Engenharias e TI

Governança de TI na Veia: CMMI V3.0.

Depois de uma longa espera, vamos retomar os temas de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação (TI). No artigo de hoje, você vai aprender conosco os principais pontos do Capability Maturity Model Integration (CMMI) V3.0.

O CMMI V3.0 é uma atualização recente do modelo. Com esta leitura, você sairá na frente do seu concorrente, pois não há tantos materiais sobre o tópico produzidos para concursos.

Justamente por esse motivo, optamos por abordar o CMMI V3.0 no artigo de hoje, apostando no fato de que será novidade para a maioria dos nossos leitores. Veja agora o que você vai aprender conosco nesta publicação:

  • O que é o CMMI?
  • Áreas de Categoria do CMMI V3.0
  • Áreas de Capacidade do CMMI V3.0
  • Domínios do CMMI V3.0
  • Áreas de Prática do CMMI V3.0
  • Níveis de Maturidade do CMMI V3.0
  • Mapa Mental

Recomendamos a leitura aos concurseiros da área de TI, principalmente aos que pretendem fazer provas específicas da área de Controle. Porém, se você não faz parte desse grupo e deseja continuar conosco, fique à vontade, pois você é sempre bem-vindo por aqui.

Preparamos um artigo curtinho e esquematizado, para otimizar bastante o seu estudo para concursos. Além de comprometido e dedicado, você é um ser humano extremamente ocupado e não pode perder tempo de jeito nenhum. Portanto, chega de papo e vamos lá!

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Primeiramente, o CMMI é um modelo de maturidade e capacidade para organizações. De forma breve, ele possibilita uma espécie de categorização das empresas, enquadrando-as em níveis, de acordo com a estruturação dos seus processos.

Na prática, os processos das empresas passam por uma espécie de auditoria para receber tal categorização. Em outras palavras, alguém visita a organização e avalia com rigidez se os processos são feitos de maneira desordenada, gerenciada, definida etc.

O grau de estruturação dos processos, de uma maneira geral, irá definir a categoria em que a empresa se encontra no momento. Porém, isso não significa que ela irá permanecer estagnada na mesma categoria até o fim dos tempos.

Os processos sofrem modificações durante o seu ciclo de vida. Assim, nada impede que a empresa passe por uma nova reavaliação de sua categoria após uma fase de evolução dos seus processos.

O CMMI V3.0 é composto por 4 áreas de categoria, que se relacionam e definem práticas para a melhoria de performance nas atividades de uma organização.

Figura 1 – Áreas de Categoria do CMMI V3.0.

O CMMI V3.0 é composto por 12 áreas de capacidade, enquadradas nas áreas de categoria previamente apresentadas. As áreas de capacidade são grupos lógicos de práticas comuns e relacionadas que as organizações encontram no desenvolvimento ou entrega de produto ou serviço.

Figura 2 – Áreas de Capacidade do CMMI V3.0.

O CMMI V3.0 é composto por 8 domínios, que podem agrupar as áreas de prática (veremos na próxima seção). Talvez ainda esteja muito abstrato na sua mente, mas você verá mais adiante que os conceitos estão interligados.

Figura 3 – Domínios do CMMI V3.0.

O CMMI V3.0 se compõe de 31 áreas de prática, que podem ou não estar subdivididas dentro dos domínios que mencionamos anteriormente. Nesse sentido, algumas delas são marcadas como principais/gerais pelo próprio CMMI, sem nenhum domínio associado.

ÁREAS DE PRÁTICADOMÍNIOS
Análise Causal e ResoluçãoX
Análise de Decisão e ResoluçãoX
Capacitação da Força de TrabalhoPessoas
ContinuidadeServiços
Controle e MonitoramentoX
Desenvolvimento de Ativos de ProcessoX
EstimativaX
Garantia de Qualidade do ProcessoX
Gerenciamento de Ameaças e Vulnerabilidades de SegurançaSegurança
Gerenciamento de ConfiguraçãoX
Gerenciamento de Contratos de FornecedoresFornecedores
Gerenciamento de DadosDados
Gerenciamento de Entrega de ServiçosServiços
Gerenciamento de Performance e GestãoX
Gerenciamento de ProcessosX
Gerenciamento de Riscos e OportunidadesX
Gerenciamento de Serviços EstratégicosServiços
Gerenciamento e Desenvolvimento de RequisitosX
GovernançaX
Habilitação da ProteçãoProteção
Habilitação da SegurançaSegurança
Habilitação do Trabalho VirtualVirtual
Infraestrutura de ImplementaçãoX
Integração do ProdutoDesenvolvimento
PlanejamentoX
Qualidade dos DadosDados
Resolução de Incidentes e PrevençãoServiços
Revisões em ParesX
Solução TécnicaDesenvolvimento
Treinamento OrganizacionalX
Verificação e ValidaçãoX
Tabela 1 – Áreas de Prática e Domínios do CMMI V3.0.

O CMMI V3.0 contém 5 níveis de maturidade. O nível mais baixo representa pouca ou nenhuma maturidade nos processos organizacionais, enquanto o nível mais alto representa maturidade elevada.

Figura 4 – Níveis de Maturidade do CMMI V3.0.

Para uma empresa obter um nível de maturidade do CMMI para um determinado domínio, as 17 áreas de prática principais devem satisfazer o nível de maturidade desejado, além das áreas de prática específicas de cada domínio.

Nós apresentamos as áreas de prática (principais e específicas), bem como as relações com seus respectivos domínios (quando se aplicar), na seção anterior. Vamos ver um exemplo para clarificar a sua mente.

Exemplo:Caso a empresa deseje obter o nível de maturidade 3 – Definido para o domínio Desenvolvimento, deverá implementar as 17 áreas de prática principais e as 2 áreas de prática específicas do domínio (Integração do Produto e Solução Técnica).

1) Análise Causal e Resolução
2) Análise de Decisão e Resolução
3) Controle e Monitoramento
4) Desenvolvimento de Ativos de Processo
5) Estimativa
6) Garantia de Qualidade do Processo
7) Gerenciamento de Configuração
8) Gerenciamento de Performance e Gestão
9) Gerenciamento de Processos
10) Gerenciamento de Riscos e Oportunidades
11) Gerenciamento e Desenvolvimento de Requisitos
12) Governança
13) Infraestrutura de Implementação
14) Integração do Produto
15) Planejamento
16) Revisões em Pares
17) Solução Técnica
18) Treinamento Organizacional
19) Verificação e Validação

Chegou o momento mais esperado da leitura: a hora do mapa mental! Não somos videntes, mas temos certeza de que alguns (alguns, não muitos) concurseiros pularam as seções do artigo e vieram direto para cá.

Deixando as brincadeiras de lado, aproveite bastante o mapa mental do CMMI V3.0, pois ele poderá ser um forte aliado nas suas revisões. A imagem está muito pequena diante da quantidade de informações, mas experimente baixar e dar um zoom para ampliar a visualização.

Figura 5 – Mapa Mental com os Principais Conceitos.

Chegamos ao fim do nosso artigo de hoje. Se você ficou conosco até agora, teve a oportunidade de conhecer os principais pontos do CMMI V3.0, a versão mais recente do modelo CMMI.

A publicação foi uma “pincelada”, mas seu dever de casa é buscar o nosso material para aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas. O Estratégia oferece cursos em pdf, videoaulas e áudios para estudar como quiser. Saiba mais no link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Além disso, recomendamos também que você faça muitas questões para treinar os tópicos apresentados. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Continue firme na jornada e não desista. Faça uma transformação na sua vida. Dê um presente a si mesmo: um futuro melhor, com mais prosperidade e perspectivas de crescimento. Tudo isso é possível quando a convocação acontece.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2024

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Concursos Nordeste: oportunidades ATUALIZADAS para a região

Fique por dentro das novidades dos Concursos Nordeste! Os nove estados que compõem a Região…

3 minutos atrás

Concursos Piauí: ATUALIZADO! Vagas previstas no PI

O povo piauiense está sempre a procura de oportunidades de carreiras no serviço público. Cientes disso,…

4 minutos atrás

Concursos Educação: veja as vagas abertas e previstas!

A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…

6 minutos atrás

Concursos Sudeste: os EDITAIS previstos nos próximos meses!

O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…

14 minutos atrás

Concursos SP: seleções previstas, autorizadas ou com banca!

O início de 2024 prepara muitas novidades para os concurseiros. Principalmente acerca de novos concursos…

15 minutos atrás

Concursos Tribunais: mais de 9,2 mil vagas previstas para 2024

Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e prorrogados O Orçamento para 2024 (LOA 2024) prevê a…

16 minutos atrás