Categorias: Concursos Públicos

GABARITO DEPEN – Direito Penal (extraoficial)

GABARITO DEPEN – Direito Penal

Olá, pessoal

Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal e Processual Penal.

Antes de prosseguir, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram do Prof. Renan Araujo

Neste artigo vamos comentar as questões de Direito Penal que foram cobradas pela Banca CESPE no concurso do DEPEN, cuja prova foi realizada hoje, 27.06.2021.

A prova teve um nível tranquilo, e quem estudou pelo nosso material certamente se saiu bem!

Vamos aos comentários:

45. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois o crime de extorsão admite tentativa, na medida em que é perfeitamente possível o agente iniciar a execução do delito e a consumação não ocorrer por circunstâncias alheias à vontade do agente (ex.: José manda uma carta extorquindo Maria, mas a carta é interceptada pela polícia).

O fato de ser crime formal não impede a configuração da tentativa.

GABARITO: ERRADA

46. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois nesse caso haverá legítima defesa, nos termos do art. 25, § único do CP:

Art. 25 (…) Parágrafo único. Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.            (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)        (Vide ADPF 779)

GABARITO: ERRADA

47. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item correto, pois na falsidade ideológica não há elementos estruturantes falsificados a serem apurados em perícia. A forma do documento é verdadeira, sendo falso apenas o conteúdo, a informação ali contida, não havendo adulteração, rasura ou qualquer outra falsificação material.

GABARITO: CORRETA

48. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois a nova lei abolitiva se aplica aos fatos pretéritos, ainda que já decididos por sentença penal condenatória transitada em julgado, fazendo cessar a pena e os efeitos PENAIS da condenação, mas não afeta os efeitos extrapenais, na forma do art. 2º do CP:

Art. 2º – Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

GABARITO: ERRADA

49. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois a interpretação analógica é perfeitamente admitida, seja ela benéfica ou prejudicial ao agente. A analogia (que não se confunde com interpretação analógica) é que possui restrição, só sendo admitida quando benéfica ao agente.

GABARITO: ERRADA

50. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item correto, pois o agente desacatou funcionário público EM RAZÃO DA FUNÇÃO. Mesmo a vítima não estando em serviço no momento das ofensas, o fato se deu em razão da função, motivo pelo qual há desacato, crime previsto no art. 331 do CP:

Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

GABARITO: CORRETA

51. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois nesse caso não há que se falar em subsidiariedade, mas na aplicação do princípio da consunção. A subsidiariedade se dá quando há um conflito abstrato entre dois tipos penais, sendo que um deles é mais abrangente que o outro, aplicando-se o mais abrangente:

EXEMPLO: Furto x roubo: se o agente subtrai para si coisa alheia móvel, mediante violência, haverá crime de ROUBO, e não furto, pois a subtração de coisa alheia móvel, que é a conduta prevista para o furto, é um elemento de um crime complexo, que é o roubo. Assim, se a subtração ocorre com violência ou grave ameaça à pessoa, não haverá furto, mas roubo.

GABARITO: ERRADA

52. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item correto, pois para a configuração do crime de resistência (art. 329 do CP) é indispensável que haja uma oposição ATIVA, ou seja, mediante VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA à pessoa.

GABARITO: CORRETA

53. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item correto, pois o art. 352 tipifica um crime de ATENTADO ou de EMPREENDIMENTO, no qual a pena será a mesma para o preso que tentar fugir, mas não conseguir, e para o preso que tentar e conseguir fugir:

Art. 352 – Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa:

Pena – detenção, de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.

Frise-se, porém, que só há tal delito quando a fuga se dá com violência à pessoa.

Como a questão não entrou nesse mérito, entendo que está correta. Todavia, a redação é ruim, e dá margem para discussões.

GABARITO: CORRETA

54. (CESPE/2021/DEPEN)

COMENTÁRIOS

Item errado, pois havendo emprego de arma de fogo de uso permitido haverá majorante prevista no art. 157, §2º-A, I do CP (aumento de 2/3), e havendo emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido o aumento será de 2x (pena em dobro), na forma do art. 157, §2º-B do CP.

Todavia, temos aqui mais uma redação ruim, pois, de fato, nos dois casos haverá crime de roubo, ou seja, realmente a natureza da arma empregada não vai influenciar na existência, ou não, de um ROUBO, mas irá repercutir na tipificação exata da conduta.

GABARITO: ERRADA

 __________________

Se você quer conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos, clique aqui e baixe, gratuitamente, as aulas demonstrativas dos meus cursos.

Bons estudos!

Prof. Renan Araujo

E-mail: profrenanaraujo@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/profrenanaraujoestrategia

Instagram: www.instagram.com/profrenanaraujo/?hl=pt-br

Youtube: www.youtube.com/channel/UClIFS2cyREWT35OELN8wcFQ

Renan Araujo

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

8 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

10 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

11 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

11 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

11 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

11 horas atrás