Atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE
Opa, tudo em paz?!! Neste corrente artigo do Estratégia Concursos vamos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de Sergipe: atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE de acordo com a legislação nacional e estadual.
Com foco, iremos passar pelos seguintes tópicos:
Desta maneira, tendo como referência a Lei estadual nº 3.796/1996, que trata do ICMS no Estado, vamos agora estudar um pouco mais sobre atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE.
Mesmo que a existência de um crédito tributária signifique uma obrigação de pagamento para um sujeito passivo, nem sempre essa extinção é realizada.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, uma dificuldade financeira momentânea, um esquecimento ou falta de atenção, uma atitude mal-intencionada, ou qualquer outra razão, independentemente se compreensível ou não.
O fato é que, ao não realizar o pagamento, o sujeito passivo permanece com sua dívida tributária em aberto, ou seja, continua sendo um devedor para o poder público, tendo este último o poder-dever de efetuar a cobrança desta quantia dentro das possibilidades legais.
Além disso, é relevante frisar que ao não pagar a obrigação dentro do prazo de vencimento, aquela dívida passa a ser atualizada monetariamente, para ajustar o seu valor à nova data de pagamento, quando for concretizado.
Perceba que falamos de atualização monetária. Essa nunca deixa de ser aplicada, ok! Já que a atualização monetária não representa um aumento real do valor da dívida, mas apenas uma correção devido ao fator tempo, que corrói o valor do dinheiro. A mesma lógica serve para a atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE.
E não confunda atualização monetária com multa. São coisas distintas. O Código Tributário Nacional (CTN) permite que as multas não sejam aplicadas em algumas situações, como por exemplo quando há o reconhecimento da denúncia espontânea por parte do sujeito passivo. Assim, existe possibilidade de afastamento da multa no âmbito tributário.
Esse raciocínio não se repete quando falamos de atualização monetária, pois o CTN não prevê que ela seja afastada em nenhum momento se não houve transferência de recurso para o tesouro público. Isso porque, como já explicamos, com a atualização não há ganho efetivo para o Estado, mas sim apenas um ajuste, pegando o valor que era no passado (na data de vencimento original) e trazendo para um valor futuro (na nova data de vencimento/pagamento), atualizando-o.
Assim, vamos entender o que consta na lei 3796/1996 sobre atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE:
Art. 44 Na falta de pagamento do imposto na data devida, haverá atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE, inclusive o decorrente de multa, exceto no tocante a quantia depositada na forma da legislação tributária estadual.
§ 1º A atualização de que trata este artigo será procedida com base na Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe – UFP/SE, ou outro indexador fixado pelo Poder Executivo Estadual, que preserve adequadamente o valor real do imposto.
§ 2º Adotada a atualização monetária, é permitida a aplicação “pró rata” do índice.
§ 3º Visando a uniformização da atualização do crédito tributário, a Fazenda Estadual poderá optar pelo índice fixado pela União na cobrança dos impostos federais.
§ 4º A Secretaria de Estado da Fazenda divulgará periodicamente os fatores de conversão e atualização.
§ 5º Quando não for possível precisar a data da ocorrência do fato gerador será considerado o último mês do período fiscalizado
§ 6º Nos casos de parcelamento, a atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE será calculada até o mês do deferimento do respectivo pedido, e, a partir deste, até o efetivo pagamento de cada parcela.
§ 7º Quando o pagamento da atualização monetária ou dos juros de mora for a menor, a insuficiência será atualizada a partir do dia em que ocorreu aquele pagamento.
Por fim, para fecharmos nosso texto sobre atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE, saiba ainda que para determinação do valor do imposto a ser exigido em Auto de Infração, os valores originais deverão ser atualizados nos termos definidos nesta Lei que acabamos de estudar, a partir da ocorrência da infração até a data da lavratura do Auto, e desta até a do efetivo pagamento.
Passamos, portanto, pelo tema atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado.
Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre atualização monetária do crédito tributário para SEFAZ/SE, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação.
Este concurso foi bastante aguardado e é uma grande oportunidade para ingressar no serviço público, ocupando um cargo de destaque e que apresenta excelente remuneração, além de diversos outros pontos positivos! Vale a pena o esforço para alcançar essa conquista! Por isso, siga firme com os estudos e conte conosco em sua jornada! Vamos lá!!
Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.
Um grande abraço e até mais!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Cargo de Agente de Trânsito do concurso Detran SP tem exigência de nível superior e…
Instituto Verbena organiza novo concurso Câmara de Goiânia. Inscrições abertas e provas previstas em março!…
Novo concurso ALE RO tem edital publicado com vagas para nível médio e superior. Provas…
Resultados do concurso Bombeiro PR para Cadete e Soldado foram divulgados! Foi anunciado um novo…
Sindicato solicita aumento de vagas do concurso Polícia Penal ES! Foi divulgado o resultado preliminar…
Último Concurso PMPR ofereceu oportunidades para as carreiras de Cadete e Soldado! Foi anunciado um…