prisão em flagrante
Olá, pessoal, tudo bem? A prisão em flagrante delito é uma medida cautelar que permite a prisão de alguém que se acha cometendo um crime ou que acabou de praticá-lo.
De acordo com o Código de Processo Penal Militar (CPPM), qualquer pessoa poderá e os militares deverão prender quem for insubmisso ou desertor, ou seja encontrado em flagrante delito.
Com isso, identificamos dois tipos de flagrante: flagrante facultativo – quando realizado por qualquer pessoa – e flagrante obrigatório – quando realizado por militares.
Pressupostos do auto de prisão em flagrante
Tenhamos em mente, caros alunos, que são pressupostos básicos para a aplicação da prisão em flagrante o fumus boni juris e o periculum in mora.
O primeiro significa “fumaça do bom direito”, o que implica na plausibilidade ou legitimidade da aplicação da medida.
Já o segundo significa “perigo da demora”, indicando haver risco relevante de que a demora por uma decisão judicial acarrete danos graves ou irreparáveis a um direito.
Pois bem, de acordo com o CPPM, estará em situação de flagrante delito o agente que:
Espécies de flagrante delito
A partir das hipóteses acima, podemos identificar as seguintes espécies de flagrante delito: próprio, impróprio, presumido e permanente.
Flagrante próprio: Fica caracterizado quando o agente está cometendo ou acaba de cometer o crime.
Flagrante impróprio: Caracteriza-se quando alguém for perseguido logo após o fato delituoso em situação que faça acreditar ser ele o autor do crime.
Flagrante presumido: Encontra-se em flagrante presumido aquele que for identificado, logo depois, com instrumentos, objetos, material ou papéis que façam presumir a sua participação no fato delituoso.
Flagrante permanente: É aplicado aos crimes permanentes, enquanto não cessar a permanência da atividade delituosa.
Lavratura do auto de prisão em flagrante
O auto de prisão em flagrante (APF) deve ser lavrado perante a autoridade competente mediante a oitiva do condutor e das testemunhas.
É importante ressaltar que a falta de testemunhas não impede a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Nesse caso, o auto será assinado por duas pessoas, pelo menos, que tenham testemunhado a apresentação do preso.
Se o acusado se recusar ou, por qualquer outro motivo, não puder assinar o auto de prisão em flagrante, o documento será assinado por duas testemunhas, que lhe tenham ouvido a leitura na presença do indiciado, do condutor e das testemunhas do fato delituoso.
Se a lavratura do APF for conduzida por um militar, haverá a designação de escrivão.
O escrivão será escolhido entre um capitão, capitão-tenente, primeiro ou segundo-tenente, se o indiciado for oficial. Caso contrário, poderá ser designada uma praça, como subtenente, suboficial ou sargento.
Na impossibilidade de designação de qualquer dos militares acima, o CPPM permite a designação de qualquer pessoa idônea, mediante a prestação de compromisso legal.
Nota de culpa e relaxamento da prisão
A nota de culpa é o documento que informa o indivíduo preso em flagrante os motivos de sua prisão, o nome do condutor e das testemunhas. Ela deve ser entregue ao preso no prazo de até 24 horas da prisão.
É importante anotar também que o CPPM prevê a possibilidade de relaxamento da prisão quando a autoridade verificar a manifesta inexistência de infração penal militar ou a não participação da pessoa conduzida.
Fato praticado em presença da autoridade ou em local não sujeito à administração militar
A norma conferiu ainda a obrigação de realizar a prisão em flagrante à autoridade que presenciar ou sofrer a ação criminosa:
Art. 249. Quando o fato fôr praticado em presença da autoridade, ou contra ela, no exercício de suas funções, deverá ela própria prender e autuar em flagrante o infrator, mencionando a circunstância.
No caso de a prisão em flagrante ocorrer em local não sujeito à administração militar, o CPPM permite a lavratura do APF por autoridade civil ou autoridade militar do lugar mais próximo daquele em que ocorrer a prisão.
Remessa ao juiz e devolução do APF
Devemos ter em mente que o auto de prisão em flagrante deve ser encaminhado de imediato à autoridade judiciária competente.
A remessa do APF à autoridade judiciária pode ser diferida por até cinco dias quando for necessária a realização de alguma diligência prevista no CPPM.
Nesse sentido, o juiz ou o Ministério Público militar podem devolver o auto de prisão em flagrante à autoridade militar caso entendam pela necessidade de novas diligências.
Liberdade provisória
O juiz poderá conceder liberdade provisória ao acusado quando verificar pelo auto de prisão em flagrante que o agente praticou o fato sob certas condições que excluem a culpabilidade do agente ou a ilicitude da ação.
Essas condições estão descritas nos arts. 35, 38, 39, 40 e 42 do Código Penal Militar. São elas:
Art. 35: Erro de direito;
Art. 38: Coação moral irresistível e obediência hierárquica;
Art. 39: Estado de necessidade exculpante;
Art. 40: Coação física irresistível; e
Art. 42: Excludentes de ilicitude (estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito)
Atenção, decore:
Ficamos por aqui…
Para se aprofundar no assunto, estude com nossos materiais em pdf e em vídeo aulas, e aumente as suas chances de aprovação.
Bons estudos e até a próxima!
Nilson Assis
Analista Legislativo do Senado Federal
@nsassis.concursos
Referências Bibliográficas
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.002 de 21 de outubro de 1969, institui o Código de Processo Penal Militar. Brasília, DF: Diário Oficial da União de 21.10.1969.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.001 de 21 de outubro de 1969, institui o Código Penal Militar. Brasília, DF: Diário Oficial da União de 21.10.1969.
Cargo de Agente de Trânsito do concurso Detran SP tem exigência de nível superior e…
Instituto Verbena organiza novo concurso Câmara de Goiânia. Inscrições abertas e provas previstas em março!…
Novo concurso ALE RO tem edital publicado com vagas para nível médio e superior. Provas…
Resultados do concurso Bombeiro PR para Cadete e Soldado foram divulgados! Foi anunciado um novo…
Sindicato solicita aumento de vagas do concurso Polícia Penal ES! Foi divulgado o resultado preliminar…
Último Concurso PMPR ofereceu oportunidades para as carreiras de Cadete e Soldado! Foi anunciado um…