Recursos no Processo Administrativo
Saiba tudo sobre o Juiz de Direito, como funciona essa carreira.
A magistratura é uma das carreiras mais desejadas pelos bacharéis em Direito e atrai milhares de candidatos a cada certame. Porém, alcançar esse objetivo não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação e foco.
Mas as prerrogativas, a importância do cargo e os altos subsídios certamente fazem valer a pena tanto esforço. A recompensa é principalmente poder mudar a vida das pessoas e colaborar para o efetivo cumprimento das leis no país.
A atuação do juiz está relacionada diretamente com a sociedade. Porém, o conhecimento popular nem sempre está alinhado à realidade dessa profissão, por isso vamos aprender um pouco mais sobre o Juiz de Direito e como funciona essa carreira.
Antes de mais nada, precisamos fazer algumas considerações prévias. Os membros do Poder Judiciário com a função de solucionar conflitos de interesse são genericamente chamados de magistrados.
Porém, podem receber nomenclaturas diferentes a depender da forma de atuação ou órgão ao qual está vinculado. É o caso dos ministros em tribunais superiores e desembargadores em tribunais de segunda instância, por exemplo.
Na primeira instância dos estados e do Distrito Federal, os magistrados são chamados de Juiz de Direito. Eles atuam na resolução de conflitos regrados pelas leis do seu respectivo estado e em alguns casos específicos.
Para ingressar na carreira de Juiz de Direito, o candidato deve possuir bons antecedentes e não estar legalmente impedido. Essa verificação geralmente é feita através de certidões e investigação da vida pregressa do candidato.
Além disso, ele deve ser bacharel em Direito e, de acordo com a Emenda Constitucional 45/2004, possuir no mínimo três anos de atividade jurídica. Essa atividade jurídica é interpretada como o exercício de atribuições de profissionais do Direito, indo desde o exercício da advocacia até cargos que exigem essa formação como requisito.
Em geral o ingresso na magistratura ocorre mediante avaliação em quatro etapas:
Além disso, os candidatos costumam ser submetidos a uma avaliação de títulos sem caráter eliminatório. Essa avaliação atribui pontuação extra a realizações profissionais e acadêmicas do candidato, o que pode alterar um pouco a ordem de classificação no concurso.
Com o surgimento do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), o processo de seleção para a magistratura ganhou uma fase preliminar ao concurso. Ele consiste em uma prova de caráter apenas eliminatório que habilita o candidato a fazer inscrição em concursos de magistratura.
Atualmente as regras do exame estão disciplinadas na Resolução ENFAM 13/2025, emitida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Conforme regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ENAM pode substituir a primeira fase do concurso.
Depois de todas as fases do concurso, os magistrados iniciam sua carreira como Juiz Substituto. Cabe a ele atuar conjuntamente e em substituição ao juiz titular a fim de ir adquirindo experiência.
Geralmente essa atuação inicial ocorre com vários outros magistrados dentro de uma mesma circunscrição, que é a divisão territorial de atuação do Poder Judiciário.
Um juiz deixa de ser substituto quando promovido a Juiz de Direito de 1ª entrância e passa a atuar em cidades de menor porte. O próximo passo é ser Juiz de Direito de 2ª entrância, atuando em uma área especializada de cidades de maior porte.
Em seguida, o juiz pode ser promovido a Juiz de Direito de entrância especial e, finalmente, a desembargador do Tribunal de Justiça. A organização judiciária pode apresentar algumas diferenças entre si, mas geralmente orbitam em torno dessa mesma lógica.
As promoções ocorrem segundo critérios de antiguidade e merecimento alternadamente. Em média, um Juiz de Direito leva cerca de 20 anos para tornar-se desembargador do Tribunal de Justiça do seu estado.
O Juiz de Direito atua na esfera da Justiça Estadual, decidindo na primeira instância sobre causas cíveis, criminais, familiares, empresariais, tributárias e outras de competência estadual.
Embora seja estadual, o Juiz de Direito pode ainda atuar prestando um serviço à Justiça Eleitoral (da União). Nessa atribuição, ele recebe a denominação juiz eleitoral.
As atribuições de um Juiz de Direito geralmente estão relacionadas em um Código da Organização Judiciária do respectivo estado e podem englobar atividades administrativas e judiciárias. Dentre elas:
O artigo 95 da Constituição Federal garante aos magistrados a inamovibilidade, a vitaliciedade e a irredutibilidade de subsídios. Essas garantias buscam evitar que os magistrados fiquem expostos ao poder político ou econômico dos eventuais interessados em suas decisões.
A inamovibilidade consiste na impossibilidade de remoção do juiz de sua vara/comarca, a não ser por desejo próprio. Em casos de interesse público, esse direito pode ser mitigado de acordo com a lei.
A vitaliciedade garante que o magistrado após dois anos de atividade não seja desprovido do cargo, a não ser por sentença judicial transitada em julgado. Essa dificuldade maior de retirar um juiz do cargo colabora para que ele tenha decisões mais autônomas, já que não perderá o cargo por mera decisão administrativa que possa estar influenciada por simples descontentamento com alguma decisão do magistrado.
A contraprestação do serviço do magistrado é o subsídio, que é um dos maiores entre os profissionais do Direito. Um Juiz de Direito Substituto recebe em média subsídios acima de R$ 23 mil e podem chegar ao teto da remuneração do serviço público em decorrência de promoções na carreira.
Os magistrados cumulativamente podem ainda atuar como professor. Essa é uma grande oportunidade de manterem-se atualizados e ajudar a formar novos profissionais.
Um profissional que impacta tanto na vida das pessoas e na sociedade deve estar muito bem preparado, não só quanto ao conhecimento, mas também com relação a todas as habilidades necessárias a um bom julgador. Os concursos para a magistratura buscam avaliar todas essas características dos candidatos.
Assim, é necessário que o candidato domine o conteúdo de forma aprofundada de diversos assuntos da perspectiva jurídica. Isso significa que um material robusto e incansáveis horas de dedicação são só o começo.
Além disso, ele deve acompanhar os informativos com as principais decisões tomadas pelos tribunais e noticiários. Os mais importantes são o do STF e do STJ, além do tribunal que deseja concorrer.
De acordo com o Relatório Justiça em Números, elaborado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário conta com atuação de cerca 70% dos magistrados na Justiça Estadual. Mas, embora seja uma carreira atrativa, o preenchimento dos cargos geralmente é deficitário.
Um dos principais motivos para esse déficit pode ser a dificuldade de aprovação nos concursos. Um levantamento da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostrou que um juiz participa, em média, de dois a três concursos, com tempo médio de estudo de três anos e meio, antes da aprovação .
Ainda de acordo com a associação, o número de mulheres ocupando cargos de juiz aumentou consideravelmente. Mas, de acordo o CNJ, as magistradas ainda não chegam a 37% dos cargos e os negros nem a 15%.
Em suma, a busca pela carreira de Juiz de Direito está repleta de desafios que vão desde a preparação para o concurso até a resolução de conflitos no exercício da profissão. Assim, estudo, atualização e preparação devem ser práticas constantes antes e depois da aprovação.
Por outro lado, os subsídios, a inamovibilidade e a vitaliciedade são exemplos de prerrogativas que encantam os concurseiros em busca de uma vaga de Juiz de Direito. Se esse for o seu caso, mantenha o foco e a dedicação que o resultado sempre vem.
Um novo concurso da Câmara de Petrolina PE é anunciado. Último edital foi publicado em…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Terra Roxa, no Paraná. São…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Novo concurso Guarda de Santa Luzia do Norte oferta 10 vagas de nível médio! Foram…
Novo concurso Guarda Municipal de Satuba oferece vagas de nível médio! Foram divulgados os gabaritos…
Câmara de Cassilândia MS oferece vagas nos níveis médio e superior em seu novo concurso!…