Hoje, vamos conhecer um pouco a respeito das principais características do Poder Constituinte. Daremos enfoque aos temas mais cobrados na área dos concursos de carreira jurídica.
Vamos lá!
Poder Constituinte é o poder de instituir uma nova ordem jurídica ou proceder às reformas necessárias a sua atualização.
O político francês Emmanuel Joseph Sieyès desenvolveu a Teoria do Poder Constituinte em seu livro: “O que é o Terceiro Estado?“.
A natureza jurídica do Poder Constituinte pode variar conforme a concepção adotada:
A titularidade do Poder Constituinte é do POVO (nação).
O exercício do Poder Constituinte ocorre por meio dos representantes do povo e pode ser de duas formas:
É o poder de criar uma nova Constituição, rompendo POR COMPLETO com a ordem jurídica anterior.
É o poder derivado do poder originário e criado por ele.
Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.
a) Limitações MATERIAIS: Art. 60, § 4°, da CF;
Art. 60, § 4º – Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – a forma federativa de Estado; II – o voto direto, secreto, universal e periódico; III – a separação dos Poderes; IV – os direitos e garantias individuais.
b) Limitações FORMAIS: subdividem-se em:
b.1) Objetivas / procedimentais: Art. 60, §§ 2º e 5°, da CF;
§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
b.2) Subjetivas: Art. 60, caput, da CF;
Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II – do Presidente da República; III – de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
b.3) Circunstanciais: Art. 60, § 1°, da CF;
Art. 60, § 1º – A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
b.4) Temporais: A doutrina majoritária entende que não há limitações temporais no Poder Reformador.
OBS.: Alguns doutrinadores classificam este Poder como espécie do poder derivado e outros como poder independente.
a) Princípios constitucionais sensíveis: art. 34, VII, da CF;
| Art. 34, CF – A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: VII – assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta. e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde. |
b) Princípios constitucionais Estabelecidos ou Organizatórios: são estabelecidos na CF e não podem ser desrespeitados ou disciplinados de forma diferente nas Constituições Estaduais. Exs.: direitos de nacionalidade e políticos, Organização do Estado e dos Poderes;
c) Princípios constitucionais Extensíveis: são previstos para a União na CF e podem ser estendidos a nível Estadual. Exemplo: eleições para Governador, processo legislativo.
Também chamado de mutação constitucional ou interpretação constitucional evolutiva. Trata-se de processo INFORMAL de alteração da Constituição, a partir do qual se altera a norma, sem a necessária mudança do texto. Em verdade, trata-se de mudança de interpretação.
Hoje, vimos um pouco a respeito das principais características do Poder Constituinte.
Por ora, finalizamos mais um tema empolgante para os que almejam a sonhada carreira jurídica.
Advertimos que esse artigo, juntamente com as questões do Sistema de Questões do Estratégia Concursos, serve como complemento ao estudo do tema proposto, devendo-se priorizar o material teórico, em PDF ou videoaula, do curso.
Até a próxima!
Quer saber mais sobre os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…
Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…
Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…