Veja como funciona o Manual de Redação oficial da Polícia Federal, que rege a comunicação oficial de dentro do órgão
E aí, concurseiro! Como você está? Espero que esteja muito bem! Nesta oportunidade, iremos falar sobre o Manual de Redação para PF, que – em 2018 – a Presidência da República o atualizou. Em relação à edição anterior, a vigente trouxe modificações no sentido de simplificar a comunicação interna nos órgãos e entidades vinculadas ao Executivo federal.
Nesse sentido, a fim de facilitar a sua compreensão acerca dessa temática relevante para sua prova, estruturamos este artigo em tópicos. Ademais, adotamos uma linguagem simples e objetiva.
Enfim, vamos nessa!
A princípio, entenda que a comunicação oficial se compõe de três elementos, sendo uma tríade: alguém comunique (serviço público); algo a ser comunicado (assuntos relativos às atribuições do órgão público); e alguém que receba essa comunicação (instituição privada, outro órgão ou alguma entidade pública).
Nesse contexto, a forma pela qual o Poder Público expressa essa comunicação é a redação oficial, sendo o nosso foco o Manual de Redação da Presidência da República para PF.
Além disso, a redação oficial detém atributos que lhe são inerentes. Dessa maneira, compreenda suas principais características, já que é um assunto que recorrentemente a Banca Examinadora do seu certame cobra em provas:
Em primeiro lugar, o Manual de Redação para PF traz algumas informações imprescindíveis sobre como falar com o destinatário da comunicação. Sendo assim, entenda certas especificações da redação oficial que se devem observar:
Por fim, com relação ao encerramento da comunicação oficial essa irá variar de acordo com a hierarquia dos interlocutores. Portanto, a saudação do destinatário depende da relação hierárquica dos correspondentes.
Oportunamente, ressalta-se que para comunicações que se dirigem a autoridades estrangeiras, excluem-se tais fórmulas e adotam-se ritos e tradições próprias.
Preliminarmente, é essencial compreendermos que existem espécies e subespécies de correspondências oficiais no Manual de Redação para PF. Vejamos:
No tocante ao padrão ofício, antes do Manual de Redação para PF, o qual está em vigência, existiam outros três expedientes – aviso, memorando e ofício. Contudo, extinguiram-se os dois primeiros, passando a ter apenas o ofício.
Quanto ao ofício, há subespécies que você deve saber para fins do seu futuro cotidiano, bem como para prova que se avizinha:
Com relação à exposição de motivos, trata-se de expediente de Ministro de Estado que se dirige ao Presidente ou Vice-Presidente da República. Caracteriza-se por ser o principal meio de comunicação entre esses.
Quanto à mensagem, refere-se ao instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos Poderes Públicos.
Para encerrar, no que se refere ao correio eletrônico, saiba que se trata de documento oficial, que deve terminar em “gov.br”. Outrossim, é a principal forma de comunicação da Administração Pública, devido ao seu baixo busco e celeridade.
Diante disso, destacamos os principais assuntos relacionados ao Manual de Redação para PF, com o intuito que você extraísse o maior número de informações que serão úteis não apenas para sua prova, mas também para o seu futuro cotidiano.
Ademais, ressaltamos que nessa reta final é fundamental que os conhecimentos sejam objetivos para sua melhor preparação, como fizemos ao longo do texto.
“É justo que muito custo aquilo que muito vale.” (Santa Teresa D’Ávila)
Quer ficar por dentro do mundo dos concursos por meio da melhor plataforma? Confira os links abaixo:
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…
A Prefeitura de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, avançou na elaboração de seu…
Está na praça o edital do concurso público da Prefeitura de Vidal Ramos, município do…
Provas do concurso Câmara Uruguaiana são previstas em 08 de fevereiro de 2026! Estão abertas…