Concursos Públicos

Governo pode reduzir carreiras de servidores federais

As carreiras do serviço público federal podem sofrer uma mudança nos próximos meses, com uma redução em seu quantitativo. Isso porque, o governo federal possui uma proposta de enxugar tais carreiras.

Por exemplo, se hoje há cerca de 150 carreiras — que englobam cargos como os de auditores fiscais, policiais federais, gestores e analistas de políticas públicas —, a ideia é que esse número caia para algo entre 20 e 30.

Apesar de ainda não estar nada oficialmente decretado, tal medida segue em estudo pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que elabora uma proposta de reforma administrativa do governo.

Cabe destacar que as medidas mencionadas não devem valer para os cargos de juízes e procuradores, considerados membros de Poder, e carreiras já organizadas, como as das Forças Armadas e o corpo diplomático do Itamaraty.

O plano do governo na mudança das carreiras dos servidores foi antecipado pelo atual secretário extraordinário para a Transformação do Estado, Francisco Gaetani, da pasta da ministra Esther Dweck.

Governo pode reduzir carreiras de servidores federais

Ademais, o plano para a fusão ou eliminação de carreiras é garantir os direitos dos atuais servidores, criando regras de transição distintas para os que ingressaram no serviço público antes de 1988, entre 1988 e 1995, entre 1995 e 2003, e até 2010.

As regras mexeriam mais com os mais recentes e principalmente com os novos entrantes dos concursos autorizados em 2023, que somam cerca de 9 mil vagas.

“A ideia é fechar um mapa completo das carreiras, até o fim do ano. De 150 carreiras, vamos fazer um mapa de 20, 30 que fazem sentido”, disse o secretário, acrescentando que devem ser reforçadas categorias consideradas essenciais hoje ao Estado, antigas ou recentes, como as de estatísticos, psicólogos e profissionais de tecnologia.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para os concursos federais?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão, formado em Jornalismo, Rádio e TV pela Faculdade Integrada Rio Branco, com especializações em Gestão Empresarial e Marketing pelo Módulo. Atuou como produtor no SBT, TV Bandeirantes e Rádio Band FM, além de acumular três anos de experiência no setor de concursos públicos pela LFG (Luiz Flávio Gomes). No Estratégia Concursos, atua na apuração de notícias da área fiscal, além de coberturas sobre concursos das áreas de controle (TCU, TCE, etc), concurso AFT, área de gestão e administrativa, bem como dos órgãos participantes do CNU. Também possui experiência em link building e análise de mídia, adquirida durante sua atuação na agência SEO Marketing.

Posts recentes

Operações entre Partes Relacionadas no IBS e CBS para SEFAZ-SP

Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Um dos temas mais quentes da Reforma Tributária, e que…

10 horas atrás

Saiba tudo sobre Pronomes Pessoais

Saiba tudo sobre pronomes pessoais, suas classificações e usos, apresentados de forma prática e clara,…

10 horas atrás

Saiba tudo sobre o losango

Entenda tudo sobre o losango. Olá pessoal, tudo bem? Atualmente muitas questões de Matemática em…

11 horas atrás

Concursos abertos: os principais editais publicados em janeiro

2026 mal começou e seu primeiro mês, janeiro, trouxe editais de concursos que podem ser…

13 horas atrás

Cadernos de reta final para o concurso Telebras

Cadernos de questões para o concurso da Telebras: resolva questões e eleve sua preparação a outro…

13 horas atrás

Resumo sobre o crime de embriaguez ao volante

Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre o crime de embriaguez ao volante, destacando…

13 horas atrás