Concursos Públicos

Inquérito Policial para a PC-BA

Aprenda sobre o Inquérito Policial para a PC-BA!

Inquérito Policial para a PC-BA

As provas para o concurso da Polícia Civil da Bahia se aproximam e os candidatos precisam estar afiados. Para auxiliar os nossos futuros policiais civis, preparamos um pequeno resumo sobre inquérito policial para a PC – BA.

O que é inquérito policial?

De acordo com Pedro Lenza, é um procedimento administrativo investigatório instaurado em razão da prática de infração penal, composto por uma série de diligências, que tem como objetivo obter elementos de prova para que o titular da ação possa propô-la contra o criminoso.

Natureza e Finalidade – Inquérito Policial para a PC BA

O inquérito tem natureza de uma instrução provisória, preparatória e informativa, em que se colhem elementos complicados de se obter na instrução judiciária.

Em relação a sua finalidade, pode-se afirmar que é a apuração dos fatos que venham a configurar a infração penal e a respectiva autoria para servir de base à ação penal ou às providências cautelares pertinentes. Ou seja, a finalidade do IP é esclarecer a veracidade de uma infração penal, bem como apurar os seus responsáveis.

Desta forma, é importante ressaltar que o inquérito policial não tem o condão de julgar ou determinar a condenação dos indivíduos.

Características – Inquérito Policial para a PC-BA

A doutrina não é unânime ao elencar as características do inquérito policial. Desta forma, com o intuito de resumir este tema, elencamos as características mais conhecidas e pedidas nas provas. Vamos ver uma a uma?

a) Escrito: Os atos da investigação devem ser reduzidos a escrito e, em seguida, reunidos nos autos de inquérito policial.

b) Inquisitividade: Os princípios do contraditório e da ampla defesa não recaem durante esse procedimento. Desta forma, a autoridade policial realiza os atos do inquérito policial de forma unilateral, ou seja, sem a necessidade de produção de provas ou a participação da acusação e da defesa.

c) Dispensabilidade: O titular da ação penal pode dispensar o inquérito policial e oferecer denúncia ou queixa diretamente, desde que disponha de base suficiente (indícios de autoria e prova da existência da infração penal).

d) Oficial: O inquérito policial cabe à autoridade policial competente que, no caso, é o delegado de polícia.

e) Sigiloso: A autoridade pode decretar sigilo ao inquérito policial. Contudo, este sigilo não se aplica ao Juiz, ao MP e ao advogado. O sigilo é necessário para a elucidação dos fatos sem interferência exterior.

SÚMULA 14 do STF: É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

f) Oficiosidade: A autoridade policial deve instaurar o inquérito policial ex officio, ou seja, por sua própria iniciativa, sempre que tomar conhecimento de um crime de ação penal pública incondicionada.

Para melhor elucidar, fizemos um pequeno mapa mental com o mnemônico para que vocês possam baixar.

Características do Inquérito Policial

Prazos para conclusão do Inquérito Policial

A partir do momento em que o inquérito policial é iniciado, a autoridade tem que concluí-lo dentro dos prazos previstos na lei. Contudo, esses prazos variam se o indiciado está solto ou preso, da esfera ou do delito cometido.

Regra Geral (prevista no CPP):

Os prazos para a conclusão do inquérito estão previstos no Art. 10 do Código de Processo Penal. O referido artigo dispõe que o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado estiver preso ou no prazo de 30 dias quando estiver solto.

Indiciado solto: 30 dias, podendo ser prorrogado quando o fato for de difícil elucidação e houver concessão do juiz.
Indiciado preso: 10 dias, improrrogável.

Contudo, é importante notar que as legislações extravagantes trazem outros prazos. Desta forma, para facilitar, fizemos um quadro para facilitar a diferenciação.

Conclusão – Inquérito Policial para a PC-BA

Esperamos que esse pequeno resumo sobre o Inquérito Policial para a PC-BA os ajudem. Contudo, é bom ressaltar que este artigo não esgota todo o conteúdo.

Assim, para que vocês dominem a banca é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF dos Cursos do Estratégia e façam muitas questões através do  Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

Um excelente estudo a todos e até a próxima!

Renata Sodré

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Renata Araújo Sodré da Silva

Posts recentes

Concursos Abertos: milhares de vagas e inicial de R$ 22 mil!

Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos? São diversas oportunidades que…

10 horas atrás

Veja o número de convocados no último concurso CLDF

Você que vai prestar o concurso CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) já sabe quantos aprovados…

5 minutos atrás

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

3 horas atrás

Concurso Cruzeiro SP: são 507 vagas; até R$ 16,7 mil!

A Prefeitura de Cruzeiro, município do estado de São Paulo, publicou quatro novos editais de…

10 horas atrás

Concurso Polícia Penal CE: veja os novos salários após reajuste

Após o governador Elmano de Freitas anunciar o reajuste salarial de 5,62% para os servidores…

10 horas atrás

Concurso Câmara de Vitória divulga resultados definitivos

Nesta quinta-feira, 28 de março, foram divulgados os resultados preliminares da prova objetiva do concurso…

10 horas atrás