OAB

“Ostentação” nas redes sociais de Advogados é vetada pela OAB

O Conselho Pleno da OAB Nacional aprovou em julho de 2021, um regulamento que proíbe “qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo, bem como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional”.

O texto entrou em vigor em 22 de agosto deste ano, e gerou muitas polêmicas, pois a maioria dos filiados da instituição não entendeu muito bem o que pode ou não ser publicado nas redes. Sabe-se, contudo, que OAB exige do advogado uma imagem sóbria e discreta, que vai de encontro com o hábito corriqueiro dele, mas de diversos outros profissionais, de ostentar nas redes sociais.

A Ordem dos Advogados explica que o artigo não diz respeito à vida pessoal dos profissionais. “Não estão proibidas as publicações deste tipo de foto ou vídeo. O que é vedado é a ostentação de bens na publicidade de atuação profissional. A orientação é priorizar, na publicidade da advocacia, as publicações informativas e de conteúdo jurídico”, detalha a OAB.

Segundo a organização, o provimento 205/21 foi instituído, em grande parte, pela necessidade de atualizar a norma anterior, após as últimas transformações tecnológicas e sociais nas plataformas de comunicação. “Foi criado o Comitê Regulador do Marketing Jurídico, de caráter consultivo, com a finalidade de pacificar e unificar a interpretação dos temas pertinentes perante os Tribunais de Ética e Disciplina e Comissões de Fiscalização das Seccionais”, comenta a instituição.

Sendo assim, os advogados que não seguirem o novo regulamento (demonstrando situações de ostentação em seus perfis profissionais) estão sujeitos às sanções previstas para qualquer infração do tipo ético-disciplinar.

A OAB recomenda que, caso observado o uso de bens em peças publicitárias, uma denúncia seja feita nos Conselhos Seccionais. “Com base no artigo 70 do Estatuto da Advocacia, o poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional”, esclarece.

Texto da OAB regulamento contra a ostentação profissional

Confira aqui o texto completo

Assinatura OAB

A Assinatura OAB – Até a Aprovação traz TODAS as ferramentas necessárias para uma preparação completa para a 1ª e 2ª Fase Exame da Ordem.

Pacotes completos Exame de Ordem

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Quer saber mais sobre o Exame de Ordem?

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia OAB

Grupo de Telegram para a OAB

Inscreva-se no nosso grupo do Telegram

Coordenação

Posts recentes

Concurso Guarda de Cedro CE: veja os gabaritos!

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Guarda de Cedro, município localizado no estado…

21 minutos atrás

Concurso Cedro CE: confira os gabaritos aqui!

652 vagas para iniciais de até R$ 9 mil! Foram divulgados os gabaritos preliminares das…

26 minutos atrás

Concurso Prefeitura de Poções BA: gabaritos divulgados

Saíram os gabaritos preliminares das provas do concurso da Prefeitura de Poções. O certame oferta…

32 minutos atrás

Concurso Belterra PA: divulgados os gabaritos preliminares

Com provas devidamente aplicadas, foram divulgados os gabaritos da etapa do concurso da Prefeitura de…

40 minutos atrás

Concurso de Brotas: gabaritos preliminares divulgados

Provas foram aplicadas em 28 de abril A Prefeitura de Brotas, no estado de São…

44 minutos atrás

Concurso Rosário do Sul: saíram os gabaritos!

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso da Prefeitura de Rosário do Sul, município…

54 minutos atrás