Executivo (Administrativa)

IBRAM confirma adesão ao CNU 2.0; são 28 vagas!

Atenção! O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) confirmou a adesão à próxima edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2.0)!

Em comunicado, divulgado na última quinta-feira (9), o Instituto informou que as vagas autorizadas irão compor o quadro de oportunidades junto com outros órgãos.

Ao todo, foram autorizadas 28 vagas imediatas para os cargos de Analista I (13) e Técnico em Assuntos Culturais, ambos de nível superior.

No entanto, em resposta a equipe de jornalismo do Estratégia, o Ibram confirmou que serão solicitadas novas vagas, quantitativo que poderá ser vinculado ao CNU 2.0.

IBRAM confirma adesão ao CNU 2.0; são 28 vagas!

Com autorização desde novembro, o edital deve ser publicado em até 6 meses após a publicação da portaria, ou seja, até maio de 2025.

A expectativa é, então, de que mais informações sobre a segunda edição do gigante “ENEM dos concursos” sejam divulgadas ao longo das próximas semanas!

Detalhes do CNU 2.0 em fevereiro de 2025

Isso porque, além do prazo do concurso Ibram, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou que novos detalhes só serão divulgados em fevereiro de 2025.

O anúncio da ministra foi feito durante coletiva de imprensa do Ministério Público (MP) sobre Transformação do Estado associada à gestão de pessoas, em que ela foi convidada.

Vale lembrar que era previsto o anuncio de uma nova edição do gigante “ENEM dos concursos” no final de 2024, mas, com a fala da ministra, a decisão ficará apenas para o ano de 2025.

Nessa decisão, diversos fatores serão considerados, como, por exemplo, o interesse dos órgãos e autarquias federais em participar da seleção, além da disponibilidade de orçamento e sua logística.

Sobre o IBRAM

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

Quer saber mais informações sobre o concurso IBRAM e de sua adesão ao CNU 2.0? Então, confira abaixo o nosso artigo completo:


Quer estudar para o concurso IBRAM?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.

Posts recentes

Concurso SES TO: comissão formada! Serão 5,1 mil vagas

Novo concurso SES TO terá mais de 5 mil vagas! Lei que amplia quadro de…

2 horas atrás

Concurso SES TO: 5,1 mil vagas; comissão instituída!

Com comissão formada, o novo concurso SES TO foi autorizado para provimento de mais de…

2 horas atrás

Concursos Centro-Oeste: vagas, editais e últimas notícias!

Acompanhe os editais dos Concursos Centro-Oeste previstos para os próximos meses Se você sonha em…

3 horas atrás

Concursos DF 2026: veja vagas, editais e últimas notícias!

Opções na área de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja os editais…

3 horas atrás

Concurso SEDES DF: autorizado; 1.197 vagas!

Secretária confirma realização do concurso SEDES DF com mais de mil vagas! Atenção, corujas! Está…

3 horas atrás

Concurso SEDES DF é autorizado; serão 1,1 mil vagas!

A secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Ana Paula Marra, confirmou que o novo…

3 horas atrás