O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou nas redes sociais que encaminhou a proposta de decreto que poderá afastar os limites da cláusula de barreira (Decreto 9739/19) e, com isso, visa nomear mais aprovados nos concursos Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O Art. 39 do Decreto 9739/19, que trata da Relação e limite de aprovados, traz em seu artigo Iº a seguinte redação:
§ 1º Os candidatos não classificados no quantitativo máximo de aprovados de que trata o Anexo II, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.
A ideia do decreto, segundo Torres, é apontar a necessidade de se nomear mais 1.426 aprovados no concurso Polícia Federal, além de outros 1.500 para a Polícia Rodoviária Federal, cujos editais foram publicados em 2021.
Ainda sobre os cargos policiais no âmbito federal, Torres afirmou que segue acompanhando a situação dos policiais penais (concurso Depen).
O Estratégia Concursos continuará a acompanhar as informações sobre a proposta do ministro que poderá afastar a cláusula de barreira. Preparamos artigos completos para você!
Novo concurso Bombeiros SC oferta 110 vagas para Oficial e Soldado. Provas ocorrerão em 29…
As provas do concurso TJ RJ serão aplicadas em 1º de fevereiro A banca FGV…
Com provas neste domingo (1º), o concurso público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ…
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu, em decisão liminar proferida nesta terça-feira…
Edital Bombeiros SC 2026 é publicado com 110 vagas para Soldado e Oficial; iniciais de…
O concurso público da Prefeitura de Itaquaquecetuba, em São Paulo, aplicou as provas objetivas no…