Categorias: Concursos Públicos

Revista Íntima no Trabalho e em Ambientes Prisionais – Lei 13271-2016

No dia 18/4/2016 foi sancionada a Lei 13.271/2016 que pretendia disciplinar dois assuntos: a) vedação à revista íntima de empregadas nos locais de trabalho; e b) revista íntima em ambientes prisionais.

Essa norma possui especial relevância para o estudo de Direitos Humanos, pois trata da proteção às mulheres, grupo vulnerável em nossa sociedade, o que justifica proteção jurídica diferenciada. Desse modo, há possibilidade de o assunto ser explorado tanto em questões objetivas de Direitos Humanos como em provas dissertativas.

Mas o que eu preciso saber sobre essa lei para fins de concurso público?

Você tem que saber que a Lei 13.271/2016 veda a revista íntima de empregadas nos locais de trabalho e de clientes.

Revista íntima de empregadas nos locais de trabalho e de clientes

Aqui é vedação mesmo! As empresas privadas e públicas estão proibidas de fazer revista íntima em funcionárias e clientes. Essa prática vexatória foi adotada durante muito tempo em empresas que trabalham com produtos valiosos, como joias.

É importante que você saiba qual a extensão do conceito “revista íntima”. Pergunta-se:

É possível que o empregador verifique a bolsa da empregada?

O entendimento é que sim! Desde que o faça de forma razoável e proporcional. Não poderá, por exemplo, perseguir algum funcionário em detrimento de outros, em manifesta discriminação. Contudo, se ele fizer a revista em bolsas de todos os empregados, ou em forma de sorteio, em relação a alguns não há violação de direito ou abuso. Esse é o entendimento sufragado pelo TST a respeito da matéria.

Também é admissível a utilização de equipamentos eletrônicos, câmeras no local de trabalho, detectores de metais, aparelhos de Raio-X e scanner corporal. Esses instrumentos não violam a personalidade da empregada.

A revista, para se caracterizar como íntima, deve levar ao contato ou exposição dos órgãos genitais. Essa atitude será vedada sempre, dado o constrangimento gerado. É isso que a lei veda!

Quem descumprir a norma está sujeito a multa no valor de R$ 20.000,00 (e em dobro em caso de reincidência), que será revertida para órgãos de proteção à mulher.

Cumpre observar, ainda, que essa multa não elide pleito da vítima para reparação por danos materiais e morais e, até mesmo, ações penais.

Revista íntima em presídios

O único dispositivo que trata da revista íntima em presídios é o art. 3º da Lei 13.271/2016, que foi vetado pela Presidente. A justificativa do veto pautou-se na indesejada amplitude da norma, que possibilitou de forma ampla a revista em estabelecimentos prisionais, desde que realizada por mulheres. Assim, teoricamente seria possível interpretar a norma no sentido de que os homens serão revistados por mulheres. Devido a discussões acerca da possibilidade de revistas íntimas em estabelecimentos penais e da amplitude na interpretação do dispositivo, ele foi vetado pela Presidente.

Para fins de prova, portanto, não devemos nos preocupar com a revista em estabelecimentos prisionais, pois não há disciplina expressa sobre a matéria. O assunto é controvertido e permanece a discussão. Por um lado, há quem entenda que é possível a realização da revista íntima, devido a necessidade de garantir a segurança do estabelecimento, bem como para evitar o ingresso de produtos ilícitos nos presídios. Por outro lado, defende-se que a revista íntima é indignatória e, portanto, vedada inclusive em estabelecimentos penais.

Para a prova, portanto, quanto a essa lei, você deve memorizar:

Por fim, caso você esteja estudando para concursos que cobrem a disciplina de Direitos Humanos, conheça os cursos disponíveis no Estratégia Concursos.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorMateria/direitos-humanos-64

Nos acompanhe nas redes sociais! Com frequência disponibilizamos informações relativas a concursos, provas comentadas, sugestões de recurso etc. Acompanhe-nos nos canais abaixo:

FACEBOOK

https://www.facebook.com/direitoshumanosparaconcursos

PERISCOPE

@rstorques

YOUTUBE

https://www.youtube.com/c/RicardoStrapassonTorques

E-MAIL

rst.estrategia@gmail.com

Ricardo Torques

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

16 horas atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

14 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

16 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

17 horas atrás

Concursos Bahia: vagas e editais para 2024!

Esse artigo foi feito especialmente para você que pretende prestar concurso na Bahia. Sabendo quais…

17 horas atrás

Concurso Politec PE terá prova discursiva? Veja os detalhes!

Se você já se inscreveu ou pretende participar do concurso público Politec PE (Polícia Técnica do…

17 horas atrás