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento…

4 horas atrás

2º Simulado Especial CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

5 horas atrás

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

22 horas atrás