Concursos Públicos

Legítima defesa de terceiro

Vamos entender um pouco mais sobre Legítima Defesa de Terceiro.

Legítima Defesa de Terceiro

Olá, estrategistas! O momento atual está excelente para quem pretende conquistar um cargo público, afinal, são muitos os concursos abertos e outros mais ainda estão por vir.

Então, sem mais delongas, vamos entender um tópico fundamental para quem estuda direito penal: a legítima defesa de terceiro.

O que é legítima defesa?

Primeiramente, antes de adentrarmos no assunto, precisamos entender o que é legítima defesa, certo?

A legítima defesa é o instituto jurídico que permite aos cidadãos a possibilidade de, em determinadas situações, agir em defesa própria ou de outrem. Ela é considerada causa de exclusão de ilicitude, ou seja, o fato típico não é considerado crime quando praticado.

Embora existam vários conceitos doutrinários, o Código Penal trouxe uma definição bem abrangente que é bastante cobrada nos certames:

Art. 25 – Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Como podemos ver, para que seja considerada legítima defesa, faz-se necessária a presença de alguns elementos caracterizadores.

Vamos vê-los individualmente?

Requisitos da Legítima Defesa

Assim, uma vez esclarecido o que é a legítima defesa, precisamos entender cada um dos seus elementos caracterizadores. Esses elementos (também chamados de requisitos) precisam ser cumulativos. Isto é, todos precisam estar presentes para que a defesa seja considerada legítima.

1) Injusta agressão

De acordo com a doutrina, a agressão deve ser entendida como a ameaça humana de lesão de um interesse juridicamente protegido. Esta agressão precisa também ser injusta, ou seja, precisa não ter amparo jurídico, ser considerada ilícita.

TOME NOTA: Não há que se falar em agressão animal, a agressão é essencialmente humana. Quando um animal faz um ataque, defender-se dele é caracterizado como estado de necessidade. Contudo, se o ataque do animal for provocado por alguém, será considerada legítima defesa.

2) Atual ou iminente

Enquanto a agressão atual pode ser entendida como aquela que está em pleno andamento, a iminente é aquela que está em vias de acontecer.

Não há que se falar em agressão futura.

3) Uso moderado dos meios necessários

O ataque e a defesa devem ser proporcionais. Desta forma, quem empregar a defesa, deve utilizar dos meios disponíveis apenas suficientes para tanto. Caso contrário, o agente responderá pelos excessos.

4) Direito seu ou de outrem

Por fim, o agente pode tanto defender injusta agressão de direito próprio quanto de direito alheio. Neste último caso, configura-se a chamada legítima defesa de terceiro.

Legítima Defesa de Terceiro

Conforme vimos acima, o agente pode também intervir na defesa de terceira pessoa. Esta possibilidade é amparada pelo princípio da solidariedade humana e pode ser exercida por qualquer pessoa, independente da relação ou proximidade entre o ameaçado e o reagente.

O terceiro defendido pode ser também pessoa jurídica, particular ou pública, bem como a coletividade.

TOME NOTA: É admitida a legítima defesa do feto. Neste caso, o agente pode utilizar-se da força para evitar que a gestante pratique um auto aborto ou médico que esteja na iminência de praticar aborto na gestante.

Também cabe destacar que os requisitos para a defesa de terceiro são os mesmos da defesa própria e, em regra, qualquer bem jurídico pode ser protegido sem que haja a necessidade de consentimento do agredido.

Contudo, esta ausência de consentimento só se dá em relação aos bens jurídicos indisponíveis. Desta forma, é lícito, inclusive, que o agente, para pôr a salvo a vida de alguém (bem indisponível) que esteja tentando suicídio, atinja-lhe a integridade física.

De outra forma, tratando-se de bem jurídico disponível, o agente só poderá defendê-lo com o consentimento do titular. Assim, se o agente atuar contra a vontade do terceiro possuidor do bem, a defesa será considerada ilegítima.

Conclusão

Esperamos que esse pequeno resumo sobre Legítima Defesa de Terceiro os ajudem na jornada rumo ao cargo público almejado. Contudo, é bom ressaltar que este artigo não pretende esgotar todo o conteúdo.

Para que vocês dominem a banca é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF dos Cursos do Estratégia, pois o material constante nas aulas é completo e formulado por professores plenamente gabaritados.

Conheçam também o Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

Um excelente estudo a todos e até a próxima!

Renata Sodré

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Renata Araújo Sodré da Silva

Posts recentes

Concurso Joinville tem quase 23 mil inscritos! Provas dia 28!

Cerca de 22.937 candidatos devem realizar as provas do concurso da Prefeitura de Joinville, no…

45 minutos atrás

Concursos Polícia Penal: veja os próximos editais previstos

Você tem o sonho de ingressar na Segurança Pública, mas não sabe qual carreira escolher?…

47 minutos atrás

Concurso Sefaz RJ: salário até R$ 27 mil; banca iminente!

Edital até junho! Uma das grandes apostas do estado do Rio de Janeiro, em termos…

1 hora atrás

Processo seletivo do MGI tem comissão formada; 200 vagas

Foi divulgada a Comissão responsável pelo próximo processo seletivo simplificado do MGI (Ministério da Gestão…

1 hora atrás

Confira o resultado final do concurso TCDF!

O resultado final do concurso TCDF foi homologado e divulgado nesta quinta-feira, 25 de abril,…

2 horas atrás

Concurso FUNAP DF: grupo de trabalho formado!

Está oficialmente formado o Grupo de Trabalho do próximo concurso FUNAP DF (Fundação de Amparo…

2 horas atrás