Concursos Públicos

Leis Orçamentárias para o CNU

Olá, pessoal, tudo bem? Falaremos hoje sobre as leis orçamentárias.

O orçamento público no Brasil é regido fundamentalmente por três leis, a saber: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Todas essas leis orçamentárias são de iniciativa do chefe do Poder Executivo.

Plano Plurianual

O PPA é um instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo, cuja finalidade é estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

Ele tem vigência de 4 anos, com fim no primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, e deve ser encaminhado para apreciação do Poder Legislativo até 4 meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

Fonte: autoria própria.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO, por sua vez, é um instrumento de planejamento de curto prazo, que compreende as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.    

O projeto da LDO deve ser encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.

Fonte: autoria própria.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a LDO deve dispor ainda sobre:

  • equilíbrio entre receitas e despesas;
  • critérios e forma de limitação de empenho;
  • normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;
  • demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas;

Temas que devem conter na LDO. Fonte: autoria própria.

Devemos anotar ainda que o projeto de LDO conterá um Anexo de Metas Fiscais. Esse anexo tem por finalidade estabelecer metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

Além do Anexo de Metas Fiscais, a LDO deve conter o Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

Fonte: autoria própria.

Um último ponto de atenção a respeito da LDO é o fato de que ela não poderá dispor sobre a exclusão de quaisquer despesas primárias da apuração da meta de resultado primário dos orçamentos fiscal e da seguridade social

Lei Orçamentária Anual

A LOA é também um instrumento de planejamento de curto prazo, que serve para a previsão de receitas e fixação de despesas da Administração Pública. 

O projeto da LOA deve ser encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

A LOA tem vigência de um ano e compreenderá três tipos de orçamento, quais sejam: orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e orçamento de investimento.

Fonte: autoria própria.

  • Orçamento Fiscal: Orçamento referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

  • Orçamento da Seguridade Social: É o orçamento que abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  • Orçamento de Investimento: Este orçamento compreende o investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

Importa ressaltar que o texto constitucional determinou que os orçamentos fiscal e de investimento terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

De acordo com a LRF, a LOA deve ser compatível com o PPA e com a LDO, devendo conter o seguinte:

  • demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais;
  • demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia;
  • demonstrativo com medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado;
  • reserva de contingência para atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

Fonte: autoria própria.

Ficamos por aqui…

Para se aprofundar no estudo das leis orçamentárias, utilize nossos materiais em pdf e em vídeo aulas, e aumente as suas chances de aprovação.

Bons estudos e até a próxima!

Nilson Assis

Analista Legislativo do Senado Federal

@nsassis.concursos

Referências Bibliográficas

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República,. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 Jul. 2025. 

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/LCP/Lcp101.htm. Acesso em: 11 Jul. 2025. 

Nilson Silva de Assis

Atualmente é Analista Legislativo do Senado Federal e Professor do Estratégia Concursos. Suas principais aprovações: Analista Legislativo do Senado Federal; Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU; Auditor-Fiscal da Receita Estadual da SEFAZ ES; Técnico Fazendário do ISS Manaus; Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade do Inmetro; Agente Fazendário do ISS Niterói/RJ; Assistente Administrativo da Prefeitura do Rio (RioSaúde); Assistente Administrativo da Secretaria de Administração do Município do RJ.

Posts recentes

Concurso Sobral: 200 vagas anunciadas!

A Prefeitura de Sobral, no Ceará, promoverá um novo preenchimento através de um concurso público…

16 minutos atrás

Conheças os cargos e vagas do concurso Procon RJ

Com inscrições abertas, o concurso Procon RJ (Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do…

24 minutos atrás

Concurso TJ RJ: recurso para analista judiciário

As provas objetivas do concurso da Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram…

28 minutos atrás

Notícias sobre edital: as principais informações de concursos

Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…

29 minutos atrás

Últimos dias para se inscrever no Concurso Seduc RO!

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC RO) está com inscrições abertas, mas o prazo para…

33 minutos atrás

Concurso São Vicente Saúde SP: edital com inscrições abertas

Novo concurso São Vicente Saúde oferece oportunidades em todas as escolaridades. Provas em abril! Foi…

42 minutos atrás