Jurídico

Informativo STJ 598 – Informativo Estratégico

Olá pessoal! Estou passando aqui hoje para divulgar o Informativo STJ 598 comentado, como parte do Projeto Informativo Estratégico.

Nessa rodada tivermos diversos julgados nas áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Processual Civil e Direito Penal. 

O primeiro julgado possui especial importância para as carreiras federais. Não deixe de conferir a análise do Prof. Erick Alves sobre julgado do STJ envolvendo a inaplicabilidade da “teoria do fato consumado" para consolidar remoção de servidor público destinada a acompanhamento de cônjuge, em hipótese que não se adequa à legalidade estrita, mesmo que a remoçãõ tenha perdurado por vários anos em virtude de decisão liminar não confirmada por ocasião do julgamento de mérito.

Em Direito Civil, analisou o Prof. Paulo Sousa, mesmo estando o imóvel ainda não partilhado, cabe a fixação de aluguel em favor do ex-cônjuge que deixou o lar conjugal, devendo ressarcir ao outro  a partir da citação na ação, segundo entendimento do STJ.

Em outro julgado em Direito Civil, o Professor analisa a responsabilidade civil por dano moral "in re ipsa" quando configurada agressão, verbal ou física, de um adulto contra uma criança ou adolescente.

Em Previdenciário, o Prof. Ali Jaha analisou julgado que discute a incidência de contribuição previdenciária sobre os valores recebidos a título de correção monetária em execução de sentença na qual se reconheceu o direito a reajuste de servidores públicos.

Em Direito Penal, o Prof. Renan Araújo analisa a possibilidade de delito decorrente de "extorsão mediante mal espiritual". Fique atento!

Não deixe de dar uma olhada no Informativo STJ 598 comentado. Esse conhecimento acerca da jurisprudência do STJ vai ajudar, e muito, você a acertar as questões da sua prova! :)

Você pode receber nossos informativos diretamente no seu e-mail! INSCREVA-SE AQUI!

Leia os comentários clicando no link a seguir:

Informativo STJ 598 – Informativo Estratégico

Convidamos você também para curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook e acompanhar nossos conteúdos gratuitos!

Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse

INFORMATIVOS STF Comentados

INFORMATIVOS STJ Comentados

Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:

Magistratura TJ-SP (edital lançado!)

Magistratura Estadual (Regular)

Magistratura Federal (Regular)

Promotor de Justiça (Regular)

Cursos para DPE-PR

Cursos para PGM-Fortaleza

Cursos para PGM-BH

Cursos para Procurador Federal

Cursos para Procurador do BACEN

Cursos para PGE-SP

Cursos para PGE-SE

Cursos para PGFN

Cursos para DPU

Cursos para PGE (Regular)

Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo!

Abraço.

Ricardo Torques

Posts recentes

Concurso Salto da Divisa (MG): PS 2025 com 22 vagas

A Prefeitura de Salto da Divisa (MG) publicou o Processo Seletivo n.º 001/2025, com 22…

6 horas atrás

Concurso Salinas (MG): sem novo edital previsto

Prefeitura de Salinas (MG): processo seletivo em 2023 com 65 vagas para Agentes de Saúde.…

6 horas atrás

Concurso Rubim (MG): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Rubim, no Vale do Jequitinhonha (MG), realizou seu último processo seletivo em…

6 horas atrás

Concurso Rubelita (MG): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Rubelita ainda não tem novo concurso previsto; confira o histórico e acompanhe…

6 horas atrás

Concurso Rosário da Limeira (MG): sem novo edital

Registros históricos apontam concurso em 2014 com 52 vagas; Câmara abriu edital em 2024 e…

6 horas atrás

Concurso Romaria (MG): sem novo edital previsto

Prefeitura de Romaria (MG) realizou concurso público em 2023: 2 vagas para Fiscal de Tributos,…

6 horas atrás