Categorias: Concursos Públicos

Gabarito Extraoficial PGE-PE (Analista Judiciário de Procuradoria) – Direito Constitucional

Neste artigo, você poderá conferir o Gabarito Extraoficial PGE-PE (Analista Judiciário de Procuradoria) de Direito Constitucional

Olá, pessoal!

Neste artigo, comentaremos a prova de Direito Constitucional da PGE-PE (Analista Judiciário de Procuradoria). No total, foram 7 questões (63 a 66 e 68 a 70)

Vamos lá?

Abraços,

Nádia

…………………………….

À luz da Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir, acerca da organização do Estado e da organização dos poderes.

63. (CESPE/ PGE-PE – 2019) Os Estados poderão intervir em seus municípios quando o tribunal de justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Federal de 1988.

Comentários:

O art. 35, IV, da CF/88, determina que os Estados poderão intervir em seus municípios quando o tribunal de justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial. Questão errada.

64. (CESPE/ PGE-PE – 2019) As contas do governo de territórios serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

Comentários:

O art. 33, § 2º, da Constituição Federal, determina que “as contas do Governo do Território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União”. Questão correta.

65. (CESPE/ PGE-PE – 2019) Os ministérios públicos estaduais não têm legitimidade para atuar em processo no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, pois tal competência é exclusiva do Ministério Público Federal.

Comentários:

Os ministérios públicos estaduais têm, sim, legitimidade para atuar em processo no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça. Segundo o STF, a única condição para isso é que o fato em discussão, na origem, esteja na esfera de competência do MP estadual (RE 985.392). Questão errada.

66. (CESPE/ PGE-PE – 2019) Por força do princípio da isonomia, o Poder Judiciário poderá, por meio de decisão judicial devidamente fundamentada, estender reajustes e aumentar vencimentos de servidores públicos.

Comentários:

A súmula vinculante no 37 determina que “não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia”. Questão errada.

68 – (CESPE/ PGE-PE – 2019) A Justiça Comum Estadual é competente para julgar abusividade de greve de servidores públicos celetistas da Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco.

Comentários:

No RE 846.854, o STF considerou que é da competência da Justiça Comum (federal ou estadual) julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas da Administração direta, autarquias e fundações públicas. Questão correta.

69 – (CESPE / PGE-PE – 2019) Compete ao Conselho da República se pronunciar acerca de questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas, assim como acerca de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção federal.

Comentários:

Segundo o art. 90, CF/88, compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. Questão correta.

70- (CESPE / PGE-PE – 2019) O princípio da separação dos poderes, que rege o ordenamento jurídico brasileiro, é originário da teoria de freios e contrapesos, desenvolvidos na obra “O Príncipe”, de Maquiavel.

Comentários:

Não foi Maquiavel que tratou do princípio da separação de poderes. Foi Montesquieu que abordou esse princípio em sua obra. Questão errada.

………………………………………………………

Nádia Carolina

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

7 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

13 horas atrás

Concurso Carapicuíba Educação: 125 vagas!

O Município de Carapicuíba, em São Paulo, divulgou seu edital de concurso público voltado aos…

13 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

18 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

21 horas atrás