O presente artigo visa demonstrar a importância de disciplina e rotina para estudos focados em concursos públicos, de bancas como a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Inicialmente, pontua-se que o estudo para concursos é voltado para editais geralmente extenso, tornando grande o volume do conteúdo total, e do número de disciplinas a serem estudadas. Desse modo, a distribuição das diferentes disciplinas é melhor absorvida diluída no tempo, que deve ser bem organizado.
Além disso, o alcance da vaga almejada pode ser um projeto de longo prazo. E o sucesso se dá com a melhoria progressiva do desempenho.
Portanto, constância é muito importante nos estudos para concursos, assim como hábitos. Também é necessário equilíbrio emocional.
Iniciando a análise sobre importância de disciplina e rotina para estudo de concursos públicos, aborda-se a rotina.
A definição de rotina pode ser pontuada como um conjunto de tarefas organizadas e repetidas ao longo do tempo. A rotina geralmente cria padrões, hábitos e horários fixos.
No caso do estudo para concursos públicos, a rotina pode ser uma ferramenta de estudo. Vai ajudar a organizar o tempo, e a ordem do que fazer. É um planejamento diário que vai guiar o quê, quando, e quanto estudar.
Assim, ela vai ajudar a distribuir as disciplinas entre os horários de estudos. Também a forma de estudo, como leitura de PDF, resolução de questões, revisão ou descanso, ao longo do tempo.
Prosseguindo a dissertação sobre a importância de disciplina e rotina, o tópico é a disciplina.
Disciplina é a capacidade de manter a constância e o foco em alguma tarefa. Se trata de determinação e força de vontade. Manter o propósito não desistir nem se distrair. E isso pode ser aplicado à rotina.
No caso dos estudos de concursos, é saber vencer a vontade de procrastinação, caso ela surja. É se manter firme no plano de estudos. Saber encarar possíveis reprovações no caminho e aprender com os erros. Saber interpretar o progresso, e não desistir.
Disciplina é um estado de ânimo, um pilar que sustenta a rotina, que por sua vez facilita o caminho da aprovação.
Seguindo com o artigo “Importância de disciplina e rotina”, aborda-se equilíbrio emocional.
É comum o estudante de concursos sentir ansiedade, trazida pelo estresse e incerteza. São sentimentos naturais dos estudos e das provas. É outro problema a lidar, a não ser só estudos.
A rotina e a disciplina não só guiam e organizam os estudos em si. Também ajudam a manter o equilíbrio emocional, tão importante para o candidato.
Assim, o plano de estudos traz a sensação de avanço e estabelece o dia a dia. Acalmando a ansiedade, e diminuindo a incerteza do candidato. Aumenta o foco necessário nos estudos em si.
Continuando a discorrer sobre a importância de disciplina e rotina, aborda-se o risco de desorganização.
Desorganização é a falta de rotina e disciplina nos estudos. Sem rotina, os estudos se tornam irregulares, e compromete a constância. Já sem disciplina, pode haver procrastinação e comprometimento da concentração nos estudos.
No lado do equilíbrio emocional, pode haver frustração. Além de abalo da motivação, que pode resultar em abandono temporário ou permanente dos estudos.
Continuando a análise da importância de disciplina e rotina nos estudos, aborda-se uso de ferramentas facilitadoras.
Existem ferramentas facilitadoras, para colocar em pratica disciplina e rotina nos estudos para concursos.
Por exemplo, cronograma de estudos, que em cada dia organiza intervalos de estudos organizados, para fechar o edital a tempo. Além do uso de metas diárias ou semanais, para acompanhar o progresso. Também pode-se citar listas de questões.
Existem ferramentas bem específicas, do Estratégia Concursos, voltadas para cargos específicos, que estão mostrando muita eficiência em aprovações.
A Trilha Estratégia, que guia os estudos do candidato do começo ao fim da preparação.
E o Passo Estratégico, que é uma revisão guiada, que vai direto ao ponto que a banca da prova costuma cobrar.
Para finalizar o artigo “Importância de disciplina e rotina”, tecem-se as considerações finais.
O uso da rotina e disciplina, tanto para os estudos em si, quanto para o equilíbrio emocional necessário, trazem benefícios ao candidato. Já a desorganização pode prejudicar os estudos.
Seja usando ferramentas prontas, misturando elas, ou criando as próprias ferramentas, o jeito mais confortável é importante é começar e colocar em prática o uso de disciplina e rotina para estudar.
Tornar o estudo um hábito faz com que ele alcance a constância necessária, diminuir a ansiedade e acelerar a aprovação.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso público ISS Planaltina, em Goiás, está com inscrições encerradas. Os candidatos puderam se…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Planaltina, no estado de Goiás. A…
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou que o Governo do Estado apresente, de…
Concurso SAP SP exige nível superior e idade máxima de 35 anos para Policial Penal…
O período para se inscrever no edital de concurso da Prefeitura de Nazaré da Mata,…