O aguardado concurso da Controladoria Geral do Município de São Paulo foi publicado e representa uma oportunidade excelente na área pública. Para deixar você um passo mais perto da nomeação, vamos analisar os Procedimentos Contábeis Orçamentários – PCO para a CGM SP.
O concurso prevê 40 vagas para Auditor Municipal de Controle Interno, distribuídas nas áreas de especialização geral, especialização correição e especialização infraestrutura.
A escolaridade exigida para as 3 especialidades é ensino superior em qualquer área de formação.
Sabemos que com essa facilidade para se candidatar ao cargo, a concorrência tende a ser bastante alta.
Por isso, vamos iniciar nossa análise, já que temos muito trabalho pela frente.
Os Procedimentos Contábeis Orçamentários são encontrados na Parte I do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Esta parte engloba os princípios orçamentários, a receita orçamentária, a despesa orçamentária, a classificação por fonte ou destinação de recursos e os registros contábeis referentes a transações sem efetivo fluxo de caixa.
Como se trata de um capítulo bastante extenso, vamos trazer aqui as informações mais importantes para levar para a prova da CGM SP.
Você não pode ir para a prova da CGM SP sem saber os princípios orçamentários, pois eles são a base do orçamento público.
Por isso, abaixo reunimos as principais disposições sobre cada um dos princípios orçamentários:
Continuando nosso estudo sobre os Procedimentos Contábeis Orçamentários para a CGM SP, veremos agora o que o MCASP prevê sobre a receita orçamentária.
Considera-se realizada a receita orçamentária quando ocorrer o ingresso do recurso, ou seja, sua arrecadação.
O planejamento, a etapa inicial do ciclo das receitas públicas, é primordial para o planejamento também das despesas, pois com base na previsão do que irá arrecadar, será possível prever também o quanto o ente poderá aplicar em suas políticas de governo.
Uma classificação muito importante para a receita pública é aquela que a divide entre receitas correntes e de capital.
A principal diferença entre elas é que as receitas de capital, em geral, não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.
Após realizar a previsão e a arrecadação da receita, é a hora de utilizarmos esses recursos para prover bens e serviços à sociedade.
Para alcançar este objetivo, a primeira etapa da execução orçamentária é o empenho, quando ocorre a reserva da dotação orçamentária.
Após, com a finalidade de atestar a entrega dos bens ou a execução dos serviços ocorre a liquidação e, por fim, o pagamento.
Da mesma forma como a classificação da receita, a despesa orçamentária também é dividida em corrente e capital, sendo a despesa de capital aquela que contribui diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
O propósito de organizar a receita e a despesa públicas por fonte ou destinação é a segregação dos recursos livres, daqueles que ingressam nos cofres públicos já com uma finalidade determinada.
Assim, da entrada do recurso até a execução da despesa, a verba receberá uma classificação específica que possibilitará o seu controle.
Vamos finalizar nosso estudo sobre os Procedimentos Contábeis Orçamentários – PCO para a CGM SP com as recomendações do MCASP para aquelas transações que não envolvem fluxos de caixa, como a compensação de créditos com obrigações.
Apesar de a transação não envolver a entrada e a saída de recursos, o MCASP estabelece que seja realizado o correspondente reconhecimento dos registros orçamentários e de controle, como se houvesse ocorrido o fluxo dos recursos.
Essa exigência tem a finalidade de conceder mais transparência às transações do setor público.
Finalizamos nosso estudo dos Procedimentos Contábeis Orçamentários – PCO para a CGM SP.
Você já deve ter percebido que este capítulo do MCASP é recheado de detalhes extremamente importantes para a sua prova.
E a melhor forma de internalizar tanta informação é treinando muito, por meio da resolução de muitas questões, principalmente da FCC.
A revisão constante do conteúdo também irá fazer você memorizar as informações mais cobradas, aumentando suas chances de garantir pontos valiosos na sua prova.
Acompanhe todos os artigos especiais para a CGM SP que ainda iremos disponibilizar, com informações atualizadas e que farão a diferença na sua aprovação!
Garanta a sua vaga na CGM SP com os cursos que preparamos para você!
Saiba mais: Concurso CGM SP
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Como estão seus planos para esse ano de 2025? No mundo dos concursos público não…
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Nova edição do CNU em breve! Foram divulgadas as homologações (cargos sem CF) e as…
Tudo tranquilo com você?!! Neste atual artigo iremos analisar um assunto muito importante para a…
Acaba de ser publicado o edital do concurso público da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento),…
Após determinação do TCDF, edital do concurso PMDF Oficial passou por novas retificações. Inscrições em…